Cidadeverde.com

Polícia Militar prende homem com arma de fogo e munições em Parnaíba

Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Sérgio Luiz, prendeu um homem identificado como Gerdson dos Santos Almeida, de 32 anos. Mais conhecido como Neném, ele foi detido com uma arma e munições.

Neném foi preso na noite de terça-feira (31) em uma casa no Conjunto Habitacional Rosápolis, no Residencial Dom Rufino. Com ele, a Polícia Militar apreendeu uma pistola calibre 38, 11 munições intactas e R$ 341,15 em dinheiro.

Neném foi detido ao ser flagrado tentando repassar a arma para outro repórter. Os policiais interceptaram a ação e deram voz de prisão.

Encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, Neném disse ser o dono da arma. O homem de 32 anos acrescentou ainda que já foi preso por tentativa de homicídio em 2012.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Parnaíba terá unidade para tratamento de pacientes com câncer

Durante reunião realizada nesta terça-feira, 31, o superintendente de Organização da Assistência Hospitalar, Coronel Gerardo Rebelo, recebeu o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e a secretária municipal de Saúde, Amparo Coelho Santos, para tratar sobre instalação de uma unidade de oncologia, onde são atendidos os pacientes com câncer.

Atualmente, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo estado e municípios são os recursos financeiros. “Entretanto, o nosso objetivo é otimizar os recursos e buscar, junto ao Ministério da Saúde, uma forma de avançar. Outro ponto discutido, deu-se em relação a produção dos hospitais. Por conta disso, em alguns momentos, o Estado deixa de receber mais recursos que podem servir para mais investimentos para a oncologia”, frisou o superintendente.

Devido a grande procura por atendimento e tratamento para o câncer, a Secretaria solicitou, junto à prefeitura, que os pacientes sejam orientados sobre a Central de Regulação, que hierarquiza a complexidade do atendimento e permite que o usuário seja atendido de forma mais rápida.

Na ocasião, também foi discutida a ampliação de leitos para cirurgias eletivas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), proposta pelo prefeito Florentino Neto. “A cooperação entre o Governo do Estado e o município é de suma importância para proporcionar melhorias na saúde. A implantação desses leitos, em Parnaíba, representará um grande avanço”, comentou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bombeiros resgatam cadela que ficou por 24 horas presa entre muros

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para resgatar uma cadela que estava presa entre tijolos do muro de duas residências no bairro Pindorama, em Parnaíba. O animal teria ficado preso por quase 24 horas, após entrar por um buraco entre as paredes. 

O resgate da cadela foi registrado em vídeo. As imagens mostram que bombeiros tiveram que quebrar parte do muro para conseguir resgatá-la.

"O resgate demorou porque a família não acionou a guarnição assim que percebeu o que tinha ocorrido. Tivemos um pouco de dificuldade, pois o muro tinha uma certa extensão e não sabíamos onde o animal estava, para quebrar a parede e com cuidado ainda, para não machucá-lo. Assim que abrimos o buraco, a cadela apareceu e a equipe fez o resgate", explica o major Rivelino Moura, comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Parnaíba. 

A remoção do animal durou quase dois minutos e apesar do tempo presa entre os muros, a cadela estava aparentemente bem. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura remove trailers irregulares para fazer jardins em Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba deu continuidade nesta terça-feira (31) à ação de desocupação dos logradouros públicos utilizados de maneira irregular. Pela manhã, a Empresa Parnaibana de Supervisão e Abastecimento (EMPA) fez a remoção de um trailer na avenida Armando Cajubá, no bairro São Francisco da Guarita.

Segundo o presidente da EMPA, Romualdo Seno, todos os trailers destituídos de alvará de funcionamento, alvará da Vigilância Sanitária e Termo de Autorização de Uso serão removidos. Ele acrescentou ainda que outras remoções já aconteceram também de forma pacífica. "O proprietário de um trailer pediu um espaço no Mercado Quarenta. Outro dono, cujo trailer estava inutilizado, pediu para que a EMPA removesse e colocasse em sua casa", emendou.

A EMPA conta com a parceria da Superintendência de Parques, Praças e Jardins para recuperação desses espaços com um processo de ajardinamento.

O promotor de justiça Antenor Filgueiras ressaltou que o trabalho de remoção e fiscalização é contínuo e tem a finalidade de evitar que os logradouros sejam utilizados de forma irregular. Segundo o promotor, o Ministério Público conseguiu um parecer junto à Superintendência do Patrimônio da União que também é favorável às ações que já estão sendo desenvolvidas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Encenação "Um Homem Chamado Jesus" chega a sua 21ª edição em Parnaíba

Há 20 anos, a encenação da via sacra em Parnaíba “Um Homem Chamado Jesus” promove uma reflexão sobre a vida de Jesus de Nazaré, o Cristo, oportunidade em que valoriza o turismo cultural religioso, a o ator e artista local e, principalmente, suscita a evangelização através do teatro.

Na noite de segunda-feira (30/03) no salão São Francisco, na matriz de São Sebastião, Bairro Campos, em Parnaíba, foi realizada uma cerimônia de lançamento da 21ª edição do espetáculo. A Via Sacra organizada pelo grupo Perseverantes no Espírito Santo (PES), recebeu subsídio de R$ 100 mil, através da Superintendência Municipal de Cultura, por meio do edital R. PETIT de apoio à cultura, conforme a Lei nº. 2.732, de 05 de abril de 2013, que dispõe sobre a concessão de patrocínio pelo Poder Executivo Municipal, a projetos de Transversalidade Étnico-Cultural.

O diretor geral do espetáculo, Juarez Fontenele, destacou que a realização do espetáculo é um sonho realizado, agradeceu a todos a quem partilha o momento. A via sacra em Parnaíba tem um público fiel de mais de 20 mil expectadores e conta com mais de 100 atores. O ator Ricco Lima, que interpretou personagens nas novelas da Rede Globo, como Sangue Bom e Sete Vidas, vai interpretar Pôncio Pilatos. Sua esposa será a atriz e ex-BBB, Flávia Viana, que atualmente interpreta uma professora na novela Chiquititas do SBT.

O ator James Soares, que vai interpretar o personagem Jesus, afirmou ser a quinta vez que protagonizará no espetáculo. “Ao interpretar Jesus Cristo, a gente chora, se alegra, sofre e compreende a mensagem”, enfatizou ao comentar a humilde do Mestre por Excelência. O superintendente de Cultura, Helder Souza, citou a força da igreja fazendo e motivando atividades culturais religiosas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem é preso em flagrante após atingir gato com facão

O homem identificado como Hamilton Carneiro de Sousa, de 31 anos foi preso em flagrante por crime ambiental e maus tratos a animais na manhã do último domingo (29) em Parnaíba, litoral do Estado. Hamilton foi denunciado após ferir um gato comum facão artesanal.

De acordo com o cabo da Polícia Militar Ataíde, o animal ficou bastante ferido. Com o acusado foram apreendidos um facão artesanal e um vergalhão, ambos de ferro.

O curioso é que o próprio acusado chamou a Polícia pois ele corria risco de linchamento após a agressão ao animal. Na delegacia, a proprietária afirmou que Hamilton é conhecido na região por envolvimento com crimes.

Rayldo Pereira
Com informações de Proparnaiba
rayldopereira@cidadeverde.com

Secretaria apresenta ações de combate à criminalidade em Parnaíba

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, através do secretário Fábio Abreu, anunciou uma série de ações voltadas ao combate à criminalidade em Parnaíba. A informação foi repassada ao vereador André Neves, que esteve reunido na sede da Secretaria, em Teresina, na última sexta-feira.

Durante a audiência, Fábio Abreu informou que equipes de policiamento do RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) devem chegar à cidade nos próximos dias. Segundo ele, o objetivo é realizar uma operação de varredura, principalmente visando tirar criminosos das ruas e reduzir a ocorrência de crimes.

Outro ponto importante foi o anúncio da nomeação de 350 novos policiais militares (oficiais e praças) ainda este ano, que iniciarão em breve o curso de formação na Academia em Parnaíba. O secretário disse a André Neves que pelo menos 10% deste efetivo vai ficar lotado na cidade, podendo até ser um número maior.

Ainda na ocasião, o secretário Fábio Abreu declarou que pretende retomar o projeto de implantação de câmeras de segurança, para realizar o monitoramento eletrônico em Parnaíba. O sistema, apelidado de Guardião, chegou a ser lançado na gestão passada, mas nunca chegou a operar efetivamente.

“Motivado pelas notícias diárias de assaltos e outros crimes tomei iniciativa de falar direto com o secretário. Ele prontamente nos atendeu e agora esperamos que as medidas sejam implementadas o mais rápido possível”, explicou André Neves. A reunião aconteceu por intermédio do apresentador Ieldyson Vasconcelos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bombeiros resgatam corpo de trabalhador da Construção Civil no Rio Igaraçu

Equipes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba resgataram o corpo de um jovem identificado como José Augusto Costa do Santos, 26 anos, no Rio Igaraçu, por volta das 7h, desta segunda-feira (30). De acordo com o comandante da corporação, Major Costa Lima, a vítima havia desaparecido há quase 48 horas nas proximidades da ponte Simplício Dias. 

         Fotos: Blog do Pessoa

"Ele seria trabalhador da Construção Civil e sumiu nas águas na noite do último dia (28). O corpo já estava em avançado estado de decomposição. A família acompanhou as buscas e o resgate. Ele foi encontrado cerca de 3 km do local onde desapareceu", explica o major Costa Lima. 

O corpo de José Augusto- que morava em Parnaíba- foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Parnaíba, para ser periciado e liberado para velório.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Ambulância pega fogo ao levar mulher baleada a hospital

Uma ambulância do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) pegou fogo quando fazia o transporte de um paciente do hospital para uma clínica particular na avenida Presidente Getúlio Vargas, centro de Parnaíba.

           Fotos: Blogdopessoa

O incidente ocorreu na tarde deste sábado (28), em frente à clínica particular. Além do motorista, a paciente identificada como a assistente social, Maura Virgínia, estavam no veículo. Ela foi ferida na nádega em um crime ainda a ser apurado pela Polícia Civil e que resultou na morte do ex-presidiário, Marcos Antonio de Sousa Nascimento.

De acordo com a Polícia Militar, o incêndio ocorreu no retornou ao Heda e pode ter sido ocasionado por uma má instalação de fios no veículo. Os ocupantes da ambulância não sofreram ferimentos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para controlar as chamas. 

 

Com informações Blogdopessoa
cidades@cidadeverde.com 

Ex-presidiário morre com tiro na cabeça e assistente social é baleada

Ex-presidiário Marcos Antonio de Sousa Nascimento, 44 anos, morreu com um tiro na cabeça por volta das 9h30 deste sábado (28) na avenida São Sebastião, bairro São Benedito na cidade de Parnaíba. O fato ocorreu na residência da assistente social Maura Virgínia, 44 anos, que foi ferida na nádega. 

As circunstâncias em que o episódio ocorreu ainda estão sendo apurado pela polícia.

 

Fotos: ClickParnaíba

 

De acordo com a PM, Marcos Antonio é um ex-presidiário que conhecia a assistente social. “Ele conheceu esta senhora que o ajudou, deu apoio, inclusive em relação a defesa. Segundo informações ela também o ajudava financeiramente e ela deu 50 reais para ele antes de morrer. O dinheiro foi encontrado com o corpo”, descreve o comandante da PM de Parnaíba, tenente-coronel Costa Lima. 

O delegado Ademar Canabrava, que está no plantão da Central de Flagrantes de Parnaíba neste final de semana, informou ao CidadeVerde.com que no local do incidente foi encontrada uma pistola 635 que seria do ex-presidiário. “Ele é muito conhecido em Parnaíba porque há dez anos atrás esquartejou uma mulher e jogou os pedaços da vítima em um poço. Ele foi encontrado com um tiro do lado esquerdo da cabeça. A assistente social foi levada ao hospital e está fora de perigo. O caso será investigado pelo 1º DP porque há muitos detalhes que precisam ser apurados”, adiantou Canabrava. 

Imagens da residência filmaram Marcos Antonio entrando no local e podem ser utilizadas para ajudar a polícia nas investigações.

 

 

 

Carlos Lustosa Filho
carloslustosa@cidadeverde.com

Posts anteriores