Parnaiba
  • No Piauí, Lenine acompanha pesca artesanal em projeto no litoral

    O cantor Lenine acompanhou a atividade de pesca artesanal e despesca dos currais de peixes monitorados pelo projeto Pesca Solidária no litoral do Piauí. O músico desembarcou em Parnaíba na última quinta-feira (19) em viagem  promovida pelo projeto "Encontros Socioambientais com Lenine - Música e Sustentabilidade numa só nota". Os encontros são patrocinados pela Petrobras e tem como objetivo, ampliar a conscientização sobre cidadania e o conhecimento de práticas e tecnologias sustentáveis.

    Fotos: ProParnaiba

    O Pesca Solidária atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna e da água do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, importante local onde vivem várias espécies, inclusive o peixe-boi marinho, além de várias espécies de tartarugas e aves. O projeto também trabalha com educação ambiental, organização político-social e geração de renda dos pescadores, marisqueiras e demais comunidades da região; bem como ações de desenvolvimento local que incluem capacitação em técnicas de produção, beneficiamento e comercialização do pescado.




    Rayldo Pereira
    Com informações de Proparnaiba
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 19/04/14, 09:57
  • Projeto Senhor das Pedras registra primeiro exemplar de mero em Parnaíba

    Nesta última terça-feira, 15, biólogos do projeto Senhor das Pedras, patrocinado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o projeto Sociobiodiversidade da Ilha, financiado pela Tropical Forest Conservation Act-TFCA, geridos pela Comissão Ilha Ativa-CIA, registraram o primeiro exemplar do peixe mero (Epinephelus itajara) na praia Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, Piauí. 


    O projeto executa suas ações desde agosto de 2013 e envolve pesquisa e conservação na Área de Proteção Ambiental-APA Delta do Parnaíba. Para o início de suas atividades a equipe recebeu capacitação do projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, que realiza estudos sobre a espécie em diversos pontos do litoral brasileiro. 

    O mero de aproximadamente 0,73cm foi capturado acidentalmente por pescadores quando realizavam a pescaria do ariacó. De acordo com as informações, o peixe foi fisgado a 23 metros de profundidade por meio de linha e anzol e não foi possível salva-lo. A equipe foi acionada e o exemplar entregue voluntariamente durante o acompanhamento do desembarque pesqueiro realizado pelos biólogos. 


    Segundo a coordenadora do projeto, bióloga Kesley Paiva, a confiança estabelecida entre os pesquisadores e pescadores artesanais, permitiu com que estes repassassem o material. “Por meio de nossas atividades, verificamos que os pescadores da Pedra do Sal conhecem e respeitam a lei nacional que proíbe a captura, transporte e comercialização do mero, mas não entendem as causas que o acometeram à ameaça de extinção. Assim, estas informações também são repassadas a comunidade, que passa a colaborar cada vez mais, tornando-se parceira do projeto e da espécie”. 

    “O registro dessa ocorrência é de extrema importância, pois as informações sobre o mero no Piauí ainda são escassas. Esse material nos fornecerá diversos dados e será analisado por pesquisadores do projeto e outras instituições. Isto também reforça a importância e necessidade de continuação das ações, buscando mais parceiros para a proteção do mero na APA Delta do Parnaíba, comenta a coordenadora de campo”, bióloga, Liliana Souza.

    Com informações de Proparnaiba
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 18/04/14, 17:32
  • Homem é preso acusado de ameaçar PM com faca

    O homem identificado como Evaldo Silva Carvalho, 38 anos, conhecido como Pelado, foi preso acusado de ameaçar um policial militar no município de Parnaíba, a 318 km de Teresina. Segundo o cabo Farlon Machado, do Ronda Cidadão, Pelado teria desacatado a ordem de um PM à paisana e se armado com uma faca. 

                                  Fotos: Proparnaiba

    "Pelado importunava seus parentes para comprar uma mercadoria, quando o policial, que estava à paisana, pediu para que Evaldo se retirasse. Ele saiu e retornou com uma faca para matar o policial que reagiu e acabou ferindo o agressor na sobrancelha do lado direito", conta o cabo. 


    O caso foi registrado no bairro Piauí, no início da noite desta quinta-feira (17). Evaldo Silva foi medicado e levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba.


    Graciane Sousa
    gracianesousa@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 18/04/14, 10:00
  • Cantor Lenine desembarca Piauí onde visita Projeto Pesca Solidária

    O cantor Lenine chegou ao Piauí onde participa de visita as ações do Projeto Pesca Solidária, nas cidades de Cajueiro da Praia, Chaval e Bitupitá. O cantor desembarcou no aeroporto internacional de Parnaíba, por volta das 14h40 desta quinta-feira(17) acompanhado da representante da Petrobrás, Leila Maciel.

    Foto: Divulgação ; Pesca Solidária
    Lenine desembarca no aeroporto de Parnaíba

    Este é o sétimo projeto visitado por Lenine durante os doze encontros socioambientais que estão sendo promovidos pela Petrobras e Governo federal. Logo na chegada, Lenine participou de entrevista com imprensa local e neste momento segue para Barra Grande onde deve pernoitar.


    Lenine segue na manhã desta sexta-feira (19) para Chaval onde fará uma saída embarcada para conhecer as espécies envolvidas no projeto. O cantor encerra sua visita no próximo sábado (19) com show gratuito na praça de Jericoacoara no litoral cearense.




    Rayldo Pereira
    rayldopereira@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 17/04/14, 17:38
  • Pedreiro é preso acusado de tentar estuprar a própria cunhada

    O pedreiro identificado como Júnior da Conceição Araújo, 22 anos, foi preso acusado de tentar estuprar a própria cunhada, no bairro Piauí, em Parnaíba, a 318 km de Teresina. A vítima estava sozinha na residência, reagiu e teve a roupa rasgada. Vizinhos escutaram gritos de socorro e ajudaram a jovem. 


                                        Fotos: Proparnaiba

    A suposta tentativa de estupro ocorreu por volta das 04h, desta quarta-feira (16), quando a vítima estava dormindo e acordou com o barulho do cadeado.


    "O suposto agressor chamou por seu irmão e com a porta entreaberta por uma corrente, pediu sal. O cadeado abriu e ele teria entrado na casa e segurado a mulher pelo braço tentando tirar sua roupa. Ele ainda teve tempo de passar a mão nos seios da vítima, que começou a gritar", disse a vítima a PM.

    A  mulher foi encontrada com hematomas no braço, ombro esquerdo, nas costas e nos glúteos.


    Graciane Sousa
    gracianesousa@cidadeverde.com
    Com informações Proparnaiba


    Comente aqui! / Em 17/04/14, 10:01
  • Carcereiro descobre grade serrada e aborta fuga do 2º DP

    Um carcereiro da Central de Flagrantes abortou a fuga de dois presos do 2º Distrito Policial de Parnaíba, nesta terça-feira (15). A tentativa de fuga teria sido planejada pelos detentos Igor da Conceição Sousa e Francisco Martins de Almeida, acusados de homicídio e tráfico de drogas, respectivamente. 

                                 Fotos: Portaldocatita

    "Fazia entrega de presos na delegacia do 2ºDP, quando me apoiei na barra da grade que caiu, pois havia sido serrada. Fizemos uma inspeção na cela e encontramos uma serra que foi apreendida", conta o carcereiro. 


    Igor da Conceição e Francisco Martins Almeida foram transferidos para a Penitenciária Mista de Parnaíba. Os outros detentos foram transferidos para  uma cela ao lado.


    Com informações Portaldocatita
    cidades@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 16/04/14, 12:58
  • Cantor Lenine visita projeto litoral do Piauí

    O cantor Lenine visita nesta sexta-feira (18) o projeto Pesca Solidária que abrange os municípios de Cajueiro da Praia, no Piauí, e Chaval e Barroquinha no Ceará. O artista ainda fará um show na cidade de Jericoacoara. 


    Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto, Chico Brandão, Lenine deve desembarcar em Parnaíba pela manhã e seguir para a região do estuário que abrange as três cidades cearenses e a Cajueiro da Praia. "Ele irá visitar a região dos rios Timonha e Ibatuba, que fica na divisa do Piauí com o Ceará. Vai ver a despescar e conversar com os pescadores locais. Depois irá conhecer outros projetos e irá se apresentar em Jericoacoara", descreve. 

    A turnê “Encontros Socioambientais com Lenine” chega ao estuário dos rios Timonha e Ubatuba, no litoral da divisa dos estados do Piauí e Ceará. No dia 18, o artista estará na cidade de Chaval (CE) e vai visitar a área de pesquisa do programa anfitrião: o Projeto Pesca Solidária. Lenine também fará uma apresentação aberta ao público na Praça Central de Jericoacoara dia 19, às 20h30 horas.

    Durante o encontro, Lenine visitará, embarcado, o estuário dos rios Timonha e Ubatuba juntamente com pescadores das cidades de Cajueiro da Praia, Chaval e Barroquinha, municípios que compõem a área de abrangência do Pesca Solidária. Na ocasião o cantor vai conhecer a fauna e a flora da região e acompanhar a pesca artesanal, bem como a despesca dos currais de peixe; ele estará acompanhado de técnicos do Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA). Lenine fará uma viagem de imersão no ecossistema do estuário dos rios que desaguam no mar entre os estados do Piauí e Ceará, dentro da área de abrangência do Projeto.

    Na manhã de sábado (19), Lenine mais os representantes do Pesca Solidária e de outros cinco projetos patrocinados pela Petrobras participarão de uma atividade de Educação Ambiental em Jericoacoara, quando será realizada uma limpeza de praia e distribuição de material informativo relacionado ao lixo.


    Projeto
    Lenine deu início a uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil para encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música. "A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto", explica o cantautor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou "orquidoido", como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.

     
    Os “Encontros Socioambientais com Lenine” percorrem as 5 regiões do país e já passaram pelo projeto “Floresta Sustentável” na Praia do Forte, Bahia e “Orquestra Jovem”, “Tecendo uma Rede de Cidadania” (MG), “Centro de Referência de Esporte Educacional” (RS), “Mantas do Brasil” (SP), “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” (AM) e “Bichos do Pantanal” (MT). As próximas paradas serão: “Pesca Solidária” (CE), “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” (RJ), “Meros” (ES), , “Encauchados” (AC), “Comunidade Produção e Renda” (MA) e “Cerrado Vivo” (GO). Toda essa extensa agenda conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental.
     
    Serão dois dias de ações em cada destino. No primeiro dia o cantor visita o projeto anfitrião e no segundo celebra com a comunidade local, conhecendo a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais. O encerramento será com um show gratuito, onde Lenine revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão. 

    A estimativa é de que ao final do projeto, mais de 24 mil pessoas sejam alcançadas diretamente, e 640 mil indiretamente, pelas ações do projeto ‘Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota’. O artista já passou pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. Até junho, ele conhecerá iniciativas ambientais, sociais e de esportes educacionais distribuídas por 12 estados das cinco regiões geográficas do país.


    Da Redação 
    redacao@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 16/04/14, 10:56
  • Carro de professor é incendiado com candeeiro em Parnaíba

    Um automóvel Gol prata começou a pegar fogo por volta das 18h30 do último sábado (12), na rua Samuel Santos, bairro Pindorama, em Parnaíba. Populares tentaram conter as chamas e então descobriram qual foi a razão do início das chamas: um candeeiro foi localizado sob o veículo. 

    Fotos: Blog do Pessoa

    Segundo informações do major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, o crime está sendo investigado. “Os vizinhos agiram e não deixaram o fogo se alastrar até a chegada dos Bombeiros. Tudo indica que foi um incêndio criminoso causado por um desafeto do proprietário, que é professor. A Polícia já está investigando”, ressalta o militar. 


    Uma testemunha afirma ter visto um rapaz próximo ao veículo e pensou que ele estava apenas acendendo um cigarro. A residência do professor fica próximo ao local onde ocorreu o incidente. 




    Da Redação
    Com informações do Blog do Pessoa
    redacao@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 13/04/14, 10:41
  • Acidente entre Kombi e automóvel deixa um morto em Buriti dos Lopes

    Uma colisão frontal entre uma Kombi (HOY 2154 – São Luis/MA) e um Gol (NWY 0226 – Timon/MA) deixou um morto e vários feridos na BR 343, na cidade de Buriti dos Lopes. O acidente aconteceu no local conhecido como Curva do Pirangi por volta das 16h de sábado (12). 

    Fotos: Portal do Catita

    Após o impacto, o motorista da Kombi ficou preso nas ferragens e chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu na ambulância do Samu. Os demais feridos do veículo coletivo se feriram e foram encaminhados ao Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. 


    Uma mulher identificada como Iara Coelho, estava no banco de passageiros do Gol e saiu ilesa da colisão. 




    Segundo o major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, havia quatro ocupantes na Kombi. "A equipe que atendeu a ocorrência me informou que eles seriam de uma banda. O motorista morreu e os outros três tiveram ferimentos e escoriações", descreve o militar. 

    Da Redação (Com informações do Portal do Catita)
    redacao@cidadeverde.com


    Comente aqui! / Em 13/04/14, 08:51
  • Homem é preso com munições de arma de fogo dentro de casa

    O Serviço Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí prendeu o auxiliar de Serviços Gerais Jeová de Carvalho Santos, 28 anos, por volta das 20h de sexta-feira (11) no bairro Ilha Grande, em Parnaíba.  

    Os policiais obtiveram a informação, através de denúncia anônima, de que na casa de Jeová Santos haviam munições de arma de fogo. Quando chegaram a casa, na Travessa Evangelina Rosa, pediram para entrar e encontraram, no guarda roupas, 25 munições de arma revólver de calibre 38. 

    O homem disse que não tinha arma. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes.


    Com informações do Proparnaíba
    cidades@cidadeverde.com



    Comente aqui! / Em 12/04/14, 17:57
busca
recentes

| © CidadeVerde.com 2014 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masvio |