Cidadeverde.com

No Piauí, 61% das prisões são pelo uso ou comércio de crack

Imprimir
A Corregedoria Geral da Justiça apresenta nesta segunda-feira(04) um relatório sobre o uso e tráfico de drogas no Tribunal de Justiça do Piauí. O perfil do usuário e traficante de drogas no Estado caracteriza-se por ser jovem, pardo e com pouca escolaridade, com profissões precárias e com pouca perspectiva de reinserção na sociedade.


A pesquisa foi realizada a partir de dados dos processos em tramitação na 7ª Vara Criminal da Capital. O período de levantamento foi de 20 de abril de 2012 a 14 de fevereiro de 2013, com 258 processos consultados.
 
Além de mapear a cidade de Teresina, indicando maior incidência de ocorrência dos fatos delituosos e moradia de usuários e traficantes, o estudo aponta alguns dados interessantes, que podem contribuir para a implementação de políticas públicas para o setor.
 
Estatísticas levantadas:
 
a) 76% dos presos por tráfico de drogas são homens. Há, porém, um acentuado crescimento do público feminino nas questões envolvendo tráfico e receptação de drogas no município de Teresina (24%), confirmando a tendência nacional da presença das mulheres nos crimes envolvendo drogas. 

b) 59% das mulheres que estão no sistema prisional respondem a processo por tráfico de drogas, sendo esse o motivo predominante das prisões entre as mulheres.

c) 56% dos presos por tráfico de drogas têm menos de 29 anos de idade. 
 
d) 20% das prisões em Teresina ocorrem por conta do Tráfico de Drogas. No Piauí, são 2.929 pessoas cumprindo pena nos presídios do Estado.
 
e) O crack predomina dentre as drogas apreendidas e motivadoras da prisão de traficantes em Teresina (61%), seguida da maconha (25%) e da cocaína (11%).
 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais