Cidadeverde.com

Padilha anuncia estudo sobre crack e se impressiona na Fazenda da Paz

Imprimir
Acompanhado do governador Wilson Martins (PSB) e outras autoridades, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou na tarde deste sábado (5) a Fazenda da Paz, no povoado Cacimba Velha, zona rural de Teresina. Impressionado com a comunidade terapêutica, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, ele prometeu levar a experiência a outros estados, e anunciou para março uma pesquisa nacional sobre o avanço das drogas. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O trabalho inédito é realizado em parceria com a Fiocruz, e pretende mostrar um raio x do consumo de álcool, crack e outras drogas pelo brasileiro. Padilha afirmou que a pesquisa vai municiar o plano de enfrentamento aos entorpecentes, uma das prioridades do Governo Federal. 

Na Fazenda da Paz, Alexandre Padilha se disse impressionado com o trabalho da entidade. Ele visitou as acomodações dos internos e espaços onde funcionam o Cineterapia, lavanderia, biblioteca e ambulatório. Fez diversos questionamentos ao coordenador da comunidade, Célio Barbosa, em especial sobre as condições para atendimento de depentendes químicos.


Localizada no povoado Cacimba Velha, a Fazenda da Paz conta com 140 internos e 400 na lista de espera. Segundo Célio Barbosa, cada dependente químico custa R$ 880 por mês. Apenas suicidas e esquisofrênicos não são recebidos. Pacientes com distúrbio bipolar passam por uma triagem, com cerca de 30 dias entre avaliações e exames até serem internados.  A comunidade firmou parceria com a secretaria de Educação para os estudos dos que passam por tratamento. 

Desde 1996, 10 mil pessoas foram atendidas na Fazenda da Paz. Cerca de 40% dos internos são recuperados. 


Célio Barbosa aproveitou a visita para entregar ao ministro a Carta do Piauí, feita durante evento em janeiro por presidentes de comunidades terapêuticas de todo o Brasil. Entre os pedidos, a revisão do financiamento para as entidades, que hoje cuidam de 80% dos dependentes químicos do País. Padilha informou que o modelo de destinação dos recursos está sendo reformulado e vai beneficiar entidades como a Fazenda da Paz. 

O ministro da Saúde ganhou de presente uma caixa com cajuína produzida pelos internos. Ele ainda viu um vídeo que mostra o trabalho da Fazenda da Paz. "Estou impressionado. Certamente, esta experiência será levada para o nosso plano de enfrentamento contra as drogas", declarou. 


O prefeito Elmano Férrer, o senador Ciro Nogueira (PP), e a secretária estadual de Saúde, Lilian Martins (PSB) também acompanharam a visita.

Em seguida, Padilha seguiu para o Hospital Universitário, último compromisso da sua agenda no Piauí. 

Yala Sena (flash da Fazenda da Paz)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais