Cidadeverde.com

Secretário estadual de Saúde visita Hospital Regional de Oeiras

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou as instalações do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, no sábado (24). Na ocasião, o secretário também se reuniu com o diretor interino, Anselmo Soares, onde trataram sobre os planos para melhorias de saúde da região.

Durante a reunião, os gestores trataram sobre as dificuldades enfrentadas pelo hospital. “Com essa visita, será possível definirmos quais os primeiros passos a serem tomados a partir de agora. Embora disponha, na maior parte, de uma boa estrutura, o local ainda precisa de algumas adequações, como é o caso do Pronto Socorro”, comentou o secretário. A pediatria será outra área que receberá uma atenção especial por parte da Secretaria de Saúde do Estado.

Ao visitar a reforma do Centro Cirúrgico Laurentino Pereira Neto, uma das prioridades do secretário foi determinar a imediata retomada de cirurgias eletivas e de urgências, que estavam suspensas. Com dois médicos cirurgiões e um anestesista, o hospital de Oeiras tem capacidade para realizar 20 cirurgias por mês, mas os pacientes eram encaminhados para Teresina, Picos e Floriano para atendimentos de média complexidade.

O fortalecimento dos hospitais regionais é uma das estratégias do novo governo para desafogar o atendimento de saúde na capital.

Além do secretário e do diretor interino, estiveram presentes o gerente de enfermaria, Valdenir Fortes, o médico cirurgião Marcos Santana, o diretor clínico Antônio Reis  e a supervisora administrativa Adriana Ferreira.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura convoca 62 aprovados em concurso público de 2014

  • Prefeitura de Oeiras
  • Prefeitura de Oeiras
  • Prefeitura de Oeiras
  • Prefeitura de Oeiras
  • Prefeitura de Oeiras
  • Prefeitura de Oeiras
  • Prefeitura de Oeiras
  • Prefeitura de Oeiras

A prefeitura de Oeiras está realizando a primeira convocação dos candidatos aprovados no concurso público organizado pelo Instituto Machado de Assis, realizado em julho de 2014. Neste primeiro momento estão sendo chamados candidatos para cargos na Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, estão sendo convocados 62 aprovados no certame, sendo 11 auxiliares administrativos para a zona urbana e 51 professores (12 na zona urbana e 39 na zona rural).
 
Os candidatos convocados deverão se apresentar na Secretaria Municipal de Educação, situada na rua Zacarias de Góes, S/Nº, Centro de Oeiras, no período de 2 a 6 de fevereiro de 2015, nos horários de 8h ás 12h e de 14h às 18h, para realizar a apresentação dos documentos necessários para a nomeação no cargo ao qual foram aprovados no concurso público organizado nos termos do edital  nº002/2014. No edital também é possível encontrar os documentos necessários no ato da apresentação.
 
Na última sexta-feira (23) foram enviadas correspondências aos aprovados para que os mesmos possam ficar cientes dos prazos a serem cumpridos e da documentação necessária para efetivar a nomeação. O concurso foi realizado para contemplar o quadro de funcionários das mais diversas secretarias do município, contendo um total de 232 vagas.
 

"A iniciativa visa melhorar os serviços públicos para a população, a criação de novas vagas de trabalho formal para a região, oportunizando que os filhos de Oeiras trabalhem em sua própria cidade, sem precisarem se deslocar para outros locais", disse o prefeito Lukano Sá.
 
Em breve, outras convocações serão realizadas. Após a homologação do certame a prefeitura tem um prazo de dois anos para chamar os aprovados, prazo que ainda pode ser prorrogado por igual período, como é previsto no edital.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Solenidade marca 192 anos de adesão de Oeiras a independência do PI

Oeiras comemora neste sábado (24),  os 192 anos de adesão do município a Independência do Piauí. A data, que é uma demonstração de coragem e dos ideais piauienses por liberdade, está sendo lembrada  com uma série de eventos cívicos que reúne autoridades e a população.

O governador Wellington Dias está presente na cidade para participar das atividades alusivas à data e disse estar orgulhoso de ser piauiense e ter tantos exemplos de dedicação, trabalho e resistência.

O dia começou às 8h, com o hasteamento da Bandeira do Piauí e Desfile Militar, no Paço Municipal até ao busto de “Visconde da Parnaiba”, onde foram colocadas corbelhas de flores em homenagem a este, que foi um dos principais nomes que lutou pela Independência do Piauí.

Oeiras - 192 da Adesão do Piauí( Foto: Paulo Barros)Na oportunidade, também são realizadas atividades religiosas em ação de graças, como um culto na 1ª Igreja Batista em Oeiras e uma Missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória.

O dia também será marcado pela Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageará entidades e pessoas que sejam dignas de reconhecimento por atividades e ações relevantes ao povo do Piauí e que são destaques no que fazem dentro e fora do estado.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ministério Público inaugura nova sede no município de Oeiras

O Ministério Público do Piauí inaugurou a nova sede do órgão no município de Oeiras durante solenidade realizada nessa sexta-feira (23). O prédio procurador de Justiça João da Mata Barbosa Nunes está situado na Rua Dr. Benedito Martins, nº 389, bairro Oeiras Nova.


 
A inauguração contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, e do presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças.
 
Durante a solenidade de inauguração, o coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça de Oeiras, promotor Carlos Rubem Campos Reis, falou do esforço conjunto dos poderes do Estado para a viabilização da nova sede.
 
“O Executivo, o Legislativo e o Judiciário atuaram em total parceria para que esse sonho se tornasse realidade. Cada setor deu sua parcela de contribuição e, sem dúvida, a região de Oeiras agora tem uma estrutura digna para atender as demandas população”, ressalta.


 
Durante seu discurso, o governador Wellington Dias enfatizou que a ampliação da estrutura do Ministério Público é de suma importância para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
 
“Agora, com uma sede própria, o atendimento na região de Oeiras vai melhorar consideravelmente e poder participar dessa inauguração em minha terra natal me deixa ainda mais feliz”, destaca.
 
A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, falou dos desafios para a construção do prédio. “O MP de Oeiras agora é a maior sede do interior do Piauí. Enfrentamos muitas dificuldades para a concretização desse sonho. Todo o prédio foi construído com recursos do Ministério Público do Piauí e nossa meta é avançar ainda mais a estrutura do órgão pelo interior do Estado”, enfatiza. 


 
O presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, frisou que a nova sede de Oeiras vai dinamizar o atendimento ao cidadão. “O promotores terão mais comodidade para atender as demandas da população. O prédio conta com uma excelente estrutura e já está de acordo com as normas de acessibilidade. Sem dúvida, essa sede representa uma conquista simbólica para a Justiça do Piauí”, observa.
 
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) possui quatro Promotorias de Justiça na comarca de Oeiras. Atualmente, o município também atende as cidades de Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, São João da Varjota, Santa Rosa do Piauí, São Miguel do Fidalgo e São Francisco do Piauí.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras realiza 1ª formação de gestores da rede de ensino em 2015

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Educação (SEMED), está realizando a I Formação Continuada de Gestores de 2015, com o objetivo de dar suporte teórico para nortear a rotina de trabalho dentro da área pedagógica administrativa da rede municipal de ensino. O evento está sendo realizado no auditório da SEMED desde a última segunda-feira (19) e deve prosseguir até a próxima sexta-feira (23), pela manhã das 8h às 12h e à tarde das 14h às 18h.


 
Durante esses dias cerca de 60 gestores entre diretores e coordenadores devem participar de oficinas, com estudos de casos (situações que ocorrem no cotidiano nas escolas) e debates, no propósito refletirem sobre as atividades desenvolvidas no ano passado e as ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.
 
Para a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, esse encontro possibilita a troca de informações entre as escolas, dando a oportunidade para que cada gestor possa apresentar suas experiências e contribuir para a consolidação de uma rede pública de qualidade e eficiência.
 
“Esse momento é de grande importância para a educação, porque o processo educacional é feito por muitas mãos e cabeças. Aproveitamos esta formação para definir diretrizes e traçar metas a serem alcançadas ao longo do ano, sobretudo agora em 2015, onde temos uma proposta nova, que é a mobilização familiar. No mais, é importante dizer que esse encontro de gestores e supervisores é uma pausa para fazermos uma reflexão e avaliação, no sentido de caminharmos em busca de uma educação com uma qualidade cada vez maior”, destacou Tiana Tapety.
 
Segundo a secretária de Educação, nesta perspectiva os gestores estão fazendo uma avaliação dos trabalhos e projetos realizados em 2014, ao mesmo tempo em que traçam metas para o ano corrente. Tiana Tapety afirmou ainda que o ano letivo de 2015 será de grandes desafios, onde se propõem a cumprir os 200 dias letivos com alunos. Outra informação repassada pela secretária é que a gestão municipal continuará pragando seus docentes o piso nacional.
 
Durante sua gestão o prefeito Lukano Sá tem intensificado ações e medidas que ampliem a qualidade do ensino público oferecido em Oeiras. Neste sentido, vem procurando qualificar gestores e professores para fomentar o processo de ensino aprendizagem no município. Para a gestora Anete Leal, essa formação continuada é uma oportunidade de dividir informações e de buscar novas vias de conhecimento no sentido de manter a qualidade da educação  no município de Oeiras.
 
“Essa formação está sendo de fundamental importância para nós, gestores. É um momento de reflexão para avaliarmos os pontos positivos e negativos. Para esse ano, enquanto gestora, espero fazer juntamente com os nosso professores uma educação ainda melhor, possibilitando o crescimento intelectual de nosso alunos em todos nos níveis, para que assim possamos fazer mais e melhor”, manifestou a gestora da Escola Municipal Girassol, Anete Leal.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Oeiras: PRF encontra motos roubadas e placa falsa

  • Fotos: Divulgação PRF
  • Fotos: Divulgação PRF
  • Fotos: Divulgação PRF
  • Fotos: Divulgação PRF

Atualizada às 18h23 (horário local)

Policiais rodoviários fizeram uma abordagem na quarta-feira (21), a uma loja de autopeças localizada no quilômetro 197 da BR 230, em Oeiras e localizaram dois veículos roubados e uma placa falsa. 

Segundo informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) para a imprensa, agentes suspeitaram das três motocicletas que estavam paradas em uma calçada e realizaram avaliação dos elementos identificadores dos veículos. Na vistoria foi constatado que os dados não correspondiam aos originais, de acordo com consultas realizadas aos sistemas PRF. 

De acordo com a PRF, uma das motocicletas estava com a placa clonada GVB-9254. Entretanto, a original era DVP-9869, com registro de roubo/furto. A segunda estava com sinais identificadores suprimidos e somente foi possível identificá-la após averiguação mais detalhada, chegando-se a sua placa original LWK-3893, também com registro de roubo/furto.

A terceira motocicleta estava com a placa CMT-3016 e vários elementos de identificação adulterados, tendo sido necessário também realizar buscas no veículo e nos sistemas para se chegar à verdadeira placa EGJ-7818. O responsável pelo veículo, F. dos S., 18 anos, não teria prestado maiores informações.

Abordagem contestada
A assessoria jurídica de E. R. de S., 30 anos, procurou o Cidadeverde.com para contestar informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal após a apreensão dos veículos. 

O proprietário de uma oficina foi citado pela PRF como proprietário de duas motocicletas compradas por meio de "recibo extrao ficial". 

Segundo a advogada Rosa Meneses, os policiais entraram no estabelecimento de seu cliente sem mandado de busca. Além disso, as motos não seriam de E. R. de S., mas sim de clientes da sua oficina que deixaram os veículos no local para conserto. As motocicletas também não estariam na calçada, como relatado inicialmente. 

Outra informação repassada pela PRF foi a de que os dois supostos proprietários das motos foram presos e levados para a delegacia de Oeiras. Rosa Meneses nega que seu cliente tenha sido preso. 

A advogada informou que seu cliente registrou boletim de ocorrência na delegacia regional de Oeiras em razão das informações divulgadas pela PRF/PI. 

Abaixo, vídeo divulgado pela PRF

 

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Oeiras estura implantação de sistema de monitoramento com câmeras

Com o objetivo de expandir a segurança pública no município de Oeiras, o prefeito Lukano Sá recebeu na manhã desta segunda-feira (19) o agente de vendas Edilson Nascimento e o diretor da empresa Hotshop, Júlio Cesar Albuquerque, que trabalham com equipamentos de última geração no sentido de fazer monitoramento urbano por meio de câmeras de alta resolução.

A proposta apresentada pelos representantes da empresa de segurança ao Prefeito Lukano Sá visa evidenciar as vantagens proporcionadas por esse tipo de serviço através de câmeras digitais em áreas de concentração comercial, bancária e principais vias de entrada e saída de centros urbanos.
 
Segundo o Diretor da empresa, Júlio Cesar Albuquerque, nas cidades que fizeram a aquisição desse serviço houve a redução de 50% nos índices de criminalidade nas áreas monitoradas. No Piauí, outros municípios já vêm utilizando esse benefício, o que tem agradado a população em decorrência do aumento da segurança.
 
“Para colocarmos esse serviço em prática primeiramente vamos fazer uma vistoria na cidade e termos a noção de quais os locais mais estratégicos, para que dessa maneira possamos ter uma cobertura de área bem maior. A partir de uma central teremos como monitorar a maior parte da cidade. Pela experiência que temos no uso desses equipamentos, há uma grande inibição nos atos de vandalismos e ações criminosas”, frisou o diretor da Hotshop.
 
Atendendo a recomendações feitas pelo Prefeito Lukano Sá, os técnicos em monitoramento urbano irão previamente fazer um levantamento topográfico da cidade e posteriormente apresentarão um projeto definitivo para uma última apreciação, que será feita pelo chefe do executivo local, juntamente com o Secretário de Finanças, José Raimundo de Sá Lopes.
 
Dentre os locais indicados pelo prefeito para serem analisados estão: Morro da Cruz; Morro do Leme; Anel Viário; BR-230; áreas do Centro Comercial e Centro Histórico; além dos bairros Jureminha, Canela, Oeiras Nova, Rosário e Uberaba e, sobretudo as Avenidas Rui Barbosa e José Tapety, em virtude de abrigarem o maior tráfego de veículos na cidade.
 
Para o monitoramento dos equipamentos o Prefeito Lukano Sá buscará fechar uma parceria com a Policia Miliar no sentido de manter ainda mais abrangente a segurança no município e otimização os recursos disponíveis para o policiamento nas áreas monitoradas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Promotor revive momento na fazenda Canela depois de 50 anos

  • Arquivo pessoal
  • Arquivo pessoal
  • Arquivo pessoal
  • Arquivo pessoal

Reproduzir uma imagem feita há mais de 50 anos, essa foi a ideia do promotor Carlos Rubem Campos Reis ao voltar à Casa de Fazenda Canela, na zona rural de Oeiras, a qual pertence sua família. No retrato estavam ele, seus irmãos Paulo Jorge e João Henrique e sua tia materna Rita Campos.  

O promotor conta que a foto original feita em 1962, após sua tia ter feito um curso em São Paulo e retornar trazendo uma camisa para ele sobre o bicampeonato do Brasil na Copa do Mundo no Chile. Carlos Rubem tinha quatro anos de idade.  

“Numa manhã de domingo daquele ano, certamente, encontrando-se a minha família passando uma temporada na Casa-de-Fazenda Canela – construção do último quartel do século XIX, cujo antigo dono foi o meu bisavô Antônio Francisco Nogueira – eis que por lá apareceu, avis rara, um fotógrafo. A meninada que brincava debaixo das árvores foi chamada para ser clicada. Rita Campos, que usava uma camisa polo escura e saia plissada branca, fez-se emoldurar pelos meus irmãos Paulo Jorge e João Henrique. De minha parte, achei por bem reproduzir uma pose que via nas revistas esportivas daquela época: como o meu ídolo, Garrincha, o mais badalado jogador daquela copa do mundo, fazia, agachei-me num só joelho e procurei eternizar o meu largo sorriso”, descreve a cena.

52 anos depois, ele reuniu os irmãos e a tia para fazerem a reprodução da mesma foto, no dia de seu aniversário. “A mesma emoção infantil outrora vivida, recompondo tal instantâneo no mesmo lugar, com as mesmas pessoas. Foi uma tentativa aproximada da reprodução do retrato guardado no baú do tempo”, destacou.

Ao autorizar a reprodução das fotos no Cidadeverde.com, o promotor disse que a ideia foi bem aceita por outros familiares e amigos, que querem reviver momentos ao refazer fotos antigas. “Estou aguardando ser chamado para reviver essas cenas”, afirmou.


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras recupera ruas do bairro Jureminha

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças e da Secretaria Municipal de Obras, está realizando obras e melhorias em ruas e avenidas do bairro Jureminha, no sentido de dar mais comodidade e qualidade à população residente na região.


 
Para o Secretário de Finanças, José Raimundo de Sá Lopes, este tipo de ação busca beneficiar a população do bairro, uma vez que as obras, além de melhorar o acesso às vias públicas, ainda valoriza o preço dos imóveis. “O que temos observado nos últimos anos é um crescimento muito grande da cidade, sobretudo na construção civil. Diante disso, percebemos que existe uma demanda quanto ao melhoramento das vias públicas, visto que muitas casas foram construídas em locais sem pavimentação, desta forma vamos fazendo as coisas por partes até chegarmos à devida estruturação”, explicou o secretário.
 
De acordo com a administração municipal, o bairro Jureminha tem vivido um crescimento urbano bastante elevado nos últimos anos. Diante desta realidade, que também se estende a outros bairros, a Prefeitura de Oeiras busca dar mais organização à esses espaços melhorando as vias públicas tanto para facilitar o deslocamento da população como também pela valorização estética do local.
 
“Quando vim morar no Jureminha em 1987, só existia uma casa. Com o passar dos anos o número foi aumentando e um grande problema era a falta de ruas, pois antes só existiam uns carreirinhos de terra. Hoje as coisas estão diferentes, o bairro está ficando uma belezura. As ruas que estão sendo abertas facilitam o acesso mais rápido ao Centro da cidade, como também facilitam a passagem de motos e carros”, destacou morador do bairro Jureminha, Inácio Andrada.
 
Outros bairros da cidade também irão passar por esse processo, onde algumas ruas e avenidas serão alargadas, outras serão abertas e tantas outras receberão o piçarramento. Estas medidas devem facilitar ainda outro processo que já vem sendo realizado em outros espaços do município que é a pavimentação.

A gestão do Prefeito Luakano Sá vem buscando atender a demanda da população, sobretudo no que se refere a melhorias nas vias públicas da cidade, por entender que a abertura de novas ruas e avenidas, tanto quanto o melhoramento das já existentes, contribui para uma melhor fluidez do trânsito, o que vai ao encontro com o objetivo de dar maior mobilidade urbana a todos os bairros oeirenses, um dos principais compromissos da administração municipal.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Campanha orienta sobre o diagnóstico precoce da hanseníase

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, durante todo o mês de janeiro, campanha de combate a hanseníase. Segundo a enfermeira Julia Sene, estão sendo oferecidos, gratuitamente, exames preliminares para o diagnóstico da doença. 
 
“O paciente com hanseníase além do tratamento precisa de acolhimento, não de preconceito. Quanto mais cedo for o diagnóstico é melhor para o tratamento. Com o diagnostico precoce, a pessoa poderá ter uma vida saudável. Uma das nossas estratégias é midiatizá-la para que todos possam saber de sua importância”, destacou a enfermeira.
 
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas acompanhadas de dormência; dormência nos pés, surgimento de caroços avermelhados ou castanhos na pele.


Em Oeiras o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da doença é feito por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, denominado poliquimioterapia. 
 
No próximo dia 28, será comemorado o dia de combate à hanseníase com o tema “Hanseníase: livre do preconceito, abrace a causa”. Para simbolizar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, realizará  palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Também em alusão a campanha, a imagem Nossa Senhora das Vitórias no mirante Morro do Leme receberá iluminação especial, com a cor amarela.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

Posts anteriores