Cidadeverde.com

Expoeiras: 60% da estrutura está montada

A Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (Expoeiras), exposição do setor agropecuário do Piauí, já está com 60% da estrutura montada, segundo o coordenador geral do evento, Luiz Henrique. A segunda edição do evento ocorrerá de 29 de maio a 01 de junho, no Parque de Exposição Antônio Tapety, em Oeiras.


O coordenador geral do evento ressalta que as estruturas físicas aumentaram para esta edição. “Os espaços das baias foi triplicado, como também o espaço para a exposição de ovinos caprinos equinos e bovinos, além da inclusão da arena de shows", destaca  Luiz Henrique, referindo-se a inserção do Oeiras Folia, festa tradicional da região, na programação noturna da exposição.


O evento, organizado pela prefeitura de Oeiras e parceiros, tem o objetivo de gerar oportunidades de negócios entre empresas e os pequenos produtores da região. A organização estima que está edição supere a realizada em 2013, onde aproximadamente 80 mil visitaram a exposição.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Artesãos discutem produção de produtos com a "Cara de Oeiras"

A Prefeitura de Oeiras em parceria com o Sebrae realizaram um workshop intitulado: Empreendedorismo, arte e religiosidade, agregando valor ao patrimônio material e imaterial em Oeiras. O evento foi realizado no sábado (17) no solar das 12 janelas, às 8h. A programação foi encerrada no café encanto, com uma mostra de grupos culturais da cidade.


Segundo o secretário de Cultura, Stefano Ferreira, o trabalho começou antes da Semana Santa, quando o prefeito Lukano Sá aderiu a uma proposta do Sebrae de trabalhar na qualificação e na melhoria do artesanato local e nos serviços voltados para o turista. Foi realizado um trabalho de mobilização com os artesões locais, pela Secretaria de Indústria e Comércio, e um trabalho de pesquisa realizado por dois consultores do Sebrae.


Stefano explica que a cidade vai passar por um processo de capacitação, onde a população precisa estar envolvida assim como todos os agentes ligados a rede de turismo da cidade. “Houve uma mobilização do artesão na cidade e a associação está bastante envolvida com a ideia. Esse é o momento onde esses consultores ouvirão os agentes de turismo e os artistas”, ressalta.


"Vamos trabalhar agora o que iremos produzir com a cara de Oeiras. Precisamos ter produtos que caracterizem a cidade, para que onde a pessoa estiver ela logo identifique que foi comprado em Oeiras. Não será só um produto, mais uma cartela que ao longo do tempo será produzido”, finaliza Stefano.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Campanha alerta contra exploração sexual infanto-juvenil

A prefeitura de Oeiras, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizará o projeto “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, de 12 a 16 de maio. A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate Ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.


O projeto, desenvolvido em parceria com o Conselho Tutelar e Secretária e Assistência Social, contará com uma vasta programação com palestras e distribuição de materiais informativos.

Durante o encerramento, estudantes farão caminhada pelas principais vias de Oeiras, a partir das 16h. 


Confira a programação

12.05 (Segunda-Feira)

Divulgação da Programação do 18 de Maio nas Rádios Comunitárias.

13.05 (Terça-feira)

Manhã e tarde: panfletagem com material informativo na BR. Blitz: bares, hotéis, motéis (Creas/Cras/Conselho Tutelar)

14.05 (Quarta-feira)

8h Palestra – Equipe Creas e Conselho Tutelar(Conjunto Cajueiro)

15h: Panfletagem e entrega da Lei Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual nos estabelecimentos: Bar, Moteis e Hoteis  mais populares(CREAS e Conselho Tutelar)

15.05 (Quinta-Feira)

9h – Palestra na Escola Juarez Tapety. Tema: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – com a EQUIPE CREAS e CONSELHO TUTELAR

15h – Palestra na Escola Visconde da Parnaíba. Tema: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – com a Equipe Creas e Conselho Tutelar

16h – Caminhada em alusão ao dia 18 de maio com todos os programas, toda a comunidade e os estudantes. Saída em frente ao Creas e encerramento em frente ao Cine teatro, com participação de alunos de todas as escolas.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Lukano Sá assina convênio para obras de abastecimento de água

Em Brasília, o prefeito de Oeiras Lukano Sá se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para assinatura de convênio que garante a liberação de R$ 3 milhões, a serem investidos em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário.


Ao todo, 30 localidades, cerca de 270 famílias, serão beneficiadas com as obras, que correspondem a terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Nestas comunidades, poços já foram escavados e a água começará a ser distribuída em breve. 

“Esta iniciativa reforça o nosso compromisso de garantir que toda a população oeirense tenha acesso a esses serviços, que são essenciais para a prevenção da saúde da comunidade”, ressalta o prefeito Lukano Sá.

As obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário serão executadas pelos gestores locais, responsáveis pela realização do processo de licitação, execução e acompanhamento das obras. A Funasa ficará responsável pela análise dos projetos, disponibilização dos recursos e acompanhamento da execução dos termos de compromisso estabelecidos com estados e municípios que celebram os convênios.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura realiza obras de intervenção em trecho da BR 230

Intervenções estão sendo realizadas, pela prefeitura de Oeiras, em trecho que interliga a BR-230 ao povoado Buriti do Canto. A obra é uma reivindicação antiga da população e visa, além de melhorar o acesso, diminuir o número de acidentes. 


De acordo como o vereador Expedito  Martins, o principal problema está em uma ladeira, que tem ocasionado vários transtornos à população. 

 
“Esta é uma reivindicação das comunidades e que o prefeito Lukano Sá está atendendo. Visando o bem estar da população, ele está realizando a intervenção na via, retirando as curvas para obter uma reta melhor e mais segura”, destacou o vereador.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Emater instala estação de monitoramento meteorológico em Oeiras

A Empresa  de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) inicia esta semana, juntamente com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Ministério da Ciência e Tecnologia os estudos para a implantação de estações de monitoramento meteorológico no Semiárido do Piauí. O projeto vai tornar possível a previsão do tempo; com chuvas e diagnóstico da umidade do solo, para ajudar o agricultor saber que culturas e quando plantar, de modo a diminuir perdas, nas safras, como ocorre hoje nas mais de 126 cidades que foram a região semiárida do Estado.


Para o diretor geral da Emater, André Nogueira, o projeto vai proporcionar uma verdadeira revolução no meio rural do Estado, principalmente para o agricultor familiar. “Com isso o pequeno produtor vai aumentar as chances de sua produção agrícola e não vai mais amargar perda total da safra como ocorre hoje. É um projeto de ponta do qual do Piauí está participando”, afirma. No Brasil serão instaladas 100 estações meteorológicas e 500 pluviômetros automáticos.No Piauí serão 10 estações e 50 pluviômetros automáticos.

O trabalho agora é visitar os 80 municípios do Semiárido e escolher as áreas que podem receber as estações e os pluviômetros, equipamentos já adquiridos pelo Governo Federal na Finlândia. Mais de 50% da área de Semiárido piauiense vai contar com a cobertura do programa. “Os estudos se iniciam agora e encerram em julho. A expectativa é de que as estações comecem a funcionar em um ano, até abril de 2015”, explica Adilson Rodrigues, engenheiro agrônomo, doutor em Recursos Hídricos e Ambientais, consultor do Ministério da Ciência e Tecnologia que já está no Piauí para acompanhar os técnicos da Emater neste trabalho.

As estações serão instaladas nas macrorregiões de Campo Maior, Piripiri, São Raimundo Nonato, Oeiras, Canto do Buriti, Corrente, Picos e Valença.

“Os estudos se iniciam agora e encerram em julho. Todos os dados colhidos serão enviados para o Cemadem, em São José dos Campos, através de sinal telefônico, via celular. A idéia é fechar uma malha completa de dados, desde a previsão do tempo a umidade do solo, de modo a garantir aos agricultores familiares e aos médios agricultores das regiões a garantia de que poderão plantar em segurança sem que sofram grandes perdas”, afirma o engenheiro Wilton Fontenele, da Divisão de Recursos Naturais, Solo e Água da Emater-Piauí. Wilton explica ainda que a Emater entra como parceira para identificar os pontos e no acompanhamento local da instalação e uso posterior dos equipamentos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governo do Estado confirma construção de novo campus da Uespi em Oeiras

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ganhará novo campus no município de Oeiras, localizado a 313 quilômetros de Teresina. A nova sede da instituição, que contará com novas salas, laboratório e biblioteca, será construída em terreno de 10 hectares cedido pela prefeitura do município.


O reitor da Uespi, Nouga Cardoso, destaca a importância da instalação do novo campus. “A Uespi de Oeiras é sediada em um prédio histórico e, por isso, não podemos fazer ampliações ou reformas. Como a demanda de alunos e novos cursos é crescente, entramos em contato com a prefeitura, que irá ceder o terreno. Buscaremos recursos para a construção de um campus moderno, que atenda a necessidade dos alunos da região Sul do Estado”, disse.

Atualmente, o município de Oeiras conta com a oferta de quatro cursos, no Campus Professor Possidônio Queiroz. Com a construção da nova sede, também será avaliada a ampliação da oferta de novas áreas de estudo, através de debates com a comunidade e gestores.

Os recursos para a construção do campus serão garantidos através de emenda parlamentar. “Estimamos que serão aplicados cerca de R$ 16milhões oriundos de emenda de bancada. Agora, estamos aguardando a aprovação do projeto pela Câmara Municipal”, finaliza o reitor Carlos Alberto.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Dupla é esfaqueada após discussão em bar por som automotivo

Uma briga em um bar resultou em dois feridos em Oeiras, na Beira-Rio, na tarde desta quinta-feira (01). De acordo com testemunhas, os acusados identificados como Wanderson Nonato de Sousa e Dailson José Francisco teriam se envolvido em uma discussão, incomodados com o volume de um som automotivo.

                              Foto: Muraldavila
Acusados foram identificados, mas continuam foragidos

"As vítimas chegaram ao bar em um veiculo com o som ligado, os acusados não gostaram e iniciaram a discussão", relatam testemunhas. 

As vítimas foram identificadas como Wedson Barbosa da Silva, ferido no braço e na axila, e Dyemison Júnior de Sousa e Silva, que sofreu perfurações na barriga. Ambos com ferimentos graves foram levados ao Hospital Regional Deolindo Couto e continuam internados.

Os acusados de desferirem as facadas ainda continuam foragidos. 


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras publica retificação em edital do concurso

O Instituto Machado de Assis divulgou a primeira retificação do edital 001/2014 correspondente ao concurso público da prefeitura de Oeiras.  No documento foram realizadas duas modificações: o nome do cargo que consta no quadro de provas para nível fundamental foi alterado para Motorista, e valor do salário do cargo de Técnico em Saúde Bucal passou para R$ 724.


As inscrições para o processo seletivo que possui vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior iniciam nesta segunda-feira (28) e seguem até o dia 17 de junho.

Os interessados devem procurar, unicamente, o site www.institutomachadodeassis.com.br. O valor da taxa de inscrição vária de R$ 39,20 a R$ 73,50, conforme a função pretendida. A data da aplicação das provas está prevista para 6 de julho de 2014, das 9h às 12h, em local que será divulgado posteriormente.

Os aprovados serão contratados por tempo determinado. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública municipal. Os salários variam de R$ 724  a R$ 4.128  com jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Quanto a dúvidas, todas as correspondências e comunicações a respeito do certame devem ser feitas exclusivamente pelo email: ima.oeiras2014@outlook.com, não sendo reconhecido nenhum outro endereço.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras lança edital de concurso com 252 vagas

Foi publicado nessa sexta-feira (25) o edital do concurso público da Prefeitura de Oeiras.  O certame prevê 252 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (28) e seguem até o dia 17 de junho. Os salários chegam até R$ 4.128, para o cargo de médico.
 
O processo seletivo que será realizado através do Instituto Machado de Assis terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. A taxa de inscrição é de R$ 39 para nível fundamental, R$ 49 para médio e R$ 73,50 para nível superior. A carga horário vária de 20 a 40h, de acordo com o cargo.
 
Os interessados devem observar rigorosamente as especificações e a documentação para a realização da inscrição contidas no edital no endereço eletrônico: www.institutomachadodeassis.com.br
 
 Todas as correspondências ou duvidas a cerca do certame devem ser feitas exclusivamente pelo email: ima.oeiras2014@outlook.com, não sendo reconhecido nenhum outro endereço.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores