Cidadeverde.com

Polícia Civil apreende armas utilizadas para matar pai e filho após sumiço de animais

A Polícia Civil de Oeiras conseguiu localizar as armas de fogo utilizadas no assassinato de pai e filho no município de Santa Rosa do Piauí, a 283 km de Teresina, no mês de junho. Os dois foram mortos com requintes de crueldade, a tiros e a facadas, após o sumiço de porcos da casa do acusado, preso dias após o crime. 



Francisco Guedes Neto, conhecido como Chico de Senhor de Teresa, teria participado da morte em companhia do próprio irmão, Altamiro Guedes Alcoforado, 26 anos, que continua foragido. 

As armas foram encontradas nesta segunda-feira (22), em uma residência na Localidade Retiro, em Oeiras. 

"Um dos acusados, o Chico de Senhor de Teresa,  foi preso na semana após o crime e disse que havia perdido as armas. Ontem recebi uma denúncia anônima e encontramos o revolver calibre 32 municiado com seis cartuchos e uma espingarda calibre 28 com quatro cartuchos. Ambos confessaram o crime", explica o Delegado Regional Genival Vilela.

Os dois acusados de esconder as armas foram identificados como Martins Inês Silvestre da Costa, conhecido como Galego de Herculano, e José da Luz Pereira da Silva, conhecido como o "Zé da Luz" e responderão em liberdade por ocultação e arma de fogo. O facão utilizado no homicídio foi apreendido durante a prisão de um dos acusados, ainda na semana do crime. 


Matéria relacionada




Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Praça de Eventos de Oeiras receberá seis Ipês-rosa

A cidade de Oeiras receberá seis árvores da espécie Ipê-rosa com seis metros de altura como parte da manutenção do Centro Histórico da Cidade. Após estudo ambiental realizado nas árvores que existiam na praça de eventos da Cidade, foi detectado que as árvores da espécie Mata Cachorro que existiam na praça apresentavam risco ao conjunto arquitetônico que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ipê-rosa

Por estarem no final de sua vida e já apresentando vários parasitas, a prefeitura solicitou a substituição das plantas. Diante da necessidade comprovada com a licença ambiental e o relatório fotográfico devidamente formalizados, o IPHAN autorizou a substituição das seis árvores Mata Cachorro, espécie não nativa da região, por Ipês-rosa já em fase adulta, preservando assim o conjunto arquitetônico bem como a arborização e o sombreamento do local.

Atual situação da praça de eventos

O IPHAN recomendou ainda um cuidado maior durante a retirada das árvores antigas e o plantio dos Ipês-rosa. Os mesmos devendo ser feitos sem nenhum dano ou alteração a pavimentação e o desenho existente na área.

Segundo a prefeitura, por este motivo as novas árvores não foram imediatamente plantadas. As raízes profundas das árvores Mata Cachorro devem passar por um cuidadoso processo de retirada para não haver nenhum prejuízo ao conjunto arquitetônico e até o mês de outubro os seis Ipês-rosa, já em fase adulta, devem ser plantados.

Mudas

Durante as ações do projeto Prefeitura Itinerante, Oeiras distribuiu somente no último sábado (20), 100 mudas de mangueira no Povoado Várzea Tranqueira.




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Partidos são proibidos de colocar material de campanha no centro histórico

O juiz Luís Henrique Moreira Rego, da 5ª Zona Eleitoral do Piauí, notificou partidos políticos nesta semana para que retirem do centro histórico de Oeiras seu material de propaganda eleitoral. 

O promotor Carlos Rubem Campos Reis ingressou com representação para que o juiz exerça seu poder de polícia e retire do local a propaganda irregular. Até a casa do Visconde da Parnaíba, construção secular onde viveu o governador da província do Piauí, teria sido alvo de material de campanha.

De acordo com o Ministério Público, os bens tombados são sujeitos a regime especial de proteção e vigilância. Comprovamos um abuso na propaganda eleitoral visual e estética no Conjunto Histórico e Paisagístico de Oeiras”, declarou o promotor. 

Assim que receberem a notificação, os partidos que não retirarem banners e cavaletes do centro histórico terão seu material apreendido. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Aulas do Pronatec na área de informática iniciam nesta segunda-feira (22)

Iniciam nesta segunda-feira (22) as aulas de quatro turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Oeiras. As classes de montador e reparador de computadores, operador de computador, agente de inclusão digital e recepcionista fazem parte da parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério das Comunicações.

 
Os cursos são alguns dos benefícios trazidos para a cidade com a obtenção do título de “Cidade Digital” conquistado na gestão do prefeito Lukano Sá. A proposta do projeto é promover a inclusão social por meio da inclusão digital.
 
Para tanto, há uma ampliação do aparato técnico com o investimento nos sistemas destinados ao controle da arrecadação, atendimento ao cidadão, comunicação de dados, controle financeiro, recursos humanos, consultorias, aquisição de equipamentos de informática, infraestrutura e geoprocessamento referenciado das prefeituras, como também na capacitação da população para a utilização desta nova estrutura. 

As aulas serão ministradas na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade e até o mês de outubro novas turmas devem ser abertas. Ao todo, 160 vagas devem ser ofertadas durante estes dois meses.
 
Ainda na perspectiva da qualificação da população oeirense, também iniciam nesta segunda-feira (22) as aulas do curso de produção de chocolates caseiros, tortas e bolos confeitados promovido pela Prefeitura de Oeiras através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) e em parceria com o Sebrae-PI.
 
O objetivo é capacitar pequenos empreendedores da área ensinando novas técnicas. O espaço de qualificação segue até o próximo dia 25 de setembro.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras registra índices extremos de radiação ultravioleta no mês de setembro

Segundo informações do Centro de Estudos e Previsão do Tempo -CPTEC- a radiação solar para o mês de setembro em Oeiras está em sua escala mais alta, considerada extrema requerendo da população maior cuidado com a saúde.


Durante os próximos dias deste mês de setembro a radiação na cidade de Oeiras estará com índice 12, considerado como índice extremo pelo INPE. A radiação ultravioleta é extremamente prejudicial á saúde humana, causando danos principalmente aos olhos é a pele.

Ainda segundo o Centro de Pesquisa Meteorológica, a temperatura máxima na cidade de Oeiras durante toda esta semana estará sempre oscilando na casa de 36ºc e 37ºc. O centro de estudos não descarta a possibilidade de chuvas nesse período.

Doenças nos olhos como catarata e na pele como queimaduras e até o câncer, requerem da população alguns cuidados especiais. A orientação é que as pessoas façam o uso de camisa, boné, protetor solar, evitar o sol ao meio dia e permanecer sempre que possível na sombra, além de consumir bastante líquido.

Como se proteger

- roupas e chapéus - prefira os de tecido sintético. Uma blusa de algodão branca, por exemplo, deixa passar 20% da radiação ultravioleta. Se possível, invista em viseiras e camisetas de tecidos tratados contra os raios, que chegam a oferecer mais de 90% de proteção.

- óculos escuros - devem sempre ter lentes que protejam os olhos dos raios ultravioleta. Peça para a ótica o certificado e nunca compre óculos de sol em camelôs.

- Protetor solar - observe se o filtro tem proteção contra os raios UVA e, principalmente, UVB. O fator depende do tipo de pele: quanto mais claro for, maior ele deve ser. No geral, recomenda-se fator 30. Lembre-se de aplicar o filtro em grande quantidade (o recomendável são 30 g para uma pessoa de 70 kg) e de reaplicá-lo, principalmente após entrar na água ou suar.

Com informações de Folha de Oeiras
cidades@cidadeverde.com

Campeonato de artes marciais reunirá atletas de três estados

O município de Oeiras terá o primeiro campeonato de artes marciais. O Grand Prix de Jiu Jitsu, Kickboxing e Full Contact será realizado neste sábado (20), no ginásio Santaninha a partir das 16h. O evento contará com a participação de atletas do Piauí, Ceará e Maranhão, nas modalidades de Karatê, Muay thai, Taekwondo, Capoeira, Boxing, Kung fu, e Jiu Jitsu.


O campeonato será dividido em 26 lutas e haverá ainda graduação no jiu jitsu de atletas de Oeiras e Picos. 

O prefeito Lukano Sá destaca que a competição é essencial para a divulgação dos esportes na cidade e região, além da função social.

“Apoiar o esporte é dar a nossa juventude opções de um futuro mais digno e com maiores oportunidades. A prática esportiva é uma alternativa eficiente para afastar as crianças e jovens oeirenses do mundo do crime e das drogas”, destaca o prefeito de Oeiras.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito Lukano Sá visita obras no povoado Buriti do Canto

O prefeito Lukano Sá visitou obras do ginásio poliesportivo e da Unidade Básica de Saúde (UBS) no povoado Buriti do Canto, na zona rural de Oeiras. 



A previsão de entrega da UBS á para janeiro de 2015. A estrutura, orçada R$ em 408 mil, contará com um centro odontológico completo. A quadra poliesportiva com cobertura, começou a ser construída no mês de agosto e deverá ser concluída em seis meses. 

Os gastos para construção das duas obras estão em torno de de R$ 900 mil.  "As estruturas devem beneficiar não apenas a população da comunidade do Buriti do Canto, mas de toda a região", destaca o prefeito Lukano Sá, em visita ao canteiro de obras.




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cruzeiro da Matriz de Nossa Senhora da Vitória é destruído por vândalos

Mais um dos símbolos da igreja católica em Oeiras foi alvo de vandalismo na madrugada deste sábado (13). O Cruzeiro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, com mais de 200 anos de história, foi derrubado do pedestal. O caso foi registrado na delegacia de Oeiras. 

                          Fotos: Folhadeoeiras

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória é o mais antigo templo religioso do Piauí, datado de 1733.

A cruz ficou parcialmente destruída e pelas imagens registradas é possível perceber uma garrafa de uísque vazio, a poucos metros da base do cruzeiro. 





De acordo com o Delegado Regional Genival Vilela, a perícia já foi realizada pela Polícia Civil e três adolescentes acusados de praticar o ato de vandalismo já foram identificados. 

"Pelas informações apuradas até agora, trata-se de um ato de vandalismo e não teria conotação religiosa. Os três menores já foram identificados e serão intimados", explica Vilela. 

Em julho deste ano, a construção conhecida como “Passos”- que representa uma das estações da Via Sacra na Procissão dos Passos em Oeiras, que anualmente reúne mais de 10 mil fiéis- foi pichado e dois adolescentes foram apontados como autores do ato de vandalismo. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Folhadeoeiras

Sai resultado final das provas objetivas e títulos do concurso da prefeitura

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através do Instituto Machado de Assis, divulgou o resultado final das provas objetivas e títulos nesta quarta-feira (10). 

No certame foram ofertados 232 vagas, entre cargos de nível fundamental, médio e superior distribuídos nas secretarias do município.   

O resultado final do concurso que teve um total de 4.086 candidatos inscritos está previsto para o dia 15 de setembro. 

Os aprovados serão contratados e lotados nas secretarias determinadas no edital. Os salários variam de R$ 724 a R$ 4.128 com jornadas de 20 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Subseção da OAB de Oeiras terá nova sede inaugurada dia 12 de setembro

Os profissionais da advocacia que militam na região de Oeiras receberão, nesta sexta-feira (12), a nova sede da Subseção Ordem dos Advogados do Brasil. A solenidade será às 19 horas, no Cine Teatro do Município. Em seguida, às 20 horas, acontece o descerramento da placa na Avenida Dr. Benedito Martins, S/N, bairro Oeiras Nova.

A Subseção de Oeiras funcionava em prédio alugado e agora, com sede própria, contará com 161m² de área construída e disponibilizará à advocacia da região maior estrutura de trabalho, tais como sala de reunião, sala de aula, consultório odontológico, auditório com capacidade para 35 pessoas e estacionamento, além de possibilitar com isso, a extensão dos serviços oferecidos pela Seccional, por meio da Escola Superior de Advocacia do Piauí e Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, aos profissionais que militam na região.

O novo prédio fará parte do complexo jurídico da cidade de Oeiras, que contará com a presença dos prédios da Justiça Eleitoral, Juizados Especiais, Justiça do Trabalho e Tribunal de Justiça.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores