Cidadeverde.com

Reunião discute elaboração do Plano Municipal de Educação em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma reunião para discutir a elaboração do Plano Municipal de Educação, que tem o objetivo de responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa. O evento ocorreu no auditório da SEMED e contou com a participação de representantes de vários seguimentos e setores sociais, como diretores de escolas, vereadores, representante da OAB/Oeiras e da promotoria pública.


 
A criação dos Planos Municipais de Educação é uma oportunidade para comprometer gestores e comunidade com as políticas públicas  para área, além de ser uma exigência do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Tendo em vista a adesão feita pelo município de Oeiras durante a gestão do prefeito Lukano Sá, esta reunião procura definir metas educacionais para o município por um período de 10 anos. A elaboração deste plano deve estar em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.
 
Ao todo são 20 metas a serem cumpridas, sendo que destas apenas seis são de total responsabilidade do município que deve em suas competências, propor e definir políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município.


 
A reunião realizada pela SEMED teve como orientador os ex-reitor da Universidade Estadual do Piauí, e atual superintendente estadual do Ensino Superior, o professor  Carlos Alberto Pereira, que falou da importância da elaboração deste plano para o desenvolvimento da educação básica, chamando atenção para que o mesmo seja amplamente discutido pela sociedade e acrescido de novos conteúdos oriundos das demandas sociais.
 
“A construção de plano de educação não é tarefa fácil, visto que muitas são as metas a serem cumpridas, porém devemos focar nos resultados, uma vez que com o plano se tem a capacidade de descentralizar as decisões educacionais. O plano em sua essência propõe que se criem estratégias para o desenvolvimento da educação no país. Por isso é preciso que junto tenhamos que discutir, só assim podemos chegar a uma educação de qualidade, que visa conter o número de analfabetos. Isso tudo é muito inédito. Quando se trata de uma ampla discussão que envolvo o governo e a sociedade esperamos que todos façam o seu dever de casa”, destacou Carlos Alberto Pereira.
 
Com a elaboração do Plano Municipal de Educação os gestores locais precisam fazer um diagnostico de sua realidade para que assim possa fazer o alinhamento junto ao Plano Nacional de Educação, responsável pela avaliação das ações exercida por cada município. É sob esta perspectiva que a construção do PME deve ser elaborado, levando em conta os profissionais da educação   e os diferentes  setores da sociedade ligados à educação. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia prende acusado de estuprar 5 crianças que eram seduzidas com R$ 1,00

A Polícia Civil investiga a denúncia de estupro contra cinco crianças com idades de quatro a oito anos de idade no Bairro Rodagem de Picos, em Oeiras. Um autônomo foi preso suspeito de cometer os abusos sexuais. De acordo com informações do Conselho Tutelar, as vítimas disseram que ganhavam dinheiro e o celular do acusado para brincar com jogos em troca do silêncio. 

O conselheiro Josivan Vieira conta que as crianças são do sexo feminino e quatro já foram submetidas a exame de corpo de delito que comprovou que não houve conjunção carnal. 

"Começamos a investigar após denúncias anônimas e encaminhamos o caso a Polícia Civil. Pelo que foi apurado até o momento, os pais da criança sabiam do que estava ocorrendo. Ele se aproveitava que era vizinho para ganhar a confiança de pais e filhos. As crianças disseram que eram acariciadas por ele, que pedia para não contarem aos pais. Em troca, ele entregava o celular para as meninas brincarem e dava pequenas quantias em dinheiro, em notas de R$ 1", explica Josivan Vieira. 

O suspeito morava com familiares e foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, nesta qaurta-feira (18). Ele, inclusive, trabalhava como autônomo com o pai de uma das vítimas. 

"Ele nega a todo momemto as acusações, mas as crianças contam tudo com riqueza de detalhes. A quinta vítima ainda será submetida a exames porque viajou com os pais", reitera Vieira. O caso está sendo acompanhado pelo Delegado Regional Paulo César. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito Lukano Sá visita Assentamento Areia Branca em Oeiras

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, em companhia do Secretário Municipal de Agricultura, Jonas Alves, e do Secretário Municipal de Finanças, José Raimundo, visitou na manhã desta quinta-feira (19) o Assentamento Areia Branca situado na zona rural do município no propósito de acompanhar as ações que vem sendo desenvolvidas pelos moradores desta comunidade. Atualmente a associação é formada por 30 famílias que têm como base econômica a agricultura familiar.


 
As ações desenvolvidas neste assentamento tem se tornado modelo, devido o empenho dos associados em encontrar soluções em conviver com as adversidades, sobretudo no período de estiagem. De acordo com o presidente da associação de moradores do Assentamento Areai Branca, Janiel Santos, muitas famílias deixaram o local, porém as que permaneceram vem somando forças para garantir a produção agrícola que proporciona o sustento dos moradores do povoado.
 
Com este cenário o assentamento vem recebendo benefícios oriundos do poder público municipal, que  em parceria com o Governo Federal e Estadual, tem destinado recursos  no intuito de otimizar a produção agrícola do local. Com estes investimentos já foi possível realizar a perfuração de um poço de 220 metros, sendo que 140 metros deste, totalmente revestido, o que possibilitará a irrigação de em media quatro hectares de terra.  
 
A contrapartida desta perfuração foi da CODEVASF, que vem oportunizando o homem do campo a ter acesso à água por meio desta ação, já o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disponibilizou o material de irrigação por micro aspersão fazendo com que as safras dos produtos cultivados não se percam e que sejam mais viáveis economicamente, além de aumentar a sua produtividade.
 
A Prefeitura de Oeiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura vem acompanhando de perto todas as atividades que estão sendo posta em prática no Assentamento Areia Branca, diante disso e no propósito de incrementar a renda e a produtividade dos moradores, viabilizou a abertura de dois tanques, cada um com a capacidade de armazenar 80 mil litros de água. Um deles será utilizado para a piscicultura e o outro será voltado para a irrigação. Para Janiel dos Santos, este trabalho conjunto vem elevando a autoestima dos moradores.


 
“Temos a expectativa de que tudo isso venha melhorar a vida de nós moradores do Areia Branca. Antes a gente não tinha oportunidade e não nos restava outra saída a não ser procurar outros lugares para trabalharmos, mas o que estamos vivendo agora é tudo diferente, estamos recebendo o incentivo dos governantes e pouco a pouco estamos colocando em prática tudo e logo estaremos colhendo aquilo que será resultado de nosso trabalho e de nossa coragem”, destacou o presidente da associação de moradores.
 
Com a visita e diante do empenho dos moradores do assentamento Areia Branca o prefeito Lukano Sá se comprometeu a buscar e sensibilizar os parceiros da administração municipal para que intensifiquem os incentivos à agricultura familiar não só neste assentamento mais em todos os que fazem parte do município de Oeiras.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

ADH garante retomada de obras de habitação em Oeiras

Uma parceria entre ADH e a Prefeitura Municipal de Oeiras vai permitir a conclusão de 95 casas do Conjunto Habitacional Wellington Gonçalves, localizado naquele município.  As obras que estão paradas a cerca de 3 anos serão retomadas na próxima semana, por determinação do governador Wellington Dias. A diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso, se reuniu nesta terça-feira (17), com o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, para tratar do assunto.

O diretor de Habitação da ADH, Raimundo Nonato Castro, acompanhado do assessor João Filho, também da ADH, esteve visitando o local das obras no último fim de semana. Ele se encontrou com o  padre João de Deus, de Oeiras, um dos idealizadores do projeto. Antes,  ADH e Caixa já haviam discutido a situação dessas casas e uma possível solução.

Segundo a diretora geral da ADH, trata-se de um empreendimento financiado com recursos do FGTS. “São casas do Programa Semeando Moradia, que é voltado para famílias de baixa renda”, explica Gilvana Gayoso. Segundo o engenheiro, Carlos Roldão, da ADH,  devido algumas pendências técnicas e financeiras os trabalhos de construção foram paralisados, mas agora o Estado fará os ajustes necessários.

O prefeito Lukano Sá, por sua vez, afirmou que Prefeitura  vai atender todas as exigências do programa para ver concluída a obra. “Vamos entrar com parte do material de construção, assistência técnica e social, tudo em parceria com a ADH, órgão responsável pelo projeto”, declara Lukano. Para o prefeito, o mais importante é a entrega das casas para as famílias beneficiadas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura lança programação do Circuito Cultural da Semana Santa

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultural, lançou na manhã desta terça-feira (17) no Cine Teatro Oeiras, a programação do Circuito Cultural Semana Santa de Oeiras 2015. Os eventos acontecerão nos intervalos das cerimônias litúrgicas organizadas pela Diocese de Oeiras e pela Paróquia de Nossa Senhora da Vitória.

As atividades culturais do Circuito Semana Santa acontecerão de 26 de março a 05 de abril e incluem exposições, teatro, música e artesanato. No primeiro dia de evento será realizada uma homenagem ao professor, músico e fotografo Gerardo Helcias'(in memoriam) e lançado o 'Ano Cultural Gerardo Helcias', por sua contribuição a cultura local. Na ocasião também será fixada uma placa na fachada de sua residência.

A programação inclui ainda a exposição 'Uma Vida em Retratos', do professor Gerardo Helcias, e a Coleção 'Oeiras Artesanal', que estarão disponíveis no Solar das 12 Janelas, shows musicas no Circuito Cultural Café Oeiras e a retomada do projeto “Teatro Vivo”, onde serão exibidas as peças “O Pequeno Príncipe”, voltada para o público infantil, e “Gases Vorazes”, ambas da  CIA de Teatro da Tribo. Os ingressos serão vendidos a preços populares e as apresentações ocorrerão no Cine Teatro Oeiras.

Paralelo as atividades, os oeirenses e visitantes também poderão visitar a exposição  “Iconográfica Bandolins de Oeiras” no Museu de Arte Sacra, das 08h às 11h, e  o Centro de Artesanato Salomé Tapety, que funciona da 08h às 12h. Ambos ficarão fechado na Sexta-Feira da Paixão.  


 Confira a programação cultural completa da Semana Santa 

Quinta-feira de Passos – 26 de março

09h – Abertura do Ano Professor Gerardo Helcias com descerramento de placa alusiva, na residência da família do homenageado - Praça 24 de Janeiro

20h30 – Lançamento da primeira coleção Oeiras Artesanal – Solar das 12 Janelas

21h – Abertura da exposição: Uma vida em retratos – Professor Gerardo Helcias (in memoriam) – Solar das 12 Janelas

21h30 – Solo instrumental com Maurício Damasceno – Solar das 12 Janelas

23h – Show musical com Eduardo Sousa (Voz e violão) – Café Oeiras    
 
 

Sábado de Passos – 28 de março

20h – Seresta ao Bom Jesus dos Passos – Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória
 
 

Domingo de Ramos – 29 de março

18h – Projeto Teatro Vivo: O Pequeno Príncipe – CIA de Teatro da Tribo – Cine Teatro

20h - Projeto Teatro Vivo: Gases Vorazes – CIA de Teatro da Tribo – Cine Teatro             
 
 

Quarta-feira Santa – 01 de abril

16h30min – Via Sacra da Juventude pelas ruas da cidade (saída da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória)

20h – Encenação da Paixão de Cristo na Praça das Vitórias – Grupo Mãos de Oeiras
 
 

Quinta-feira Santa – 02 de abril

OBS: A Prefeitura Municipal de Oeiras não patrocina e nem realiza nenhum evento neste dia.
 
 

Sexta-feira da Paixão – 03 de abril

00h – Show musical com Vanúsia Marques e banda – Café Oeiras
 
 

Sábado de Aleluia – 04 de abril

21h – Cantoria ao Ressuscitado no adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com
 

Oeiras: Pelo menos 11 pessoas ficam feridas após colisão entre 3 veículos

  • Fotos: Mural da Vila
  • Fotos: Mural da Vila
  • Fotos: Mural da Vila
  • Fotos: Mural da Vila
  • Fotos: Mural da Vila
  • Fotos: Mural da Vila
  • Fotos: Mural da Vila

Pelo menos onze pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma carreta e um carro de feira no município de Oeiras (271 km de Teresina). A colisão aconteceu na BR-230, sentido Oeiras-Floriano, na entrada do povoado Riachão.

Segundo a imprensa local, o carro de feira seguia para a localidade Turiaçú, quando um caminhão carregado com frangos bateu em sua traseira. O carro, modelo C10, ficou sem controle e colidiu em um terceiro veículo, uma carreta que estava em sua frente.

Três passageiros do carro de feira ficaram presos às ferragens. No local do acidente, o trânsito flui em pista única porque a outra via está interditada para obras do DNIT.

Todos os passageiros que seguiam no veículo sofreram ferimentos e foram socorridos pelas ambulâncias do samu e por carros particulares.

Veja a lista dos feridos que deram entrada no pronto socorro do Hospital Regional Deolindo Couto:

1- Maria de Lourdes Madeira da Silva
2- Francisco Madeira Reis Neto
3- Rita Maria da Silva Araújo
4- Antônio Francisco da Silva
5- Maria Eunice da Silva
6- Francisca de Araújo Santos
7- Maria Alacoque Madeira de Almeida Carvalho
8- Raiane Ferreira
9- Getúlio Batista de Carvalho
10-Diego Vinicius Madeira de Carvalho
11-Maria Valdeci Silvestre de Sousa


O Cidadeverde.com entrou em contato com o Hospital de Oeiras e confirmou que os três passageiros que ficaram presos às ferragens ainda não foram retirados. As vítimas que deram entrada no hospital apresentaram fraturas de coluna, pernas e braços.

 


Jordana Cury
Com informações do Mural da Vila
jordanacury@cidadeverde.com

 

Campanhas de vacinação serão intensificadas durante o mês de março

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará no mês de março a campanha de vacinação contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) e o monitoramento rápido de campanha da poliomielite e sarampo. 

Neste ano será ampliada a faixa etária das meninas que receberão a vacinacontra o HPV. A idade agora vai de nove a 11 anos, porém as que ainda irão completar 13 anos receberão a segunda dose. Outra novidade é que mulheres de nove a 26 anos “soro positivo” também poderão receber a vacina. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, apresentando a segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. 

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Geórgia Salanne, a proposta é levar a vacina para as escolas públicas estaduais, municipais e também privadas para que a campanha possa obter êxito no alcance e adesão do público-alvo. 

“Para conseguirmos atingir nossos objetivos é necessário termos como aliados os pais ou responsáveis por essas meninas, no propósito de contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde está disponível para atender este público-alvo com as três doses. E é importante salientar que tudo isso é uma prevenção do câncer do colo do útero, um dos que mais mata em nosso país”, frisou a coordenadora. 

Já o monitoramento rápido de campanha da poliomielite e seguimento de sarampo, visa corrigir falhas de imunização em crianças na faixa etária de um ano até cinco anos. Porém, mesmo que a criança já tenha se vacinado, deve receber a dose de reforço. Esta ação será desenvolvida por meio de visitas de puericultura e nos postos de saúde do município. 

Não poderão ser vacinadas contra o sarampo as crianças que estiverem com doenças febris moderadas ou graves. Neste caso, a vacinação deve ser adiada até que a criança melhore. Para as que estiverem em uso de imunoglobulina, sangue e derivados a vacinação deverá ser adiada por um período de três a 11 meses, dependendo do hemoderivado e da dose administrada, para evitar prejuízos na resposta imunológica pós-vacinação.  

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cultura e história de Oeiras são representadas em peças artesanais

A religiosidade, a arquitetura e a história da cidade de Oeiras, distante 313 quilômetros ao sul de Teresina, foram retratadas nas peças da Coleção Oeiras Artesanal, que será lançada no dia 26 deste mês, no Solar das 12 Janelas, no centro daquele município.

O projeto, que deu origem à coleção, é fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e a Prefeitura Municipal de Oeiras.

Oitenta artesãos e mestres de ofício participam da ação, que contempla diversas tipologias: bordado, crochê, cerâmica, fibras, cestaria, entre outros segmentos do artesanato.

De acordo com a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, essa coleção retrata a identidade do município, agregando valor à produção piauiense.

“Sentimos a necessidade de mostrar para turistas e para a comunidade local a riqueza da cultura de Oeiras. E uma forma de evidenciar isso é através do artesanato, elaborado com técnica apurada”, comenta Rosa.

Segundo a gestora serão expostas mais de mil peças entre almofadas, jogos americanos, bonecos de pano, souvenires, camisetas e também peças utilitárias. Um exemplo são os brincantes dos tradicionais Congos de Oeiras – grupo de dança religiosa formado por homens – que ganharão forma em bonecos de pano.

O trabalho para elaboração da Coleção Oeiras Artesanal foi iniciado ano passado, sendo fruto de estudos coordenados pela designer industrial paulista, Fabíola Bergamo, que tem larga experiência, tanto nacional como internacional, em consultoria e em desenvolvimento de produtos. Também fazem parte da equipe do projeto o arquiteto Áureo Tupinambá, a artesã Joana Darc e a consultora Rosário Barros.

Além do artesanato, o Sebrae no Piauí também atuará fortemente em outros segmentos como o turismo e a gastronomia para fortalecer essas cadeias produtivas, bem como fomentar o crescimento dos pequenos negócios naquela região. Entre as ações previstas estão cursos e consultorias nas mais diversas áreas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras divulga programação religiosa da Semana Santa

A cidade de Oeiras já se prepara para a maior e a mais tradicional Semana Santa do Piauí. As celebrações sacras que há mais de dois séculos são realizadas na cidade terão início no próximo dia 26 de março e devem prosseguir até o dia 5 de abril. Dentre as manifestações religiosas de maior notoriedade neste período estão: a Procissão do Fogaréu, acompanhada apenas por homens; a Procissão do Bom Jesus dos Passos, que reúne mais de 40 mil fiéis; e a Solenidade do Descimento da Cruz realizada na Sexta-Feira Santa.
 
Pensando na comodidade dos devotos, a Prefeitura de Oeiras em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e a Diocese de Oeiras, traçou as melhores estratégias para serem executadas visando atender as principais demandas durante as cerimônias litúrgicas. As melhorias vão desde os serviços de som até os banheiros químicos, que serão disponibilizados no Centro Histórico. Além disso, outras inovações tecnológicas serão utilizadas dando ainda mais visibilidade aos eventos.
 
No período a cidade vai contar com uma programação cultural, além da religiosa. Toda a logística da Semana Santa em Oeiras é planejada e executada pela Prefeitura, uma ação que tem o objetivo de fomentar o turismo no município. Nos últimos anos o evento tem ganhado uma dimensão maior nos meios de comunicação, tendo sua programação litúrgica transmitida pela internet.
 
Para esse ano, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, já foi fechado uma parceria com o site Cidade Verde que fará a cobertura virtual.

“Sendo Oeiras um dos mais importantes destinos do turismo religioso do nordeste é muito importante investimento em projeção e divulgação de nossas manifestações e cerimônias, a fim de atrair mais turistas. Isso vem acontecendo a cada ano por conta de transmissões e coberturas na mídia local, regional e até nacional. A prefeitura faz toda essa mobilização para que emissoras de TV, jornalistas e pesquisadores venham a nossa terra para divulgar nossa Semana Santa atraindo ainda mais visitantes”, destacou o secretário.
 
Segue a programação religiosa:

SEMANA SANTA DE OEIRAS DE 26/03– 05/04/2015
Tema: Diocese de Oeiras: 70 anos de Fé e Missão
Lema: Eu Vim para Servir (Mc.10.45)
 
26/03 (QUINTA-FEIRA DA FUGIDA)

10h30 – 12h00 – Mesa Redonda com o tema Semana Santa em Oeiras – 2015, transmitida pelas rádios da cidade
15h00- Confissão Auricular na Igreja Catedral
19h00- Missa na Igreja Catedral e, em seguida Procissão da Fugida de Bom Jesus, até a Igreja do Rosário.
21h00- Confissão Comunitária para adultos na Igreja Catedral
 
27/03 (SEXTA-FEIRA DE PASSOS)
 

07h00- Missa na Igreja do Rosário
08h00- Confissão Auricular dos Romeiros, na Igreja Catedral
10h30- Missa na Igreja Catedral
12h00- Ofício de Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário
16h30- Início da Procissão de Passos. Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, no Paço Municipal, proferido por Dom Wilsom Basso, Bispo de Caxias – MA
 
28/03 (SÁBADO DE PASSOS)
 
07h00- Missa na Igreja Catedral
08h00- Confissão Auricular, na Igreja Catedral
17h00- Missa de Ramos para Crianças na Igreja Catedral
19h00- Missa na Igreja Catedral
20h00-Seresta ao Bom Jesus dos Passos, na Igreja Catedral
 
29/03 (DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR)
 

08h00- Benção e Distribuição de Ramos na Igreja da Conceição e em seguida Procissão de Ramos até a Igreja Catedral, onde será celebrada a Missa Solene de Ramos
11h00- Batizados na Igreja Catedral
19h00- Missa na Igreja Catedral
 
30/03 (SEGUNDA-FEIRA SANTA)
 
Durante todo o dia, haverá confissão das pessoas enfermas.
19h00 – Missa do Crisma na Igreja Catedral (bênção dos Santos óleos e renovação das promessas sacerdotais). Nesta Missa, todos os Padres da Diocese estarão presente

31/03 (TERÇA-FEIRA SANTA)
 
08h00 – Confissão Auricular para os enfermos, na Igreja Catedral.
09h00 – Missa dos Enfermos, na Igreja Catedral. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos.
19h00 – Missa na Igreja Catedral.
17h00 – Via Sacra das crianças
 
01/04/2015 (QUARTA-FEIRA SANTA)

 
08h00 – Confissão Auricular para crianças que já fizeram a 1ª Eucaristia, na Igreja Catedral.
16h30 – Via Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da nossa cidade.
19h – Missa na Igreja Catedral e solenidade das Trevas.
 
02/04 (QUINTA-FEIRA SANTA) INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL
 
17h00- Missa Solene da Ceia do Senhor, na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:
19h às 20h – Bairros: Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII
20h às 21h – Escolas: Jean Piaget, CEMOPI, IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais Escolas do Ensino Fundamental
21h às 22h - UESPI e Ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá.
22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.
23h à meia noite – Casais Encontristas, Pastoral Familiar e Famílias em geral
21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Dr. João Batista Rios, Juiz de Direito e Pré – Diácono permanente.
 
03/04 (SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO) – DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA 
08h00- Confissão Comunitária na Igreja Catedral
17h00- Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral do Fiéis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. O sermão do descimento será proferido pelo Padre Edvaldo Pereira dos Santos, Padre da Área Pastoral de São Miguel do Fidalgo.
 
04/04 (SÁBADO SANTO) – DIA DO SILÊNCIO LITÚRGICO
21h00- Cantoria  ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h00- Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo.
 
05/04 (DOMINGO DA RESSURREIÇÃO)
08h30- Procissão do Senhor Ressuscitado
09h00- Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral
11h00- Batizados na Igreja Catedral
19h00-Missa na Igreja Catedral

Projeto 'Cine Jovem' leva filmes brasileiros para praças

Filmes brasileiros serão exibidos gratuitamente às quintas-feiras, a partir das 19h, na sala de projeção de filmes montada na praça da Juventude Darcy Ribeiro, localizada no bairro Canela, em Oeiras. 

Filme 'Lisbela e e Prisioneiro'

No mês de março serão exibidos os longa-metragens Tapete Vermelho, Cidade de Deus, Lisbela e o Prisioneiro e Guerra de Canudos. Para ter acesso à exibição dos filmes, os interessados deverão adquirir senhas na sede da Secretaria Municipal da Juventude, a partir das 8h. As vagas são limitadas por 50 a cada sessão. 

O secretário da Juventude, Nestor Júnior, destaca que o 'Cine Jovem' vem atraindo um público bastante significativo, sendo mais uma via de entretenimento na cidade. 

“Esta é mais uma ação com o intuito de dinamizar as atividades da praça da Juventude e da Secretaria de Juventude. Iniciamos as exibições nos bairros, fomos para a zona rural e agora em 2015 estamos com a agenda fechada para março no bairro Canela, um dos bairros com maior índice de vulnerabilidade social, tirando assim muitos jovens da ociosidade e mazelas sociais.  A gestão do prefeito Lukano Sá procura dar mais opção de entretenimento aos jovens por meio deste projeto, sobretudo, nas regiões de maior risco social", destacou Nestor Júnior.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores