Cidadeverde.com

Ônibus é incendiado; Manifestantes se confrontam com tropa de choque

Imprimir
Ampliada às 18h47

Na avenida Frei Serafim, os protestos continuaram. Os manifestantes entraram em conflito novamente com a tropa de choque, desta vez próximo a um hospital infantil. Bombas de efeito moral foram atiradas, assim como balas de borrachas. Pessoas também foram presas. 

Ampliada às 17h51

Um ônibus foi incendiado no final tarde desta quinta-feira (5) no cruzamento das ruas Coelho de Resende com Aerolino de Abreu, Centro de Teresina. O ato ocorreu em meio à manifestação contra o aumento da passagem de ônibus de R$ 1,90 para R$ 2,10 e a integração das linhas, implantada em 40% da frota e sem o segundo trecho gratuito. 


O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas no veículo da empresa Dois Irmãos, o que foi feito em pouco tempo. 

Entre agosto e setembro de 2011, durante os protestos que conseguiram impedir o reajuste da tarifa até janeiro deste ano, um outro ônibus foi queimado, na avenida João XXIII, zona Leste. 

Fotos: Daniel Cunha

Atualizada às 16h13

Por volta das 15h desta quinta-feira (5), manifestantes entraram em conflito com policiais da tropa de choque do Batalhão de Operações Especiais - Bope - na avenida Frei Serafim. Desde o final da manhã, eles fecharam a principal via do Centro de Teresina em protesto  É o segundo confronto em quatro dias de atividades.

Fotos: Daniel Cunha

O Cidadeverde.com flagrou pelo menos dois jovens atingidos por balas de borracha durante o tumulto. R. F. N., 17 anos, ficou com um hematoma em uma das coxas. O mesmo aconteceu com uma jovem, também de 17 anos, de identidade ainda desconhecida. Os dois são estudantes secundaristas e prosseguiram pela avenida Frei Serafim com os demais manifestantes, que por volta de 15h30 chegaram ao cruzamento da avenida Miguel Rosa. 


O último confronto aconteceu na terça-feira. Um grupo de estudantes foi preso e outros saíram feridos, acusando a polícia de truculência. Ontem, sem a presença da tropa de choque, árvores da decoração de Natal da Prefeitura de Teresina foram pichadas e pneus queimados na avenida. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. 


Hoje, uma fila de ônibus se formou na avenida Frei Serafim, que foi bloqueada no cruzamento com a rua Coelho de Resende. A tropa de choque foi acionada para liberar a via. 

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com



Um grupo depredou um ônibus da empresa Emvipi, que faz linha para o bairro Anita Ferraz. Manifestantes com alto falante em mãos afirmam que os responsáveis pela depredação do veículo não fazem parte do movimento.

Fotos: Daniel Cunha


Por volta das 16h, os manifestantes voltaram pela Frei Serafim em direção para a praça da Liberdade.

Mais tarde, uma árvore da decoração natalina da Prefeitura de Teresina foi queimada. Uma das novas paradas do sistema de integração foi destruída. 

Fotos: Daniel Cunha

Alvo inocente
Em meio a toda a confusão, uma agente penitenciária afirmou ter sido alvo de spray de pimenta no rosto. Aldenice Melo, 33 anos, disse que saia do supermercado quando foi atingida. "Eu ia para a parada de ônibus e, de repente, quando vi, foi aquela confusão", declarou. Ela disse que ainda tentou mostrar a carteira de agente penitenciária. 

Aldenice não pretende prestar queixa porque "não dá resultado". Mesmo garantindo estar fora da manifestação, ela apoia o movimento. Mãe de três filhos que também utilizam transporte público, ela concorda com as reivindicações. 

Linchamento
Um homem foi cercado por manifestantes que suspeitam do mesmo ter agredido uma criança durante os protestos. Houve tentativa de linchamento. A tenente-coronel Júlia Beatriz Almeida, do gerenciamento de crises da Polícia Militar, informou que os PMs fizeram a escolta do homem para preservar sua integridade e o colocaram em uma viatura. No entanto, qualquer providência jurídica só poderá ser tomada se for oferecida queixa na delegacia. 

Soluções
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Edvaldo Marques (PSB), confirmou para a próxima segunda-feira (9) uma audiência na Casa com os manifestantes para discutir a integração do transporte público de Teresina. 

A Prefeitura mantém a posição de que pretende ampliar a integração a 100% da frota até junho e negocia com o Governo do Estado desoneração fiscal para tornar gratuito o segundo trecho da da viagem - com o sistema atual o usuário ainda paga metade da tarifa na segunda viagem. O tempo de duração para pegar dois ônibus, estipulado em uma hora, já foi ampliado para até uma hora e meia em alguns trechos, segundo o prefeito Elmano Férrer (PTB), que já declarou não retroceder na implantação do projeto. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais