Oeiras
  • Ve√≠culo √© consumido pelo fogo ap√≥s falha mec√Ęnica

    O ve√≠culo do a√ßougueiro William Vieira Neves pegou fogo e ficou totalmente destru√≠do, neste fim de semana. De acordo com o propriet√°rio, o inc√™ndio ocorreu ap√≥s o ve√≠culo parar bruscamente no Centro Hist√≥rico de Oeiras. 

                  Fotos: Muraldavila

    "Seguia normalmente quando o carro deixou de funcionar bruscamente e vi a fuma√ßa e as chamas sa√≠rem pelo cap√ī. Imediatamente as chamas tomaram conta de todo o ve√≠culo", lamenta o condutor. 


    A Pol√≠cia Militar ainda foi acionada, mas as chamas consumiram rapidamente o ve√≠culo modelo Gol, ano 95. Vizinhos tamb√©m tentaram controlar o fogo, para evitar inclusive, que as chamas atingissem a √°rea residencial. 


    Com informa√ß√Ķes Mural da Vila
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 01/07/13, 13:26
  • Caminh√£o do Qualifica Piau√≠ capacita moradores de Oeiras

    Auzirene Alves sempre cultivou a vontade de aprender a costurar suas pr√≥prias roupas, da forma como as visualizava em sua imagina√ß√£o. ‚ÄúSempre quando procurava uma costureira, ela n√£o fazia a roupa do jeito que eu queria‚ÄĚ, relata a dona de casa, que encontrou no caminh√£o do Qualifica Piau√≠, curso de corte e costura, uma chance para desenvolver a habilidade junto √†s m√°quinas de costura. ‚ÄúEstou aprendendo todas as t√©cnicas e espero que ano que vem eu mesma possa fazer a roupa de quadrilha da minha filha‚ÄĚ, ressalta.


    O caminh√£o do Qualifica Piau√≠ est√°, atualmente, em Oeiras, ofertando os cursos de corte e costura e de embelezamento para a popula√ß√£o. Cada uma das modalidades est√° contemplando 46 pessoas, sendo tr√™s turmas: manh√£, tarde e noite. Al√©m das aulas pr√°ticas, o programa tamb√©m oferece todo o material did√°tico para aux√≠lio dos alunos durante as aulas. A pr√≥xima cidade que receber√° o caminh√£o ser√° Itain√≥polis. 

    A cabeleireira Tainara Alves, 18 anos, h√° algum tempo j√° trabalha em sal√£o de beleza. Contudo, resolveu se inscrever no curso de embelezamento oferecido pelo Qualifica Piau√≠ com o intuito de aprimorar os conhecimentos na √°rea. ‚ÄúQuero aprender mais e quem sabe montar meu pr√≥prio sal√£o de beleza‚ÄĚ, afirma. J√° a dona de casa Maria Carvalho viu no curso uma oportunidade para utilizar m√°quina de costura, que h√° muito tempo est√° parada em sua casa. ‚ÄúTenho vontade de aprender o of√≠cio e assim usar a minha m√°quina que est√° parada em casa‚ÄĚ, conta.


    O Programa Qualifica Piau√≠ disp√Ķe de caminh√Ķes estruturados com salas de aula aptas para sediar cursos nas √°reas de Constru√ß√£o Civil, Embelezamento e Corte e Costura, todos dispondo de instrumentos espec√≠ficos para cada √°rea, para que seja poss√≠vel √† execu√ß√£o das aulas, tanto te√≥ricas quanto pr√°ticas. As unidades v√™m percorrendo o Piau√≠ de Norte a Sul, levando capacita√ß√£o e oportunidade de crescimento aos jovens do Estado.

    O Qualifica Piau√≠ √© uma a√ß√£o do Governo do Estado, realizado atrav√©s da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que tem como principal objetivo a qualifica√ß√£o profissional do p√ļblico que ser√° contemplado pelo Programa Mais Viver, o qual visa retirar fam√≠lias da situa√ß√£o de extrema pobreza.

    Da Editoria de Cidades
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 29/06/13, 11:07
  • Estudantes protestam durante solenidade com governador em Oeiras

    Estudantes do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá realizaram manifestação durante a visita do governador Wilson Martins a Oeiras nesta quinta-feira (27). Os estudantes saíram em caminhada até o Ginásio de esportes.

    Fotos: Folha de Oeiras

    Wilson participava da entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados pelo CEIR Móvel para pacientes carentes da região, no local.


    Entre as reivindica√ß√Ķes dos jovens estava que a escola n√£o fosse feita de alojamento e que as aulas n√£o fossem paralisadas por conta da "Copinha Nordeste", evento esportivo previsto para acontecer em Oeiras. A lideran√ßa da manifesta√ß√£o afirma que o manifesto n√£o √© contra a realiza√ß√£o do evento, mas contra a paralisa√ß√£o das atividades escolares antes do previsto.

    As escolas da rede p√ļblica estadual de educa√ß√£o receberam um of√≠cio da 8¬™ Ger√™ncia Regional de Educa√ß√£o, para organizar o seu calend√°rio letivo para que as aulas sejam encerradas dia 5 de julho.


    Os estudantes reclamam que a escola já teve o calendário comprometido em razão do atraso no período letivo e que as aulas deveriam seguir até o dia 19 de julho.

    ‚ÄúN√≥s n√£o concordamos com essa atitude em n√£o haver aulas a partir de cinco de julho. Temos que nos preparar para o ENEM e com esse encurtamento das aulas seremos prejudicados. Isso simplesmente para que a nossa escola ceda espa√ßo para que os atletas de outros Estados se hospedem nas depend√™ncias do Cemti‚ÄĚ, explicou o presidente do gr√™mio Hasley Pereira.


    O governador Wilson Martins recebeu uma comiss√£o formada por estudantes e professores. Na conversa com a comiss√£o, Wilson Martins se prop√īs a atender a reivindica√ß√£o dos estudantes e garantir o funcionamento normal da aulas at√© o dia 19 de julho como querem os alunos. 


    Ao final da conversa com o governador os estudantes comemoram a decisão e dispersaram a manifestação.

    Rayldo Pereira
    Com informa√ß√Ķes de Folha de Oeiras
    rayldopereira@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 27/06/13, 16:01
  • Oeiras ter√° sistema que garante registro civil na maternidade

    O governador Wilson Martins participará, nesta quinta-feira (27), da solenidade de lançamento da implantação do Projeto Registrar, Sistema de Interligação do Registro Civil, na comarca de Oeiras, no Hospital Regional Deolindo Couto. A ação é uma realização da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e da Corregedoria Geral de Justiça.


    O Sistema tem como objetivo facilitar o registro de nascimento de crian√ßas nascidas na unidade de sa√ļde local e, assim, contribuir para a erradica√ß√£o do sub-registro, al√©m de melhorar o atendimento e aumentar o n√ļmero de rec√©m-nascidos que j√° saem da Maternidade ou Hospital com a certid√£o.

    A Sasc nesta a√ß√£o far√° a doa√ß√£o de equipamentos para o hospital, disponibilizando, impressora com scanner, mesa de escrit√≥rio e cadeira de secret√°ria. A Corregedoria, atrav√©s da Secretaria de Tecnologia da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o (STIC) e com o apoio da Vara de Registros P√ļblicos das comarcas do Piau√≠, desenvolver√° e gerenciar√° com recursos e pessoal pr√≥prio, um sistema informatizado que permite a interliga√ß√£o das serventias com o hospital.

    S√£o Jo√£o

    Depois de Oeiras, a interliga√ß√£o ser√° realizada no munic√≠pio de S√£o Jo√£o do Piau√≠, na Maternidade M√£e Elisa, a partir das 15 horas. Nesse primeiro semestre j√° foram realizadas interliga√ß√Ķes em 12 munic√≠pios.

    Da Editoria de Cidades
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 26/06/13, 16:00
  • Igreja de Oeiras cria nova par√≥quia e missa re√ļne multid√£o de fi√©is

    A Igreja Católica de Oeiras criou uma nova paróquia para o município. Na tarde deste domingo (23), foi celebrada a criação da paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Uma missa campal marcou a instituição da nova paróquia e reuniu centenas de fieis e missionários no patamar da nova igreja Matriz.

    Fonte: Folha de Oeiras

    Centenas de fieis se concentraram no anel viário e as caravanas seguiram em caminhada com a imagem até a igreja.

    Dom Juarez presidiu a missa que foi acompanhada pelo p√°roco da par√≥quia de Nossa Senhora da Vit√≥ria, padre Kleyton Vieira, o vig√°rio paroquial de Nossa Senhora da Vit√≥ria e padre Jos√© Francisco da Silva, o chanceler e ec√īnomo da Diocese, Pe. Possid√īnio Barbosa e o padre Jos√© Raimundo, que recebeu sua provis√£o como primeiro p√°roco da nova par√≥quia. Foi nomeado Vig√°rio paroquial o di√°cono Jo√£o Francisco.


    Dom Juarez manifestou sua satisfação, pela alegria dos missionários que vieram das diversas comunidades, como também da cidade de Oeiras, especialmente os moradores do Bairro Rosário pela criação da paróquia. Enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia, ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo", afirmou.

    Pertencem á Paróquia de Nossa Senhora do Rosário as comunidades:
    - Bairro Rosário, Cajueiro, Pedreira, Oiteiro, Bairro Alto, Anelviário, Carcará, Matadouro, Lajeiro do Samba, Conj. Novo, Conj. Raimundo Amorim, Conj. Marcus Barroso, Buriti do Rei, Casa Nova, Boqueirão, Mocambinho, Morrinhos, Mocambo Grande, Santa Luzia e Conceição, Zumbi, Morais, Ipueira, Carnaubal, Capivara, Gonçalaves, Camuchi, Tranqueira, Varzea da Tranqueira, Pé da Pedra, Vereda dos Cavalos, Feitoria, Panela de Feijão, Caraíbas, Morro Grande, Assentamento Coroatá.

    Rayldo Pereira
    Com informa√ß√Ķes de Folha de Oeiras
    rayldopereira@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 24/06/13, 17:53
  • TRE julga pedido de arquivamento de a√ß√£o de impugna√ß√£o contra prefeito

    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgará nesta segunda-feira(24) um pedido de mandado de segurança solicitado pelo prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PSB), no qual pede que o processo em tramitação na 5ª Zona Eleitoral seja arquivado. Na mesma sessão, o pleno também julgará o recurso do vereador Tiago Vasconcelos (PSB) de Teresina e a prestação de contas do PSB.


    Na a√ß√£o do prefeito Lukano, o pedido de arquivamento √© de um processo origin√°rio das elei√ß√Ķes de 2012, no qual a Justi√ßa analisa uma A√ß√£o de Impugna√ß√£o de Mandato Eletivo por compra de votos e corrup√ß√£o eleitoral. O processo est√° em andamento na comarca de Oeiras e foi movido pelo PSOL. 

    O relator do pedido feito pelo prefeito √© juiz Sandro Helano Santiago e quem defende √© o advogado William Guimar√£es. 


    Prestação de Contas

    Al√©m de julgar presta√ß√Ķes de contas de pol√≠ticos do interior, o tribunal tamb√©m julgar√° um recurso do vereador de Teresina, Tiago Vasconcelos, a qual foi desaprovada pela 2¬™ Zona Eleitoral. O parlamentar que o pedido de reforma da decis√£o. O relator √© o juiz Agrimar Rodrigues de Ara√ļjo. 

    J√° o juiz rec√©m-empossado no TRE, Diocl√©cio Sousa da Silva, √© relator da a√ß√£o de presta√ß√£o de contas do Diret√≥rio Estadual do PSB, que tamb√©m deve ser apreciada nesta segunda-feira(24). O partido solicita a aprova√ß√£o das contas. 


    Caroline Oliveira
    carolineoliveira@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 23/06/13, 11:14
  • Governo contempla mil fam√≠lias com programa de piscicultura

    Fortalecer um arranjo produtivo de fácil desenvolvimento, bem como de retorno financeiro rápido. Partindo desta ideia, o governador Wilson Martins deu início à implantação do programa de fortalecimento da Piscicultura no Piauí, por meio da entrega de equipamentos e insumos para a criação e comercialização do peixe. Ainda em fase de projeto piloto, o programa contemplará mil famílias, contribuindo para geração de emprego e renda.


    ‚ÄúQuando pensei neste programa, visualizei um projeto que levasse emprego e renda para os pequenos produtores, a partir de um arranjo produtivo simples de cuidar e que traz lucro r√°pido. Quero que esses produtores agarrem esta oportunidade e comercializem o peixe, partindo do aprimoramento da t√©cnica que lhes √© ensinada pelos t√©cnicos do Governo, e assim n√£o fiquem apenas esperando pelo recurso das bolsas de aux√≠lio do Governo Federal‚ÄĚ, ressalta Wilson Martins.

    Nessa primeira etapa, o Governo do Estado, atrav√©s da secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), prop√īs a implanta√ß√£o de dez m√≥dulos do programa, os quais foram instalados nos seguintes munic√≠pios: Patos do Piau√≠ (barragem de Patos), Francisco Macedo (barragem de Estreito), Concei√ß√£o do Canind√© (barragem Pedra Redonda), Oeiras (barragem Paulinas), Luzil√Ęndia (Lagoa do Cajueiro), Piracuruca (barragem Piracuruca), Curimat√° (barragem Algod√Ķes II) e Landri Sales (Lagoa da Velha). Tamb√©m est√° prevista a implanta√ß√£o do programa em Madeiro e S√£o Miguel do Tapuiu ou Pio IX, finalizando os trabalhos.

    ‚ÄúTamb√©m estamos em processo de constru√ß√£o dos galp√Ķes, que servir√£o de local para armazenar o peixe, bem como suporte para sua comercializa√ß√£o. As obras nos munic√≠pios de Patos, Concei√ß√£o do Canind√© e Oeiras j√° foram conclu√≠das, devendo iniciar os trabalhos em Landri Sales‚ÄĚ, explica Carlos Domingos, superintendente da Agricultura Familiar da SDR.


    Dentre os equipamentos que comp√Ķem o kit est√£o: tanques-rede, boias, bombas pl√°sticas, caixas t√©rmicas, balan√ßa, alevinos, coletes salva-vidas, m√°quinas de fabrica√ß√£o de gelo e freezer horizontal. No programa tamb√©m est√° incluso o custeio de insumos, suprindo com infraestrutura p√ļblica a melhoria das condi√ß√Ķes de produ√ß√£o, comercializa√ß√£o e gest√£o das atividades aqu√≠colas e correlatos. Para instala√ß√£o de cada m√≥dulo s√£o investidos R$285 mil, oriundos do Tesouro Estadual, atrav√©s de um conv√™nio com o Banco Mundial.

    Capacitação para gestão do negócio

    Além de fornecer os equipamentos para a criação e comercialização dos peixes, o Governo do Estado também está aguardando a finalização do processo de licitação para contratação de empresa que ministrará os cursos de Técnicas de cultivo em tanques-rede e Gestão em negócios e pessoas. Os cursos estão previstos para iniciar ainda no segundo semestre deste ano.

    ‚ÄúEntendemos que a capacita√ß√£o √© uma forma de fazer com que o programa prospere, dando maiores condi√ß√Ķes para que os piscicultores conduzam o neg√≥cio de forma produtiva e rent√°vel‚ÄĚ, argumenta Carlos Domingos.  



    Da Editoria de Cidades
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 20/06/13, 14:31
  • Suposto fisioterapeuta e mais tr√™s s√£o presos acusados de tr√°fico

    Quatro homens identificados como Jos√© dos Santos da Silva, Raimundo Nonato Dias Pesseo, Je√Ęnio Luiz Leal e Marcelo Roberto da Silva foram presos acusados de tr√°fico de drogas na cidade de Santa Cruz do Piau√≠, a 298 km de Teresina. 

    A pris√£o foi realizada ap√≥s abordagem de rotina de policiais militares.Com eles foram encontrados coca√≠na distribu√≠das em 30 papelotes. 


    Segundo o PM, Jos√© dos Santos da Silva, Raimundo Nonato Dias Pesseo e Je√Ęnio Luiz Leal j√° haviam sido presos na opera√ß√£o Praga de Justiniano, desencadeada em 2011, com o intuito de combater o tr√°fico de drogas no interior do PI. Outro acusado, Marcelo Roberto da Silva, natural de S√£o Caetano da Sul, em S√£o Paulo, apresentou uma carteira de do Conselho de Fisioterapia, supostamente falsa.

    Com os acusados foi aprendido também um veículo com placa de São Paulo. Ainda de acordo com a PM, no interior do veículo havia vestígio de drogas.

    Detidos em Santa Cruz do Piauí, os acusados foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil em Oeiras e autuados em flagrante.

    Com informa√ß√Ķes Muraldavila
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 20/06/13, 10:22
  • Kits de irriga√ß√£o beneficiam cerca de 400 fam√≠lias do semi√°rido

    Queimada Nova, Batalha, Wall Ferraz, Paulistana, Oeiras e Picos, estes s√£o alguns dos 35 munic√≠pios beneficiados com os kits de Irriga√ß√£o distribu√≠dos pelo Governo do Estado, atrav√©s da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Piau√≠ (SDR), desde o in√≠cio do ano. Cerca de 400 dos 1.000 kits adquiridos pela secretaria j√° foram entregues, principalmente, para localidades do Semi√°rido piauiense. At√© o fim do ano, ser√£o distribu√≠dos mais 600 kits em todo o Estado. O investimento na compra dos equipamentos √© de mais de R$2 milh√Ķes. Os recursos foram assegurados atrav√©s de empr√©stimo junto ao Banco Mundial.


    Cada fam√≠lia contemplada recebe um kit de irriga√ß√£o composto por tubula√ß√Ķes, caixa d'√°gua e mangueiras gotejadoras, que podem ser montadas pelos pr√≥prios produtores rurais. Al√©m desses equipamentos, o agricultor recebe sementes para come√ßar o plantio. As culturas desenvolvidas s√£o normalmente de tomate, melancia, ab√≥bora, alface, cebolinha, coentro e piment√£o.


    O sistema de irrigação, no qual se baseia o kit, é por gotejamento de baixa pressão. Uma das maiores vantagens desse sistema é que ele não requer o uso de energia elétrica, pois funciona pela ação da força da gravidade. A água é levada naturalmente de um reservatório (caixa d’água), instalado a uma altura de apenas 1,5 m, através de linhas de distribuição (mangueiras) até as hortas e canteiros cultivados. Com isso, os custos de irrigação e os gastos com manutenção se reduzem significativamente.

    De acordo com o coordenador de Irriga√ß√£o da SDR, S√©rgio Andrade, o sistema por gotejamento √© muito apropriado para o fortalecimento da agricultura familiar no Semi√°rido piauiense, sendo a entrega dos kits mais uma a√ß√£o empreendida pelo governo estadual de combate √† seca. ‚ÄúO sistema utiliza o m√≠nimo de √°gua, fazendo a distribui√ß√£o nas planta√ß√Ķes de forma eficiente. Com isso, parte da seguran√ßa alimentar das fam√≠lias desses agricultores est√° garantida‚ÄĚ, afirma.

    Outro ponto destacado pelo coordenador √© a possibilidade de comercializa√ß√£o dos legumes e frutas produzidos. ‚ÄúAtrav√©s dessas culturas s√£o tamb√©m gerados trabalho e renda para essas popula√ß√Ķes, pois n√£o tem como um agricultor cuidar sozinho, por exemplo, de uma planta√ß√£o com 25 canteiros de 10 metros. Ele vai precisar de ajuda e pode contratar algu√©m de fora da fam√≠lia. Sem falar nos programas de aquisi√ß√£o de alimentos como a Merenda Escolar, que por lei √© obrigada a adquirir 30% dos alimentos produzidos na agricultura familiar‚ÄĚ, explica S√©rgio.


    De acordo com estimativas da SDR, com a entrega desses 400 kits, cerca de 2 mil pessoas ser√£o diretamente beneficiadas. A meta √© distribuir mais 600 kits at√© o fim do ano, o que vai gerar trabalho e renda para outras 3 mil pessoas. A SDR vem recebendo solicita√ß√Ķes de v√°rias prefeituras, associa√ß√Ķes e sindicatos de agricultores de todo o Piau√≠ requerendo o kit de irriga√ß√£o. Os pr√≥ximos munic√≠pios a serem contemplados s√£o da regi√£o Norte. Entre eles, est√£o √Āgua Branca e Ipiranga.

    Da Editoria de Cidades
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 19/06/13, 17:27
  • Seinfra abre edital para constru√ß√£o do Mercado de Oeiras

    A Secretaria da Infraestrutura do Estado do Piau√≠ ‚Äď SEINFRA,  abriu a licita√ß√£o para a contrata√ß√£o de empresa para executar as obras de conclus√£o da constru√ß√£o do Mercado Municipal de Oeiras.


    O tipo de licita√ß√£o √© o de menor pre√ßo. Os recursos para a conclus√£o da obra correm por conta do Estado, atrav√©s da SEINFRA. 

    O edita, especifica√ß√Ķes e planilhas or√ßament√°rias, encontram-se √† disposi√ß√£o dos interessados na Sala de Coordena√ß√£o de Licita√ß√£o da secretaria.

    Rayldo Pereira
    rayldopereira@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 18/06/13, 18:10
busca
recentes

| © CidadeVerde.com 2014 | Todos do Direitos Reservados - Site by MasŠvio |