Cidadeverde.com

Novos cubanos chegam ao Piauí e vão trabalhar em 16 municípios

Imprimir
O Piauí recebeu na noite deste sábado(26)  uma nova leva de estrangeiros do programa Mais Médicos. São 27 profissionais de Cuba que irão trabalhar em municípios do interior do Estado. 

O desembarque aconteceu às 21h40 no aeroporto Petrônio Portella de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), depois de passarem por três semanas de capacitação em Fortaleza(CE). 

Os médicos permanecem em Teresina durante toda semana e de terça(29) a sexta(01) passarão por uma semana de acolhimento com palestras na Escola Fazendária e Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM). 


Os profissionais devem reforçar equipes de saúde básica em 16 municípios do Estado: Barras, Corrente, Cocal, Paulistana, Pio IX, União, José de Freitas, Esperantina, Luís Correia, Luzilândia, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, São João do Piauí, São Miguel dos Tapuios e Miguel Alves.
 
Já estão no Piauí

Em setembro, o Piauí recebeu 19 médicos cubanos e um piauiense formado no exterior. Antes de seguirem para os municípios indicados, eles passaram por uma semana de treinamento em Teresina, para se habituarem ao sistema de saúde no Estado. 

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems) está à frente da recepção aos médicos cubanos novamente. 

Na última sexta-feira, cerca de dois mil profissionais, sendo 180 cubanos, fizeram o teste que fecha a capacitação de três semanas, a qual todos são submetidos antes de irem aos postos de trabalho. As provas acontecem em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).

Matérias relacionadas:


Caroline Oliveira e Fábio Lima

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais