Cidadeverde.com

Piauí participa do Encontro Nacional das Escolas do Legislativo

Imprimir

Com diferentes sotaques brasileiros, inclusive o piauiense, teve início nesta quarta-feira, 26, o XV Encontro da ABEL - Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, em Belo Horizonte - MG. O Encontro acontece até sexta, 29, e tem como objetivo a integração e a troca de experiências entre as diversas escolas legislativas e de contas do Brasil. Este ano, 22 estados estão reunidos em Minas Gerais.



Para representar o Piauí, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, em consonância com o presidente da Escola do Legislativo piauiense, Antônio Félix, designaram três representantes, que nestes três dias de evento irão expor as experiências exitosas da Escola piauiense, assim como absorver as vivências bem sucedidas dos outros Estados. São eles: o diretor da Escola, prof. Edmar Rodrigues Junior, o coordenador geral da Escola, prof. José de Sousa Neto e a assessora de Comunicação Viviane Oliveira.

Há dois anos dirigindo a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, Edmar Rodrigues afirma que é de grande importância a participação do Piauí no evento. “Cada participação da Escola do Legislativo nos Encontros da ABEL faz com que nós voltemos cheios de novas ideias e ainda mais profissionalizados. E isso é fundamental, porque não podemos oferecer qualificação ao nosso público, se nós também não buscarmos ser profissionais.”

Já o coordenador geral da Escola, prof. José Neto, diz que um dos principais objetivos da participação da Escola no Encontro é a busca de orientações que viabilizem a implantação de um curso de mestrado na instituição piauiense. A Escola do Legislativo de Minas Gerais já oferta à sua Assembléia curso de mestrado em parceria com a PUC-MG. “Nós viemos em busca dessa experiência para que possamos fazer o mesmo também no Piauí”, esclarece.

Além dos representantes da Escola do Legislativo piauiense, também participa do XV Encontro da ABEL, o auditor do Tribunal de Contas do Piauí, Delano Câmara, que busca orientações para a implantação da Escola de Contas do Piauí.

No primeiro dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra da Prof. de Ciências Políticas da UFMG, Magna Inácia, que tratou da profissionalização e institucionalização dos Legislativos. Segundo ela, uma das utilidades da profissionalização dos parlamentares, seria a delimitação das fronteiras entre os poderes executivo e legislativo. De acordo com os dados apresentados, 85% das leis brasileiras são propostas pelo poder executivo e isso dificulta o legislativo a trabalhar de forma mais autônoma a sua agenda legislativa.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais