Cidadeverde.com

Eleita a líder em Índice de Governança Municipal no Piauí

Oeiras conquistou, mais uma vez, a primeira colocação no Índice de Governança Municipal, criado pelo Conselho Federal de Administração (IGM/CFA) para avaliar a qualidade da gestão pública nos municípios brasileiros.

Com a nota 7,11, a cidade garantiu a maior pontuação entre os municípios do Estado do Piauí, que teve como média geral 5,27. O ranking é apresentado com base na média de três indicadores: Finanças, Gestão e Desempenho. A soma dos fatores fez o município terminar em primeiro no ranking estadual.

“Esse é mais um dos diversos indicadores que mostram que Oeiras é uma cidade em pleno desenvolvimento, que investe em obras e serviços públicos de qualidade, preservando com responsabilidade o equilíbrio financeiro das contas públicas”, comemora o prefeito José Raimundo.

Em 2020, o município também atingiu o 1° lugar no ranking, que é considerado por especialistas o mais completo atualmente no Brasil, pois ele faz a condensação de outros índices de referência, e faz uma análise sob o ponto de vista do administrador. 

Para desenvolver o Índice de Governança Municipal, o Conselho Federal de Administração divide os municípios do país em grupos, levando em consideração população e Produto Interno Bruto (PIB) e avaliando a gestão municipal com base em informações sobre educação, saúde, gestão, transparência, segurança e planejamento urbano.

“Ao longo dos anos, conquistamos colocações de destaque em rankings que aferem os mais variados indicadores. Hoje, Oeiras tem uma gestão de excelência, orientada para a conquista de bons resultados, que refletem nosso compromisso com o desenvolvimento, aliado à responsabilidade fiscal e social, prezando, sempre, pela qualidade de vida dos oeirenses”, conclui Zé Raimundo.

Da Redação

Agentes de desenvolvimento agrícola ganham novos equipamentos

O prefeito José Raimundo e o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, realizaram na manhã desta segunda-feira, 06, a entrega de kits de uniformes e equipamentos de trabalho aos agentes de desenvolvimento agrícola.

Os profissionais atuam no projeto pioneiro de zoneamento agrícola que leva em conta as potencialidades e vocação produtiva de cada região da zona rural de Oeiras. Com a iniciativa, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, acompanha de perto a rotina dos agricultores familiares nas nove grandes regiões agrícolas da zona rural – Alagoinha, Belo Monte, Boa Nova, Briona, Buriti do Rei, Contentamento, Ipueiras, Morro Redondo e Riachuelo.

A entrega dos uniformes garante uma melhor apresentação e identificação dos agentes no trabalho de campo para prestação de assistência técnica direta e continuada, promovendo a interação permanente dos pequenos produtores rurais com os técnicos agrícolas.

Através do assessoramento técnico e da constante troca de saberes, os agricultores familiares oeirenses têm acesso ao conhecimento necessário para elevar cada vez mais a produtividade e a geração de trabalho e renda na zona rural de Oeiras.

Da Redação

Estudantes participam de Avaliação da Educação Municipal(SAEMO)

A qualidade, ao ser estabelecida, remete à tarefa de avaliar. Sabendo disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolveu um mecanismo para avaliar, periodicamente, as competências e habilidades, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos e alunas da rede municipal de ensino: o SAEMO – Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Oeiras.

A finalidade do exame, que este ano foi realizado entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro, é diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias e políticas educacionais de intervenção na rede municipal de ensino.

Esse conjunto de dados coletados a cada avaliação identifica o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem, oferecendo aos professores, dirigentes escolares e gestores um panorama da situação da rede de ensino e parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria das políticas educacionais no município de Oeiras. Assim, eles decidem melhor quais rumos podem tomar em suas escolas e salas de aula para a garantia de uma aprendizagem mais significativa aos estudantes.

A avaliação é realizada anualmente e envolve todas as escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas urbana e rural de Oeiras, possibilitando a construção de um indicador de qualidade sobre as habilidades em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos de cada aluno, tendo como orientação as matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Além disso, o SAEMO familiariza e prepara os estudantes para provas oficiais, se consolidando como política pública educacional de inovação e aperfeiçoamento da Educação Municipal de Oeiras. 

Da Redação

Saúde intensifica prevenção contra Hanseníase em Oeiras

Ao longo do mês de janeiro, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de conscientização, diagnóstico e tratamento da hanseníase, através da campanha Janeiro Roxo. Nesse período, foram desenvolvidas atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural do município.

A doença tem cura e o Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas (hanseníase/tuberculose) está preparado para diagnosticar e disponibilizar o tratamento necessário para os pacientes.

Com o diagnóstico na fase inicial, o tratamento é mais curto e o paciente tem menos riscos de desenvolver sequelas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que é importante estar atento aos primeiros sintomas, que podem se manifestar através de manchas brancas ou avermelhadas, além de dormência ou falta de sensibilidade em algumas partes do corpo.

Não apenas no Janeiro Roxo: é possível tratar, curar e prevenir a hanseníase o ano inteiro. Em caso de suspeita, procure a UBS mais próxima ou o Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento de Doenças Endêmicas que funciona na Avenida Coronel Mundico Sá, N° 467, no Centro de Oeiras.

João Bandeira
Da Redação

Oeiras terá Carnaval com atrações em praça pública

'É na rua que a gente faz a festa!' O povo e os artistas oeirenses vão fazer folia no Carnaval da Gente, que acontece de 17 a 21 de fevereiro, com realização da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Juventude.

Este ano, o Carnaval de Oeiras volta a acontecer nas ruas e em praça pública, com uma programação diversificada, que começa dia 17 de fevereiro, com o Corso da Gente, que terá concentração na Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio), a partir das 18h, seguindo até as proximidades do Clube B.Maroca.

No dia seguinte, acontece o Esquenta do Carnaval, com o encontro de paredões no novo trecho da Avenida Rui Barbosa, a partir das 18h. As inscrições e regras para participação no evento serão lançadas ainda esta semana.

No domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, a folia é no Palco da Gente, na Praça do Estádio, que terá shows dos artistas e grupos musicais oeirenses: Quarteto do Samba, Bia Vasconcelos, Samuel Costa – o swing eletrônico, Kell e Michel Pimentel, David Ostentação, Beto Rossi, PJ e Garotos do Forró e Alan dos Teclados.

Organização

Em preparação para a folia carnavalesca, a Prefeitura de Oeiras promoveu nesta segunda-feira, 30, uma reunião com representantes de diversos setores para alinhar detalhes da programação da festa, que será lançada em breve.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Juventude; Secretaria Municipal de Saúde, através do CTA/SAE e Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Conselho Tutelar e Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Na última quinta-feira, 26, os secretários municipais Júnior Vianna (Cultura e Turismo), Júnior Miranda (Juventude) e a procuradora-geral do município, Bárbara Copeiro, estiveram reunidos com o promotor João Batista Castro, representante do Ministério Público, e o tenente Morete, da Polícia Militar, tratando sobre a segurança dos eventos carnavalescos.

PROGRAMAÇÃO - CARNAVAL DA GENTE 2023

É na rua que a gente faz a festa!

 SEXTA-FEIRA (17)

CORSO DA GENTE

Concentração: Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio), a partir das 18h

SÁBADO (18)

ENCONTRO DE PAREDÕES

Local: Novo trecho da Avenida Rui Barbosa

Horário: A partir das 18h

 DOMINGO (19)

?        Palco da Gente – Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio) – a partir das 21h

Atrações musicais: QUARTETO DO SAMBA, BIA VASCONCELOS e SAMUEL COSTA.

 SEGUNDA-FEIRA (20)

?        Palco da Gente – Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio) – a partir das 21h

 
Atrações musicais:  KELL E MICHEL PIMENTEL e DAVID OSTENTAÇÃO.

 TERÇA-FEIRA (21)

?        Palco da Gente – Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio) – a partir das 21h

 
Atrações musicais: BETO ROSSI, PJ E GAROTOS DO FORRÓ e ALAN DOS TECLADOS.

Oeiras oferece consultoria em ovinocaprinocultura

O desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura foi tema de uma consultoria para 25 criadores da zona rural do município de Oeiras, na última sexta-feira, 27. O momento ocorreu no auditório da Casa da Merenda e contou com a participação do prefeito José Raimundo e do secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

A capacitação marcou a reabertura das atividades do programa AgroNordeste, realizado através da parceria entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo fortalecer e diversificar a produção rural, dando condições para que os criadores e agricultores familiares oeirenses aumentem sua produtividade e, consequentemente, gerem mais trabalho e renda no campo.

Ampliando as ações do projeto, a Secretaria Municipal de Agricultura realizará, em breve, uma campanha de vermifugação nos rebanhos dos 25 criadores contemplados pelo programa.

Da Redação

Governador participa de solenidade dos 200 anos da Independência do Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, deu continuidade às atividades comemorativas em alusão ao bicentenário da adesão do Piauí à Independência do Brasil, em Oeiras, na manhã desta terça-feira (24). Foi exatamente neste dia, em 1823, que o brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou a independência do Piauí do domínio português.

Em homenagem ao brigadeiro, popularmente conhecido como Visconde da Parnaíba, o governador participou de honras militares e da aposição de corbelha de flores no Monumento 24 de Janeiro, na BR-230, onde fica a estátua deste que é um grande símbolo da liberdade piauiense.

“Há exatos 200 anos, Manoel foi decisivo na luta da então província do Piauí contra os portugueses e para a consolidação do processo de libertação do Brasil. Então, é uma honra estar aqui, neste 24 de janeiro, no monumento que relembra e consagra para a história os atos de bravura do nosso povo, prestando as devidas homenagens”, disse o governador Rafael Fonteles.

Em seguida, o governador participou de culto em ação de graças, na Primeira Igreja Batista. Logo após, seguiu para missa em ação de graças, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a primeira igreja do Piauí.

O governador deu continuidade às atividades alusivas aos 200 anos da Independência com a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. “Além de honrar os heróis do passado, homenageamos os heróis do presente. Aqui, muitos foram condecorados por seus relevantes serviços prestados e que são importantes para o desenvolvimento do nosso Piauí, cada um dentro do seu raio de atuação”, afirmou.

A advogada Ellen dos Santos Costa, que atua na defesa das mulheres, foi uma das homenageadas na solenidade. “Estou muito feliz e orgulhosa pelo reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito em defesa das mulheres vítimas de violência e em situação de rua. Ser lembrada e premiada mostra que estamos no caminho certo e que podemos contribuir ainda mais”, finalizou.

Da Redação

Prefeitura desenvolve programação do Bicentenário da Adesão à Independência

A luta dos piauienses pela Independência do Brasil foi consolidada em Oeiras. Marcando o Bicentenário da Adesão da Cidade de Oeiras à Independência do Brasil, a Prefeitura Municipal realizou no último sábado, 21, o descerramento de uma placa na casa do Visconde da Parnaíba, no Centro Histórico.

Naquela casa, em 24 de janeiro de 1823, no mais vivo entusiasmo dos oeirenses, sob a liderança de Manoel de Sousa Martins, foi proclamada a Adesão do Piauí à Independência do Brasil – um gesto de bravura e coragem, marcado para sempre nas principais páginas da história do Estado do Piauí.

A solenidade contou com a presença do prefeito José Raimundo; da primeira-dama Iranilde Reinaldo; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna; secretário municipal de Juventude, Júnior Miranda; do presidente da Câmara Municipal, vereador Espedito Martins; do vereador Cleylton Andrade; da presidente do Instituto Histórico de Oeiras, Inácia Rodrigues, e demais autoridades.

Em seguida, encerrando a programação alusiva à data, foi promovido o Concerto Oeiras Musical, com a apresentação da Orquestra de Sopro da Escola Municipal Juarez Tapety, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória.

Programação especial

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação especial para celebrar os 200 anos de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, fato ocorrido em Oeiras, em 24 de janeiro de 1823.

Também no sábado foi realizado a conversa histórica “Piauí e Oeiras no processo da Independência do Brasil", com as historiadoras Marluce Moraes e Socorro Barros, no Cine-Teatro Oeiras. O público-alvo foram os professores da rede municipal de ensino.

As atividades alusivas à data foram iniciadas na quinta-feira, 19, com a exibição do filme “Terra Querida: O outro lado da Batalha do Jenipapo” e um bate-papo com o cineasta piauiense, Franklin Pires, responsável pela produção cinematográfica. Na oportunidade, ele conversou com os alunos da rede municipal de ensino sobre o processo de gravação do filme e sobre a importância das lutas dos piauienses pela independência.

No turno da noite, as atividades culturais aconteceram no povoado Contentamento, zona rural de Oeiras, com a apresentação da cantora Joelma Borges e Pegada Heavy, no âmbito do projeto Prata da Casa, que promove o trabalho dos talentos da nossa terra, levando as atrações musicais para as mais diversas comunidades do município. A ação foi custeada com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Na sexta-feira, 20, dentro da agenda comemorativa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciou, no Mercado Municipal Dona Lili, o Cesta Cultural. Miguel Gomes e Forró de Magnata foi a primeira atração do projeto que une a música aos sabores e costumes presentes num dos locais mais populares da cidade.

Da Redação

Oeiras investe na climatização escolar e construção de creches

Quando os alunos das Escolas Municipais Visconde da Parnaíba e Júlia Miranda voltaram às atividades letivas, esta semana, encontraram as suas salas de aula climatizadas e a estrutura das unidades requalificadas. 

A ação, realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece mais conforto ao ambiente escolar e melhora o acolhimento e o desenvolvimento das atividades de alunos e professores.

Em fevereiro, a Semed conclui a climatização das escolas municipais da zona urbana, com a instalação de aparelhos de ar condicionado na Escola Municipal da Várzea.

Construção da Creche do Canela

Além da requalificação das escolas municipais, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, está retomando, com recursos próprios, a construção da Creche Alto do Canela.

Na manhã desta quarta-feira, 18, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, visitaram a obra, prevista para ser concluída em julho deste ano, entregando um equipamento público de ensino em condições adequadas às nossas crianças e reforçando o compromisso da gestão municipal com a Educação de Primeira.

“Fizemos a retomada da construção que fica no Bairro Canela, onde vamos implementar uma creche de tempo integral para atender as crianças do bairro e no entorno. Em julho, concluímos as obras e, em agosto, começamos com a Educação Infantil e aulas de tempo integral. É assim que vamos organizando a integralidade das escolas do município de Oeiras”, pontua a secretária municipal de Educação.

Da Redação

Fake news sobre "Bolsa Picanha" repercute em cidade no Piauí e mobiliza prefeitura

Uma fake news mobilizou a Prefeitura Municipal de Oeiras, no interior do Piauí. Desde o início da semana, dezenas de moradores procuraram os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade após receberem mensagens de WhatsSApp sobre  um falso benefício social de distribuição gratuita de carne, o "Bolsa Picanha". No entanto, a notícia é falsa, mas a procura foi tamanha que a prefeitura se manifestou por meio de nota de esclarecimento. 

Foto: reprodução WhatsApp

Uma das imagens compartilhadas é uma montagem com um cartão semelhante ao de programas sociais federais. Nele está escrito "Caixa Tem Picanha", seguido de uma foto de picanha e a frase "2023 picanha para todos". Outra imagem falsa compartilhada  massivamente é a de um pedaço de picanha com o símbolo do novo Governo Federal seguido da seguinte frase: "Limitado a 1 peça por CPF/ Mês de benefício: janeiro de 2023".

                                                             Foto: reprodução WhatsApp

"A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), esclarece que não é verdadeira a informação que circula nas redes sociais sobre a distribuição de carnes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em nenhum momento, a ação foi programada ou promovida pela Semas. A  Asistência Social do município de Oeiras segue se empenhando no desenvolvimento das políticas públicas de proteção social e fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade", esclarece a prefeitura por meio de nota. 

Os CRAS são unidades responsáveis pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. A pedagoga Rosângela Pessoa, coordenadora do CRAS I, lamentou a repercussão da fake news e explica que a situação só começou a ser contornada após a manifestação pública da prefeitura informando que não existe distribuição de carne. 

"Infelizmente algumas pessoas acreditavam que era verdade. Nos procuraram tanto fisicamente quanto por telefone. Pessoas saíram de suas casas em busca desse benefício, ouviam falar ou receberam mensagens e nos procuraram.  Algumas sabem que é mentira, mas repercutem, mesmo assim, em tom de chacota. Resolvemos nos posicionar para evitar que mais pessoas se desloquem aos CRAS em busca de um benefício que não existe. Não chegou a nós nenhum tipo de auxílio ou bolsa parecido. Sabemos que isso se originou de memes, de divulgação errônea, interpretação errônea", explica Pessoa.

A fake news sobre o "Bolsa Picanha" surgiu com base em um dos lemas da campanha de 2022, quando Lula, o então candidato à Presidência da República, defendia que o povo tem que ter seu poder de compra reparado e mencionou a seguinte frase: "O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, a comer uma picanha e tomar uma cervejinha". 


Graciane Araújo
[email protected]

Posts anteriores