Cidadeverde.com

OAB: Transparência da gestão pública será debatida na Uespi

Imprimir
O combate à corrupção e à ineficiência administrativa passa necessariamente pela transparência da gestão pública. Buscando articular a sociedade e as administrações públicas para aprimorar o controle do Estado, a Força-Tarefa Popular conjuntamente com a OAB-PI e  Amarribo Brasil realizarão nesta quinta-feira (24) o debate  “Transparência em Teresina: a hora é agora!”.  O evento será no Anfiteatro do CCN da Universidade Estadual do Piauí – Uespi – Campus Poeta Torquato Neto, das 18h30 às 21h30, e conta com a poio Programa de Extensão “Educação Popular e Justiça Social/UESPI” e da Controladoria-Regional da União/PI.

A atividade  faz parte de uma sequência de palestras e eventos realizados em várias capitais e cidades com o objetivo de reunir sensibilizar a sociedade e articular lideranças e atores sociais em torno da agenda da transparência e combate à corrupção. Espera-se, ainda, formar e informar cidadãos para o exercício do controle social e contribuir para a promoção da transparência na gestão pública municipal.

Momento especial será a apresentação e lançamento no Piauí do documentário "Sede de Ser" que retrata a XII Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida realizada em 2013 entre os municípios de Guaribas e São Raimundo Nonato. A saga do povo piauiense serve de exemplo para instigantes considerações de doutores nacionais e internacionais, participação da Transparência Internacional e ativistas locais. “O documentário eleva a autoestima do povo do Piauí.

O exemplo de dedicação e esforço físico e espiritual exigido na marcha motiva uma postura ativa para agirmos de forma a prevenir ações contra o patrimônio.  Há, também, exemplos de fraudes cotidianas envolvendo recursos da saúde, educação, especialmente, destinados a convivência com a seca, daí o nome Sede de Ser”, explica Arimateia Dantas, coordenador da Força-Tarefa Popular (FTP).

Denúncias envolvendo adutoras da região de São Raimundo Nonato serão apresentadas ao público e às autoridades. “A parceria entre sociedade civil e os agentes do Estado é de fundamental importância para o sucesso da empreitada destinada a coibir a corrupção. Este evento unifica forças e possibilita o exercício do direito ao acesso das contas públicas por meio da internet permitindo a qualquer pessoa fiscalizar no conforto da sua casa”, completa Arimateia Dantas.

O Controlador Geral do Município de Teresina, Ricardo José Alves da Silva, representará o município durante o evento.

Na sexta-feira (25), às 10h, a  Diretora de Desenvolvimento Institucional da Amarribo, Nicole Verillo, e Arimateia Dantas, coordenador da FTP, serão recebidos pelo Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, em nome do Prefeito Firmino Filho, juntamente com  Controlador Geral e o Diretor Técnico da Prodater, Geraldo Câncio, para discutir a Transparência municipal, destacando-se o “Governo Aberto”.

Roteiro do evento
17:00  - Recepção e credenciamento
18:00 - Abertura
18:10 - Mesa redonda “Transparência: a hora é agora!”
20:10 - Debate com o público
21:00 - Encerramento e mobilização

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais