Cidadeverde.com

Novas tecnologias mantêm TV Cidade Verde como pioneira no PI

Imprimir
A emissora nasceu TV Pioneira e virou Cidade Verde, mas nunca perdeu a vocação para ser vanguarda. Fato disso é que dos 25 anos de sua história, dois se passaram com sinal digital e em alta definção (HD). Tecnologia obrigatória em todo o Brasil somente a partir de 2016, mas já disponível para os piauienses. Até hoje, o canal é o único Full HD no Estado.

Fotos: Raulino Neto



Em 2009, o então ministro das Comunicações, Hélio Costa, veio a Teresina para o início das operações da TV Cidade Verde HD, a primeira do Nordeste em alta definição e pioneira entre as afiliadas do SBT em todo o País. A experiência tornou o Piauí referência para outras emissoras da rede, que enviaram técnicos e diretores a Teresina para projetarem a mudança de seus equipamentos.


Mudança que precisou ser geral na TV Cidade Verde. Cenários, câmeras e até maquiagem. A imagem mais nítida exigiu treinamento dos profissionais com os novos equipamentos. Como a tela mais larga (proporção 16 por 9) é possível apenas nas TVs com conversor digital, as filmagens ainda são feitas sem esquecer o telespectador com aparelho analógico (proporção 4 por 3).



O estúdio Maria Amélia Tajra, um dos maiores do País, é parte importante desse avanço. Inaugurado em 2010, foi construído para transmissões com a nova tecnologia. Nele já foram realizados o lançamento do projeto Cidade Verde na Copa, largada da cobertura inédita no mundial de futebol na África do Sul, o Miss Piauí e programas especiais, como o Natal da Cidade.





Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais