Cidadeverde.com

Opala é destaque na sétima edição do Piauí Sampa

Imprimir
A opala, pedra preciosa só encontrada em Pedro II, no Piauí, e na Austrália, recebe homenagem na sétima edição da Feira Piauí Sampa, aberta nesta segunda-feira (8) e que prossegue até o domingo (14), no Eldorado Shopping, em São Paulo. O governador Wilson Martins destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado para incrementar a cadeia econômica da opala, como o Centro Tecnológico de Artefatos Minerais de Pedro II (Cetam), inaugurado em junho.

“A opala é prova de como a organização do setor produtivo do Piauí, com o apoio do Governo do Estado, pode se desenvolver e se profissionalizar”, comentou o governador Wilson Martins. O Cetam, por exemplo, recebeu investimento de R$ 134 mil e promove cursos de lapidação e joalheria com novas tecnologias em padrão internacional.


“O Piauí está investindo muito na indústria da mineração. Somos um dos estados que mais solicitaram pesquisas nessa área ao Governo Federal. Com a opala não é diferente. Temos investido em centros tecnológicos”, disse o governador, destacando que o Piauí também tem conseguido desenvolver bons Arranjos Produtivos Locais (APLs) em outras áreas, a exemplo do que acontece com a opala.

“Nosso APL de apicultura é o mais bem organizado do Brasil, com maior volume de exportação de mel orgânico do país. Queremos que com a opala a gente tenha o mesmo êxito, gerando emprego e riquezas”, relatou Wilson Martins.

A administradora de empresas Cintia Vieira, paulistana, disse estar encantada com as peças expostas no primeiro piso do Eldorado Shopping. “É uma pedra muito diferente e um trabalho original de joalheria. Dá vontade de levar todas”, afirmou.


Da Redação



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais