Cidadeverde.com

No PI, 80 cidades não realizam eleição do PT por falta de cotas

Imprimir
O Partido dos Trabalhadores irá realizar novas eleições em cerca de 80 cidades do Piauí para definição de seus respectivos diretórios. O Processo de Eleição Direta (PED) realizado em todo o estado, no último domingo (10), foi barrado em dezenas de municípios devido ao não atendimento do novo regulamento do diretório nacional. A data para a nova votação, que deve ser realizada até fevereiro de 2014, ainda vai ser definida. 


De acordo com o atual presidente do diretório estadual petista, deputado estadual Fábio Novo, cotas de determinados segmentos não foram respeitadas e, por isso, o processo foi anulado. “Pelo novo regulamento do diretório nacional, para realizar as eleições é preciso que 20% de negros, 20% de juventude e 50% de mulheres e esses municípios não atenderam este requisito”, descreve. 

Entre as cidades que vão passar por novas eleições estão Cristlândia, Bertolínia, Caxingó. 

No Piauí, mais de dez mil filiados estavam aptos a votar. A votação deve eleger Regina Sousa, que disputou com chapa única, presidente do diretório estadual. O resultado deve ser divulgado oficialmente na tarde desta segunda-feira (11). José Esmerindo foi eleito para o diretório municipal de Teresina. 

Os deputados estaduais João de Deus, Cícero Magalhães e Merlong Solano não puderam votar devido a problemas em sua ficha de filiação junto ao diretório nacional. O PT do Piauí entrou com recurso, mas não houve tempo para o julgamento. 

No diretório nacional, os números parciais dão conta que Rui Falcão aparece com 1.602 votos; Valter Pomar com 611 votos e Paulo Teixeira tem 576.

Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais