Cidadeverde.com

Restaurante Universitário da UFPI é fechado por irregularidades

Após vistoria do Corpo de Bombeiros, o Restaurante Universitário da UFPI, campus de Parnaíba, foi fechado por tempo indeterminado nesta sexta-feira (26). No local foram encontrados algumas irregularidades e permanecerá sem funcionamento até que sejam tomadas medidas de segurança.


O diretor do campus, Alex Marinho, esclarece que há um mês foi realizada uma inspeção pelo Corpo de Bombeiros por solicitação dos próprios estudantes. 


“Não existe sinalização, os extintores estavam há três anos e meio vencidos, além de outros pontos críticos como o Restaurante Universitário e a cozinha da Casa dos Estudantes da instituição”, pontua.

De acordo com Marinho, o Corpo de Bombeiros notificou a UFPI no dia 06 de março de 2013, indicando quais itens haviam sido reprovados. “Eles pediram que a universidade se manifestasse em três dias úteis e o diretor à época pediu para que fosse dado um prazo maior que foi de 60 dias. Já se passaram 47 dias, porém não foram tomadas medidas suficientes”.


O diretor explica que o fechamento do RU foi decisão do Conselho Departamental do campus. “A partir de todos os relatos que ouvimos, entre eletricistas, alunos, Bombeiros e baseado também em um laudo do Corpo de Bombeiros, percebemos que o RU e a cozinha da Casa dos Estudantes são casos de urgência. Baseado nisso, fizemos uma circular nº 13/13-GAB para que os locais fossem fechados até que se regularize os itens de segurança necessários, pois coloca em risco, não só os estudantes e professores, como também, toda a comunidade acadêmica”, explica. 

O diretor ressalta que a substituição de extintores de incêndio já foi realizada, mas considera a quantidade insuficiente para atender a demanda de todo o prédio. Alex Marinho conta também que existe um projeto de segurança, já licitado, para todo o campus e que uma empresa do Estado da Bahia está responsável pela elaboração do projeto. 


“Esta empresa está desenvolvendo o projeto que depois de elaborado precisa ser aprovado pelo Corpo de Bombeiro, tramitado e só depois implementado. É importante lembrar que a decisão por parte do Conselho Departamental da UFPI é que se a situação não for solucionada o RU continuará fechado por medidas de segurança”, complementa. 



Itens reprovados pelo Corpo de Bombeiros no campus da UFPI em Parnaíba

- Inexistência de um ou mais sistemas de segurança contra incêndio e pânico exigidos para edificação;

- Inexistência de um ou mais componentes de um sistema exigido para a edificação;

- Falta de condições de operacionalidade ou de manutenção de um ou mais sistemas exigidos para edificação;

- Falta de condições de operacionalidade ou de manutenção de um ou mais componentes de um sistema exigido para edificação;

- Ausência de Atestado de Regularidade ou Atestado de Conformidade ou posse dos documentos com prazo de validade vencido ou cassados;

- Ausência de sinalização ou indicação de um ou mais componentes de um sistema exigido para edificação;

- Inexistência das vias de escapes para a população da edificação;

- Vias de escapes para a população da edificação obstruídas ou deficientes;

- Ausência de um ou mais dispositivos destinados a proporcionar segurança às vias de escape;

- Ausência de um ou mais sistemas de proteção de estruturas exigidas para a edificação;

- Deficiências na instalação de um ou mais sistemas de proteção de estruturas exigidos para a edificação;

- Existência de sistemas ou equipamentos inadequados ao risco a proteger;

- Sistemas ou equipamentos mal instalados ou mal localizados;

- Sistemas ou equipamentos mal dimensionados para o risco a proteger.

Com informações Proparnaiba
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais