Cidadeverde.com

Orquestra e Vox Populi estreiam “missa concerto” na São Benedito

Imprimir
A primeira teimosia foi gravar um DVD na igreja São Benedito. No entanto, a missão deste domingo (16) para a Orquestra Sinfônica de Teresina e o coral Madrigal Vox Populi foi unir a missa com um concerto voltado especificamente para a liturgia. O teste foi realizado ontem à noite no encerramento dos festejos da igreja São Benedito. Resultado: Orquestra e coral aplaudidos de pé pelos fieis.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

O frei Edmilson Vieira, que celebrou a missa, estava visivelmente emocionado com o resultado. Durante a celebração, o pároco chamou os maestros Aurélio Melo e Luciano Klaus para darem uma palavra aos fiéis.  

Aurélio explica ao Cidadeverde.com que a missa concerto é diferente da gravação do DVD, que foi feita com o prédio fechado e com estrutura de som e iluminação.


“Falamos com o padre e levamos essa ideia de colocar o concerto dentro da missa. O padre teria que conhecer a peça, e o frei Edmilson praticamente participou das gravações e achou boa a ideia, mas mesmo assim nós da orquestra estávamos ansiosos. Se trata de uma missa nos moldes de antigamente onde era muito sofisticada, tanto que Lutero na reforma acabou com a missa concerto, que as pessoas estavam deixando de ver a parte litúrgica para curtirem, digamos assim, a música”.

Luciano Klaus lembrou que os ensaios do madrigal Vox Populi são realizados no convento São Benedito e que o coral se sentia em casa. “É o sacro trazendo pra si a música. É a missa virando concerto e para nós do madrigal não deixa de ser uma homenagem ao santo negro, a São Benedito”, disse Luciano.


No final da apresentação, a orquestra e o coral fizeram uma surpresa aos fiéis resgatando o cântico “Queremos Deus”, uma referência para a liturgia católica.

Novas apresentações

Com a experiência exitosa, a orquestra e o coral irão apresentar a mesma missa concerto na igreja da Vermelha no dia 19 de março e no dia 25 será a vez da celebração na paróquia de Fátima celebrada pelo arcebispo Dom Jacinto.


Campanha de arrecadação

Frei Edmilton lembrou que a igreja São Benedito vai comemorar 140 anos e este ano realiza uma campanha de climatização do templo. Ele contou que fez um orçamento e é necessário arrecadar cerca de R$ 150 mil. Quem quiser ajudar na campanha deve entrar em contato com a igreja, na avenida Frei Serafim.

 
Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais