Cidadeverde.com

Operação: Polícia realiza 14 prisões por tráfico; um italiano é preso

Imprimir
O delegado Leandro Ferraz, da delegacia regional de Oeiras, confirmou que agora já são 14 presos. Apenas um dos acusados apontados na Operação Inhaúma continua foragido. A polícia ainda procura por ele.

Entre os objetos apreendidos nos 15 locais onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão estão duas espingardas, um revólver, duas pistolas, além de uma Scania que é objeto de roubo. Também foram apreendidos maconha e cocaína. A quantidade ainda não foi revelada pela polícia.

Todos os presos estão concentrados em Inhuma e serão recambiados para Picos, onde ficarão presos a disposição da polícia.


"Ao final da operação, levaremos todos os presos para Picos. Concedermos uma entrevista coletiva ao meio dia, na Academia de Polícia, em Teresina, para relatar todos os procedimentos", declarou

Atualizada às 07h25

Agora já são 12 presos na Operação Inhaúma. A polícia irá transferir todos os presos para o presídio. Segundo o delegado Leandro Ferraz, foram expedidos 15 mandados de prisão e outros 15 de busca e apreensão. Todos estão sendo acusados de tráfico de entorpecentes.

Um italiano identificado como Fabrizio está entre os presos. Com ele, a polícia encontrou 2,5kg de cocaína.

Cães da Polícia Rodoviária Federal estão sendo utilizados para farejar e encontrar drogas nos locais em que estão sendo cumpridos os mandatos de busca.

Atualizada às 07h19

As delegacias de Inhuma e Oeiras e o Núcleo de Inteligência deflagraram às 06h de hoje (14), a Operação Inhaúma, com o objetivo de desarticular uma quadrilha acusada de tráfico de drogas com atuação nos municípios de Inhuma, Valença e Picos. A operação está sendo comandada pelos delegados Wildson e Leandro Ferraz, da Delegacia Regional de Oeiras

Até o momento, 8 pessoas foram presas, entre elas 1 italiano, de nome Fabrizio, que na sua residência foram encontrados 2,5 kg de maconha. Também já foram apreendidas 4 armas e drogas como maconha, cocaína e crack. 

Os 15 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão foram concedidos pelo juiz Kelson Carvalho Lopes da Silva, da comarca de Inhuma. 

Trabalham na operação cerca de 60 policiais militares, rodoviários federais e civis de diversas unidades.

Foram sete meses de investigação das Delegacias de Polícia Civil de Inhuma e Regional de Oeiras, em parceria com o 14º BPM/PI (Oeiras). Os crimes investigados são tráfico de entorpecentes e drogas afins, associação ao tráfico e formação de quadrilha.

A investigação partiu de denúncias anônimas. Descobriu-se uma extensa rede de traficantes atuando nas cidades de Inhuma, Valença e Picos.

Segundo delegado Leandro Ferraz entre os presos está um italiano. Com ele foram apreendidos 2,5kg de cocaína. "Possivelmente a prisão desse estrangeiro configure a existência de tráfico internacional de drogas. 

Ainda segundo o delegado, surpreendeu a extensão da região de atuação da quadrilha. 

A polícia continuará a investigação. "Vamos continuar a investigação e a gente quer oferecer ao Ministério Público a maior quantidade de provas possíveis", .

Todos os presos serão levados para Picos e o delegado geral da polícia civil, James Guerra, concederá entrevista coletiva ao meio dia para esclarecer a operação. 

"Inhaúma” remete ao nome popular de espécie de pássaro cuja presença abundava nas primeiras décadas do século XX a margem direita do Brejo do Sossego, quando a cidade de Inhuma/PI foi deslocada para tal posição após o declínio da exportação de maniçoba. 

Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais