Cidadeverde.com

Kits de irrigação beneficiam cerca de 400 famílias do semiárido

Queimada Nova, Batalha, Wall Ferraz, Paulistana, Oeiras e Picos, estes são alguns dos 35 municípios beneficiados com os kits de Irrigação distribuídos pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR), desde o início do ano. Cerca de 400 dos 1.000 kits adquiridos pela secretaria já foram entregues, principalmente, para localidades do Semiárido piauiense. Até o fim do ano, serão distribuídos mais 600 kits em todo o Estado. O investimento na compra dos equipamentos é de mais de R$2 milhões. Os recursos foram assegurados através de empréstimo junto ao Banco Mundial.


Cada família contemplada recebe um kit de irrigação composto por tubulações, caixa d'água e mangueiras gotejadoras, que podem ser montadas pelos próprios produtores rurais. Além desses equipamentos, o agricultor recebe sementes para começar o plantio. As culturas desenvolvidas são normalmente de tomate, melancia, abóbora, alface, cebolinha, coentro e pimentão.


O sistema de irrigação, no qual se baseia o kit, é por gotejamento de baixa pressão. Uma das maiores vantagens desse sistema é que ele não requer o uso de energia elétrica, pois funciona pela ação da força da gravidade. A água é levada naturalmente de um reservatório (caixa d’água), instalado a uma altura de apenas 1,5 m, através de linhas de distribuição (mangueiras) até as hortas e canteiros cultivados. Com isso, os custos de irrigação e os gastos com manutenção se reduzem significativamente.

De acordo com o coordenador de Irrigação da SDR, Sérgio Andrade, o sistema por gotejamento é muito apropriado para o fortalecimento da agricultura familiar no Semiárido piauiense, sendo a entrega dos kits mais uma ação empreendida pelo governo estadual de combate à seca. “O sistema utiliza o mínimo de água, fazendo a distribuição nas plantações de forma eficiente. Com isso, parte da segurança alimentar das famílias desses agricultores está garantida”, afirma.

Outro ponto destacado pelo coordenador é a possibilidade de comercialização dos legumes e frutas produzidos. “Através dessas culturas são também gerados trabalho e renda para essas populações, pois não tem como um agricultor cuidar sozinho, por exemplo, de uma plantação com 25 canteiros de 10 metros. Ele vai precisar de ajuda e pode contratar alguém de fora da família. Sem falar nos programas de aquisição de alimentos como a Merenda Escolar, que por lei é obrigada a adquirir 30% dos alimentos produzidos na agricultura familiar”, explica Sérgio.


De acordo com estimativas da SDR, com a entrega desses 400 kits, cerca de 2 mil pessoas serão diretamente beneficiadas. A meta é distribuir mais 600 kits até o fim do ano, o que vai gerar trabalho e renda para outras 3 mil pessoas. A SDR vem recebendo solicitações de várias prefeituras, associações e sindicatos de agricultores de todo o Piauí requerendo o kit de irrigação. Os próximos municípios a serem contemplados são da região Norte. Entre eles, estão Água Branca e Ipiranga.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais