Cidadeverde.com

Educação de Oeiras participa de estudo da Fundação Getúlio Vargas – FGV

Oeiras recebeu, na semana passada, a visita de duas pesquisadoras da Fundação Getúlio Vargas – FGV, que estão realizando um estudo qualitativo nas escolas municipais para compor a pesquisa nacional sobre os Municípios Brasileiros Eficazes na Gestão da Aprendizagem. 

A FGV é uma das mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo, atuando na produção de pesquisas e publicações sobre Educação, Cultura e Judiciário, além da realização de debates voltados para o aperfeiçoamento de políticas públicas em todo o País.

As pesquisadoras Sofia Lerche Vieira e Iasmin Marinho estiveram com estudantes, professores, gestores e equipes pedagógicas das escolas municipais Girassol, Visconde da Parnaíba e Agrotécnica. “Viemos conhecer um pouco mais sobre os segredos desse município com relação ao alcance dos bons resultados de aprendizagem que ele tem apresentado. Nas nossas visitas identificamos que Oeiras é um case de sucesso pelo entusiasmo e motivação que é passado, desde a gestão municipal, até a gestão das escolas, num acompanhamento forte, sólido e um currículo vivo, artístico e plural”, observa a pesquisadora Iasmin Marinho.

O objetivo foi conhecer com mais propriedade as boas práticas e experiências exitosas da Educação Municipal de Oeiras e, através da pesquisa, auxiliar no desenvolvimento educacional de outros municípios, apoiando os sistemas de ensino na melhoria da gestão, em linha com a missão da Fundação Getúlio Vargas de promover o desenvolvimento socioeconômico nacional.

“Estamos aqui fazendo uma pesquisa que faz parte de um estudo mais amplo sobre gestão eficaz da aprendizagem nos municípios brasileiros e Oeiras foi um dos municípios escolhidos para a gente fazer o estudo qualitativo. Nós tivemos conversas com a Secretaria [Municipal de Educação], equipes técnicas, visitamos escolas. Uma experiência muito rica, muito interessante, aprendemos muito com o que vivemos aqui e achamos que é um trabalho que realmente merece ser registrado por uma pesquisa nacional”, destaca Sofia Lerche, coordenadora da pesquisa.

Da Redação

Irmãos suspeitos de matar a mãe durante briga com padrasto são presos em Oeiras

Foto: Divulgação PM-PI

A Polícia Civil prendeu na sexta-feira (31) os dois irmãos suspeitos de participação no assassinato da mãe, a idosa Maria Vilani Nunes da Silva, 60 anos, na localidade Soizão, zona Rural de Oeiras, a 313 km de Teresina. 

O crime ocorreu na quinta-feira (30) quando Maria Vilani foi baleada durante uma briga entre os dois filhos, Gilvan e Gilmar, e o companheiro dela, Luís Gonzaga Mendes Pereira, com quem tinha uma união estável. A idosa teria disso morta acidentalmente quando um dos filhos foi atirar em Luís, e ela teria entrado na frente. Maria Vilani morreu ainda no local e Luís foi baleado no braço. Após o crime os irmãos fugiram.

O delegado Luciano Santana, titular da delegacia de Oeiras, informou que logo após o crime, foi pedida na Justiça a prisão preventiva dos dois irmãos, e que eles foram presos quando foram se apresentar voluntariamente na delegacia.

“Eles foram até a delegacia para se apresentarem voluntariamente, mas nós já tínhamos pedido na Justiça os mandados de prisão, e eles já tinham sido concedidos, então eles foram presos”, informou o delegado.

Os irmãos ainda não prestaram depoimento e só devem ser ouvidos na segunda-feira (3). Já Luís Gonzaga foi baleado no braço, encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento e depois transferido para um hospital em Picos, então ele também ainda deve prestar depoimento.

Sobre a informação de que os irmãos teriam tentado matar Luís porque ele agredia a mãe deles, o delegado afirmou que ainda não existe nenhuma informação em relação a isso e que ainda irá colher os depoimentos.

“Nós já ouvimos duas testemunhas e até o momento eu não tenho essa informação [sobre a vítima ser agredida pelo Luís], o que disseram é que já havia uma rixa entre eles e o padrasto. Eu ainda vou pegar o depoimento deles”, destacou o delegado.

Os irmãos estão presos na delegacia de Oeiras.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Filho atira em padrasto e mata mãe durante briga na zona rural de Oeiras

Foto: divulgação PM-PI

Uma idosa identificada como Maria Vilani Nunes da Silva, 60 anos, foi morta acidentalmente por um dos filhos. O caso ocorreu nesta quinta-feira (30), na localizade Soizão, zona Rural de Oeiras, a 313 km de Teresina. A mulher foi baleada durante uma briga entre os filhos e o companheiro dela que já havia sido denunciado por agressão física. 

"O caso envolveu a mulher, o companheiro dela e os dois filhos. Na hora da confusão, um dos filhos foi atirar no padrasto e ela entrou na frente e acabou sendo morta acidentalmente. Há muito tempo, ela já vinha sendo agredida pelo companheiro e os filhos não aceitavam", informou o major Reginaldo de Sousa, subcomandante do 14º BPM, em Oeiras. 

Maria Vilani foi alvejada no pescoço por uma arma longa. O companheiro dela, Luís Gonzaga Mendes Pereira, sofreu uma lesão exposta no braço esquerdo durante a troca de tiros. Com ele- que foi preso após atendimento médico- foi apreendido um revólver calibre 32 com três munições deflagradas. 

Até o momento, os irmãos não foram localizados. Uma motocicleta e uma espingarda ligadas aos envolvidos foram apreendidas. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Município distribui mudas para fortalecer alimentação de rebanhos

O apoio ao pequeno produtor rural para geração de renda e mais desenvolvimento no campo é uma ação permanente da Prefeitura de Oeiras. Na última sexta-feira, 24, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de mudas de gliricídia, uma leguminosa com propriedades que dão suporte à alimentação animal, servindo como forragem para caprinos e ovinos, a diversos criadores do município.

Ao todo, foram distribuídas 2.500 mudas, na ação foi promovida através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae.

A intenção é multiplicar a produção da leguminosa para enriquecer a alimentação dos animais e, com isso, melhorar os rebanhos de caprinos e ovinos do nosso município. “Nosso objetivo é fazer com que esses criadores possam estar multiplicando a gliricídia para alimentação desses animais. Esta planta tem um acúmulo muito alto de proteína e com isso pode melhorar os rebanhos de caprinos e ovinos do nosso município”, explica o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

Da Redação

Câmara aprova reajuste do piso salarial da Educação de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou nesta segunda-feira, 20, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a reajustar o vencimento dos profissionais do Magistério Público da Educação Básica do município.

Com o reajuste de 15%, os profissionais do Magistério Público da Educação Básica da rede municipal de ensino, com carga horária de 40 horas semanais, passam a ter vencimento mensal de R$ 4.443,87.

O projeto segue para sanção do prefeito e entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros retroativos para a competência de janeiro/2023.

Campanha Leão Amigo

Na sessão, agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) apresentaram aos vereadores a campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso, que tem o objetivo de incentivar e orientar o contribuinte a fazer uma doação de parte de seu Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e da Pessoa Idosa e, com isso, ajudar instituições que desenvolvem projetos de proteção às crianças, adolescentes e idosos na cidade.

Da Redação

Em Oeiras, prefeitos iniciam formação de consórcio para tratamento de lixo

O encerramento dos lixões e a formação de um Consórcio Público Intermunicipal para tratamento dos resíduos sólidos no território Vale do Canindé foram pautas do encontro de prefeitos, realizado nesta terça-feira, 21, em Oeiras.

No evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, os gestores debateram a legislação e as demandas dos municípios no atendimento de normas e prazos do Marco Legal do Saneamento Básico para viabilizar a destinação adequada do lixo produzido em cada cidade.

Para o prefeito José Raimundo, a formação do Consórcio Público Intermunicipal representa um avanço na concretização de políticas públicas voltadas para a gestão e tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelos municípios e um passo significativo para o encerramento dos lixões em toda a região. A etapa seguinte é a instalação de uma usina biomecânica para tratamento de resíduos sólidos sediada em Oeiras, e que beneficiará mais de vinte municípios de toda esta região. 

“Fizemos uma reunião importante e esclarecedora, juntando vários parceiros, o Governo do Estado dando todo apoio, através do Instituto de Águas, que tem à frente o Dr. Magno Pires, e da Suparc, sob a coordenação da Monique. São dois órgãos do Estado que vão dar amparo fundamental para que os municípios avancem nos estudos das condições em que seus lixões se encontram, para que, ato contínuo, possamos formatar o consórcio e viabilizar a montagem de uma usina para reciclar todos os resíduos sólidos produzidos por cada município. Vai dar certo e acreditamos que, em menor tempo, Oeiras irá receber essa usina de reciclagem e contemplar algo em torno de 28 municípios, nesse raio de 100 km”, argumenta o prefeito de Oeiras.

Estudos ambientais nos municípios serão custeados pelo Governo do Estado

Na ocasião, foram assinadas as cartas de intenção para participação no consórcio e celebrados acordos de cooperação técnica entre o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI e as prefeituras. Com isso, o Governo do Estado poderá custear a realização de estudos ambientais e diagnósticos que permitirão traçar um panorama completo das demandas de cada cidade.

“Essa reunião com a região de Oeiras, sob a liderança do prefeito José Raimundo, foi plena de sucesso. Para o Instituto (IAEPI), é importante que haja mais reuniões desse tipo, com esse conteúdo, com essa valoração, porque só assim nós teremos êxito na instalação da usina de tratamento de lixo, que é o mais importante de tudo isso e o resultado final. O Governo do Estado dará todo apoio aos prefeitos para consolidarem o consórcio intermunicipal”, pontua Magno Pires, diretor-geral do IAEPI.

Além do prefeito José Raimundo, anfitrião do evento, o encontro contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais e representantes de outras 10 cidades do território Vale do Canindé. O momento foi organizado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, IAEPI, Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero (INCT), e a participação da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

“Fizemos um encontro bem produtivo, houve a participação de um número considerável de prefeitos, que possuem o interesse em entender os problemas que existem relacionados aos resíduos sólidos. O Governo do Estado entende que o problema do lixo é um problema comum a diferentes prefeituras e, por isso, precisa dessa união entre os prefeitos para encontrar uma solução. A Suparc está atuando para fazer essa intermediação dos prefeitos, no sentido de orientar sobre a legislação dos consórcios. Essa legislação exige um passo a passo e o Governo do Estado tem essa expertise, que pode trazer aos municípios e auxiliá-los a realizar esse consórcio”, avalia a superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí (Suparc), Monique Menezes.

O Marco Legal do Saneamento Básico estipula normas e prazos para encerramento dos lixões, segundo a capacidade populacional de cada município. Neste sentido, até agosto de 2024, o aterramento inadequado dos resíduos deverá ser encerrado em todas as cidades do Brasil. 

Da Redação

Saúde municipal inaugura Ambulatório de Pequenos Procedimentos

Empenhada na qualificação permanente dos serviços públicos, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Ambulatório de Pequenos Procedimentos – centro que possibilita o acesso dos oeirenses a pequenas cirurgias, como tratamento de unha encravada, drenagem de abscesso, extração de sinais, entre outros procedimentos que não necessitem de terapia adicional ou cirurgia reparadora.

Os atendimentos acontecem seguindo solicitação dos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), contribuindo para proporcionar maior resolutividade à Atenção Primária à Saúde do município. “Este é um serviço de grande impacto para todos e oferece serviços, como por exemplo a cantoplastia (unha encravada), retirada de sinais e alguns outros procedimentos que seguem nesta mesma linha, como alguns nódulos que devem ser retirados nos pacientes provenientes da Atenção Básica. Estávamos com essa demanda reprimida, eles saíam das unidades de saúde e não tínhamos como realizar esses procedimentos dentro da nossa estrutura de 18 equipes de Programa Saúde da Família. Então, entendemos essa necessidade para que, assim, pudéssemos contornar essa situação. Consideramos resolutivo esse processo para nossa cidade”, argumenta Auridene Moreira, secretária municipal de Saúde.

Morador da localidade Várzea Tranqueira, zona rural de Oeiras, José Augusto foi um dos primeiros usuários do serviço no município. “Eu tinha este sinal já fazia oito anos, não conseguia trabalhar direito porque ele me incomodava. A agente comunitária de saúde me informou que ia ter essa campanha, me cadastrei, fui ao médico, me deram a receita, dei entrada na Secretaria e, graças a Deus, deu certo. Estou muito satisfeito com o serviço que a Prefeitura está prestando, através da Secretaria de Saúde”, destaca o paciente.

O Ambulatório de Pequenos Procedimentos está localizado na Avenida Isaías Coelho, Bairro Oeiras Nova, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Tenho certeza que este espaço irá dar mais resolutividade ao atendimento de saúde do nosso município e será de grande importância para nossa sociedade, em termos de bem-estar e economia para estas pessoas que não terão mais que se deslocar para outros centros”, pontua o prefeito José Raimundo.

Da Redação

Oeiras debate fortalecimento do SUS na Plenária Municipal de Saúde

Foi realizada nesta terça-feira, 14, a Plenária Municipal de Saúde, momento de construção coletiva das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Oeiras, e que corresponde à etapa municipal da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí e da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A plenária aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e reuniu lideranças, gestores, prestadores de serviços, profissionais da área de saúde e usuários do SUS, debatendo a temática tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia".

Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento é um importante espaço para os exercícios da cidadania, democracia e da participação social dos oeirenses no fortalecimento do SUS e contou também com a participação do prefeito José Raimundo; da secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira; do presidente da Câmara Municipal, vereador Espedito Martins; e da presidente do CMS, Ludymila Sousa.

A plenária é base para o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e etapa fundamental para a elaboração de propostas e revisão do Plano Municipal de Saúde, promovendo amplo diálogo com os segmentos e auxiliando a gestão pública na formulação de estratégias e no controle da execução de políticas públicas de saúde.

Na etapa municipal são elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da Conferência Estadual de Saúde.

Da Redação

Prefeitura lança programação cultural da Semana Santa

Os oeirenses e visitantes participam da Semana Santa valorizando as tradições, a cultura e a religiosidade do povo de Oeiras.

Para agregar os talentos e a expressividade artística e cultural da população oeirense à celebração de uma das festas populares mais importantes do Piauí e do Nordeste, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, preparou uma programação especial, contemplando música, artesanato, exposições, teatro, cinema.

A programação cultural será desenvolvida entre 30 de março e 08 de abril, em diversos espaços da cidade.

30/03 (QUINTA-FEIRA DE PASSOS)

 9h30 – Lançamento do projeto ‘Vila em Cores’; Murais do artista Rodrigo Lustosa:

Oeyras Piauhy – Rua Oeiras de Portugal

Luzes do Fogaréu – Rua Brigadeiro Manoel Clementino

Passos do Sertão – Rua Cônego Acelino Portela

 10h – Abertura das Exposições: ‘Gesto e SuperAção’ do Artista Michelangelo Borges e ‘Oeiras Quaresmal’ da publicitária Laís Reis.

Local: Museu de Arte Sacra - MAS

Realização: Museu de Arte Sacra - MAS

 20h – Abertura da exposição ‘Anjos’ – Arte Santeira do Piauí

Local: Solar dos ‘Doca Nunes’
Realização: Solar dos ‘Doca Nunes’

20h30 – Abertura das exposições: ‘Crenças’ Yandra Liz e ‘Enigmas de Oeiras’ Sóter Carreiro.

Local: Solar das Doze Janelas

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 22h – Show com Dayvid Lima e Banda

Local: Passeio Leônidas de Melo

Realização: Café Oeiras

 31/03 (SEXTA-FEIRA DE PASSOS)

 11h – Projeto Cesta Cultural com o violeiro Afonso Carvalho

Local: Mercado Municipal Dona Lili

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 20h – Feira de Artesanato ‘Artes e encantos’

Local: Praça da Bandeira

Realização: Secretaria Municipal Indústria e Comércio

 21h – Show com Lily Araújo e Janny Santos

Local: Passeio Leônidas de Melo

Realização: Café Oeiras

 21h – Show com Natielly Rocha

Local: Mirante do Morro da Cruz

Realização: Bar e Restaurante Mirante do Morro da Cruz

 01/04 (SÁBADO DE PASSOS)

18h – Musical infantil: ‘A Barata Bela e o Rato Tito’

Local: Cine-Teatro Oeiras

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

20h – Musical infantil: ‘A Barata Bela e o Rato Tito’

Local: Cine-Teatro Oeiras

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 21h – Show com Bia Vasconcelos e banda

Local: Passeio Leônidas de Melo

Realização: Café Oeiras

 20h – Lançamento do livro: Themístocles Filho ‘Ícone do Diálogo: Uma trajetória na democracia’ obra de Carlos Barros e Francisco Viana

Local: Solar das Doze Janelas

Realização: Instituto Histórico de Oeiras - IHO

 02/04 (DOMINGO DE RAMOS)

 17h – Projeto ‘Vamos ao Cinema!’ com o filme: Hop Rebelde sem Páscoa

Local: Cine-Teatro Oeiras

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

19h – Projeto ‘Vamos ao Cinema!’ com o filme: Hop Rebelde sem Páscoa

Local: Cine-Teatro Oeiras

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 20h – Roda de Conversa: Nos sofridos Passos do Bom Jesus e nas Dores de Maria, fortalecemos nossa fé!

Local: Auditório da Secult

Realização: Instituto Histórico de Oeiras

 05/04 (QUARTA-FEIRA SANTA)

 06h – III Feira do Empreendedor do Campo

Local: Mercado Dona Lili

Realização: Secretaria Municipal de Agricultura

 09h – Projeto Cesta Cultural com Alan dos Teclados

Local: Mercado dona Lili

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 20h – Apresentação da Paixão de Cristo

Local: Anfiteatro do Morro do Leme

Realização: Grupo Arte Sertão

  06/04 (QUINTA-FEIRA DO FOGARÉU)

 18h – Concerto na Calçada – Orquestra de Bandolins Escola Dona Petinha

Local: Solar das Doze Janelas

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Centro Cultural Major Selemérico

 21h – Show com Dj Thiago Dooh e DJ Dricco

Local: Passeio Leônidas de Melo

Realização: Café Oeiras

 21h – Show com Dayvid Lima e Banda

Local: Mirante do Morro da Cruz

Realização: Bar e Restaurante Mirante do Morro da Cruz

 07/04 (SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO)

21h – Show com Vavá Ribeiro

Local: Mirante do Morro da Cruz

Realização: Bar e Restaurante Mirante do Morro da Cruz

 08/04 (SÁBADO DE ALELUIA)

17h30h – Concerto na Calçada – Orquestra de Violões

Local: Solar das Doze Janelas

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 18h30h – Projeto ‘Palco Aberto’ com Pagode Master/Forró 3M

Local: Mirante do Morro da Cruz

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

 19h – Lançamento do livro: ‘Explosão de Chananas’ obra de Paula Nunes

Local: Solar dos Docas Nunes

Realização: Solar dos Docas Nunes

 21h – Show com Midas e banda (participação: Juliana Mayra e Brito Jr)

Local: Passeio Leônidas de Melo

Realização: Café Oeiras

Da Redação

Prefeitura comemora Dia dedicado as mulheres com valorização feminina

  • bela14.jpg ascom
  • bela11.jpg ascom
  • bela12.jpg ascom
  • bela7.jpg ascom
  • bela6.jpg ascom
  • bela1_(1).jpg ascom
  • bela13.jpg ascom

Marcando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Oeiras realizou mais uma edição do projeto Mulher + Bela. As atividades alusivas à data foram iniciadas na noite de terça-feira, 07, com foco na valorização e reconhecimento dos avanços femininos, reunindo centenas de mulheres no bate-papo ‘Mulheres de Sucesso’, conduzido pela coach Layse Medeiros.

O momento ocorreu no Mirante Morro da Cruz, através de ação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Turismo e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com show musical da cantora Vanúsia Marques e homenagens a diversas mulheres que alcançaram destaque em suas áreas de atuação.

Na manhã desta quarta-feira, 08, as atividades do projeto Mulher + Bela tiveram sequência no Mercado Municipal Dona Lili, onde foi realizado um café da manhã, com sorteio de brindes, show musical com a jovem cantora Raylla Ravenna e confraternização entre mulheres oeirenses de diversos bairros e regiões rurais do município.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores