Cidadeverde.com

Operação Encomenda: PF prende comerciários e servidor dos Correios

Imprimir

Atualizada às 10h38

Durante coletiva, a Polícia Federal informou que foi desviado R$ 1.232.917,00 pela quadrilha de mercadorias do Correios. A informação é do superintendente da PF, Nivaldo Farias e dos delegados Reinaldo Camelo e Wellington Santiago que estão concedendo a entrevista.


Quatro ambulantes do Shopping da Cidade, um empresário de Piracuruca e funcionários dos Correios foram presos. Uma estudante de Enfermagem foi detida para prestar esclarecimentos. Nove mandados de prisão foram cumpridos.


A direção dos Correios encaminhou ofício solicitando os nomes da PF e como se dava o desvio. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Teresina/PI, União/PI e Piracuruca/PI, bem como em Guarulhos/SP e Artur Nogueira/SP



Atualizada às 10h21


Josimar Carvalho Fontenele, proprietário de loja de celulares localizada em Piracuruca também foi preso pela Polícia Federal na Operação Encomendas. 



O delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Welington Santiago, comandará a entravista coletiva, marcada para as 10h30, e explicará o envolvimento dos nove presos.


Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com



Já estão presos na sede da PF:

- Josimar Carvalho Fontenele
- Agostinho Pereira dos Santos
- Danisleide Lima
- Marcelo Lopes de Sousa


Os nomes foram revelados pelos advogados dos acusados. Os outros quatro presos não tiveram os nomes informados.


Atualizada às 10h08


O assessor de imprensa dos Correios no Piauí, Ari Conde, chegou à sede da Polícia Federal para acompanhar os desdobramentos da Operação Encomendas. Ele informou que a empresa foi pega de surpresa com a ação e ainda não sabe quantos funcionários estão sendo acusados.


Os Correios solicitaram, através de ofício, que a Polícia Federal informe a quantidade de servidores envolvidos e as acusações.


"O número de mercadorias desviadas é considerado normal pela empresa e quando isso acontece é feita uma restituição para o dono da mercadoria no valor que é informado na hora da postagem da encomenda", explicou.


Ainda segundo ele, os funcionários envolvidos serão submetidos a processo administrativo e podem ser demitidos.


Atualizada às 09h52


O casal Agostinho Pereira dos Santos e Danisleide Lima também foi preso pela Polícia Federal na Operação Encomendas. Agostinho seria funcionário antigo dos Correios.

A advogada que representa o casal, Maria Rocha, também está na sede da PF acompanhando as prisões.


A Operação Encomendas investiga o envolvimento de 9 pessoas com o extravio e roubo de encomendas enviadas pelos Correios.





O delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Welington Santiago, é quem comanda a operação e concederá entrevista coletiva para explicar a atuação da quadrilha.


Atualizada às 09h18

A Polícia Federal do Piauí cumpre desde as 4h da manhã de hoje prisões da “Operação Encomendas”. Os presos são acusados de roubar produtos dos Correios. Um dos presos foi identificado como Marcelo Lopes de Sousa, proprietário de uma loja de informática no Shopping da Cidade.

Os advogados deles estão na PF e alegam que não sabem quais as acusações.

 



A todo momento chegam malotes com mercadorias apreendidas na sede da PF em Teresina. A movimentação de advogados dos presos é grande.


Uma entrevista coletiva está marcada para as 10h30. Os delegados explicarão como a quadrilha atuava no extravio de mercadorias transportadas pelos Correios.

Atualizada às 08h55

O advogado do Sindicato dos Empregados dos Correios, Flávio Soares de Sousa, esteve na Polícia Federal em Teresina e confirmou que um servidor da empresa que trabalha no Centro de Distribuição de Encomendas (CDE) foi preso.

"Não posso declarar o nome do funcionário porque ainda estou tomando conhecimento das acusações para saber qual é o real motivo", afirmou.

Vários advogados chegam à sede da PF para tomar conhecimento do processo. Um outro preso foi identificado apenas como Marcelo.

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta (30) para cumprir 6 mandados de prisão preventiva, 3 mandados de prisão temporária, 5 mandados de condução coercitiva e 13 mandados de busca e apreensão.


A Operação Encomendas investiga crimes de desvio de mercadorias dos Correios. A quadrilha é acusada de desviar artigos como computadores, tablets, máquinas fotográficas e outros eletrônicos comprados pela internet.

Os mandados de busca estão sendo cumpridos em Teresina, União, Piracuruca, no Piauí, e Guarulhos e Artur Nogueira, em São Paulo.

Veja comunicado da PF

"A Polícia Federal no Piauí comunica que na data de hoje(30/05), deflagrou a “Operação Encomendas”, objetivando dar cumprimento a 06(seis) Mandados de Prisão Preventiva, 03(três) Mandados de Prisão Temporária, 05(cinco) Mandados de Condução Coercitiva e 13(treze) Mandados de Busca e Apreensão, os quais serão cumpridos nas cidades de Teresina/PI, União/PI e Piracuruca/PI, bem como em Guarulhos/SP e Artur Nogueira/SP.


A operação ora deflagrada visa desarticular grupo criminoso especializado na subtração/extravio de correspondências/encomendas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT, contendo vários tipos de mercadorias, especialmente notebooks, tablets, aparelhos celulares de alto valor comercial e, máquinas fotográficas, etc.


Logo mais às 10h 30, será concedida uma entrevista coletiva no auditório desta Superintendência Regional, ocasião em que serão repassadas todas as informações da presente acerca da operação policial.


Teresina/PI, 30 de maio de 2012.


COMUNICAÇÃO SOCIAL/SR/DPF/PI"


Aguarde mais informações


Leilane Nunes e Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais