Cidadeverde.com

PM dupla suspeita de arrombar loja e furtar pedras de opala

Dois jovens suspeitos de arrombar e furtar uma loja de joias na avenida José Lourenço Mourão , bairro Vila Operária, em Pedro II, a 195 km de Teresina, foram localizados pela Polícia Militar. De acordo com a subcomandante da PM, tenente Charlene Sampaio, os crimes ocorreram no aniversário da cidade, em 11 de agosto, e além de opalas, a dupla levou suplementos alimentares, também comercializados no local. 

                                    Foto: PM

"Para ter acesso à loja, eles entraram durante a madrugada pela janela. Após fazer o arrastão, eles levaram ainda o sistema de câmeras de segurança, mas esqueceram de levar o HD e a PM teve acesso às imagens e conseguiu localizá-los", explica a subcomandante. 

O cabo Antônio Carlos informou que o suspeito identificado apenas como Charles foi preso um dia após a ação criminosa e ainda estava com algumas opalas no bolso e na mochila. O segundo investigado, identificado como Vavá foi localizado em casa, na semana passada. 

"O Vavá foi localizado após um telefonema anônimo. O restante dos produtos do furto, joias e suplementos, estavam escondidos debaixo da cama. Ele negou que houvesse participado do crime e disse que tinha achado tudo em uma casa abandonada", explica o cabo da PM. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Mulher confessa que cometeu crime para proteger sobrinha, diz polícia

As duas mulheres suspeitas de envolvimento da morte do Manuel Cavalcante Maia, 17 anos, assassinado com um punhal, no fim de semana, prestaram depoimento na delegacia de Pedro II. A investigação da Polícia Civil apontou que a esposa da vítima, uma adolescente de 16 anos, não teve participação na morte. O homicídio teria sido praticado por Ana da Silva Martins, tia da garota, que tentou impedir que a sobrinha fosse agredida.

As duas foram ouvidas pelo titular da Delegacia de Pedro II. Genival Vilela informou que a suspeita confessou o crime. O assassinato ocorreu por motivos banais, segundo o delegado. 

"A suspeita e seu marido estavam bebendo com o casal de adolescentes na porta de casa. Quando a bebida acabou, as duas mulheres saíram para comprar mais. Como elas demoraram, a vítima saiu para ir atrás da esposa e no caminho acabaram se desencontrando. A suspeita conta que ele se irritou e ficou enciumado porque a esposa demorou e foi tentar agredí-la, quando ela entrou para separar os dois e desferiu uma única punhalada no peito vítima. Todos estavam sob efeito de bebida alcoólica", explica Vilela. 

Ainda de acordo com o delegado, Ana da Silva Martins já estava com a arma branca usada para matar a vítima. "Ela já tinha histórico de agressividade. Uma das testemunhas do caso disse que ela já havia tentado matá-la com uma faca, ou seja, com as mesmas caractéristicas. A irmã da Ana também está presa porque cometeu um crime semelhante", reitera. 

O homicídio ocorreu na noite do último sábado (08), em frente da casa do casal de adolescentes, no conjunto Novo São José, no bairro Engenho Novo, em Pedro II. A suspeita ainda tentou fugir, mas foi presa pela Polícia Militar e permanece na delegacia da cidade. A esposa da vítima foi liberada. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Adolescente é morto a facadas após discussão com namorada em Pedro II

Um adolescente identificado como Manuel Cavalcante Maia, de 17 anos, foi morto a facadas na noite deste sábado (8) após uma discussão com a namorada. O fato ocorreu no bairro Novo São José, em Pedro II, a 195 quilômetros de Teresina.

O crime aconteceu por volta das 19h. Pouco depois do assassinato, a Polícia Militar capturou duas suspeitas: uma adolescente de 16 anos e uma mulher de 29 anos. Identificada como Ana Martins da Silva, a maior assumiu a autoria das facadas.

"Ela é tia da menor que foi apreendida e contou que o adolescente ia bater na sobrinha. Nesse momento, ela tentou apartar a briga e ocorreu o homicídio", relatou o cabo José Carlos Ferreira Gomes, da Polícia Militar de Pedro II.

Detidas após denúncia anônimas, as duas foram encaminhadas à Delegacia de Pedro II. Como Ana assumiu a responsabilidade, a adolescente de 16 anos, que era namorada da vítima, foi liberada. A maior, porém, segue presa.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Comunidade que vivia isolada é beneficiada com estrada em Pedro II

Mais uma comunidade da zona rural de Pedro II está sendo beneficiada com ações da gestão municipal. As famílias do povoado Riacho Fundo vão ganhar um abastecimento d'água e a estrada que dá acesso à BR-404.

Apesar de estar localizada a poucos quilômetros da sede do município, essa comunidade vive um dilema: fica a apenas 1,2 quilômetro da BR-404 e bem próximo do Açude Joana, que abastece boa parte da população de Pedro II. Mas, segundo os moradores, a comunidade vive isolada e sem água, fato que tem provocado a migração das famílias para outras localidades.
 
Hoje, o Riacho Fundo possui doze casas habitadas e, por conta de algumas ações que estão sendo iniciadas, gradativamente, os moradores que foram embora estão retornando.

O povoado já tem energia elétrica, implantada pelo Programa Luz para Todos, e agora a Prefeitura está construindo a estrada que possibilita duas opções de acesso à cidade e a Agespisa está analisando uma solicitação do município que garante o abastecimento d'água para todas as famílias.
 
Ao todo, serão 3 quilômetros de estrada que vão interligar o Riacho Fundo à Colônia de Pescadores e ao povoado Pé de Manga, ambos às margens da BR-404.

Para a prefeita Neuma Café (PT), o município tinha uma dívida histórica com aquelas famílias. “É um momento de satisfação, não somente para os moradores desse povoado, mas, principalmente para nós que queremos o bem do município e do nosso povo”, disse. "Era uma promessa antiga que, agora, estamos cumprindo", emendou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Após ameaça de morte, conselheiros tutelares pedem segurança

Após sofrerem uma série de ameaças e até invasão a residência, os conselheiros tutelares de Pedro II pedem reforço em sua segurança pessoal as autoridades em Teresina. A conselheira Maria Concebida chegou a receber uma carta com uma ameaça de morte e teve sua casa invadida pelos menores. A carta traz a seguinte mensagem: "Um aviso te dou. É melhor sumir se não quiser perder a língua e terminar numa vala morta dona Maria", diz a carta.

"Eles já amassaram o carro do companheiro Francisco Aguiar, quebraram o carro do conselheiro Adelino, extraviaram a documentação e  foram até minha casa de arma em punho e quebraram a frente da minha casa inteira. Tudo foi quebrado", conta a conselheira.

Diante das graves ameaças, os conselheiros  e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil se reuniram na tarde desta quarta-feira (17) com o secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu para apresentar as denúncias. Na oportunidade, foi entregue um relatório com detalhes sobre as ameaças enfrentadas por cada um. O documento também contém informações sobre casos investigados e que teriam provocado a ira dos agressores.

O secretário geral da OAB no Piauí, Sebastião Rodrigues, alerta para a situação de perigo a que não só os conselheiros, mas a população está submetida. "Em Pedro II existem localidades que foram denominadas como Cracolândias a olhos nus e todos fazem de conta que não sabem. E elas são apenas alguns pontos críticos para os conselheiros", afirmou o representante da OAB.

O conselheiro Adelino Gomes, ressalta que as medidas devem servir de exemplo não só para Pedro II mas para todo o Estado. "Acreditamos que em todo o Piauí, nossos colegas sofrem retaliações. Esperamos que essas medidas se extendam para todo o Piauí", pontuou o conselheiro.

O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, prometeu providências e afirmou que pedirá o reforço da PM. " O apoio que nós daremos é na cidade inteira. Os policiais vão ter essa proximidade maior nas residências e no local de trabalho deles e os conselheiros e policiais terão essa proximidade maior. Tão logo eles precisem, poderão acionar", garantiu o secretário.

Informações de Gorete Santos (TV Cidade Verde)
Rayldo Pereira (Da Redação)
rayldopereira@cidadeverde.com

Pedro II será 1ª cidade a implantar Núcleo de Saúde do Trabalhador

Pedro II será o primeiro município do Piauí a implantar o Núcleo de Saúde do Trabalhador - NUSAT. Para isso, profissionais da Atenção Básica estão recebendo capacitação, realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), no sentido de sensibilizá-los para fortalecer ações na prevenção de acidentes relacionados ao trabalho e promoção de ambientes e processos de trabalhos saudáveis.
 
O curso teve a participação da diretora da DIVISA, Tatiana Chaves. “O município de Pedro II está de parabéns por ser o primeiro município a aderir o projeto de implantação do Núcleo”, disse.
 
No total, 24 municípios foram previamente selecionados para o enfrentamento de problemas surgidos, tendo como objetivo minimizar os impactos gerados pelo aumento da demanda de serviços ao SUS, através de ações de vigilância em saúde, com foco na saúde dos trabalhadores.
 
A previsão é que em Pedro II, o NUSAT passe a funcionar a partir do mês de setembro. “A nossa prioridade é com o trabalhador da saúde. Após a capacitação, nós vamos nos organizar, adquirir os equipamentos necessários para que possamos ter o NUSAT funcionando o mais breve possível”, disse a secretária municipal de saúde , Amanda Andrade.
 
A seleção dos municípios que vão implantar o Núcleo seguiu alguns critérios, entre eles, priorizar aqueles locais com população acima de 20 mil habitantes e que já notificam agravos refrentes à saúde do trabalhador. “É uma honra para nós sermos o primeiro município do Piauí a implantar o NUSAT e ter esse papel de referência para todas as outras cidades em relação a saúde do trabalhador, que precisa desse olhar de vigilância”, destacou o coordenador do NUSAT em Pedro II,  Luis Barroso.
 
A capacitação em Pedro II gerou grande expectativa para os profissionais de saúde. “Essa é uma iniciativa bastante louvável. Acho que Estado e município estão de parabéns por essa iniciativa. Com certeza veio para contribuir com os trabalhos que já desenvolvemos aqui de saúde do trabalhador”, afirmou o agente de saúde João Chaves.
 
Os municípios irão receber do Estado um incentivo financeiro, destinado à aquisição de equipamentos para dar inicio as atividades do Núcleo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Funasa finaliza obra de esgotamento sanitário em Pedro II

A Fundação Nacional de Saúde, presidida pelo engenheiro Henrique Pires, está investindo R$ 7,5 milhões no projeto de esgotamento sanitário do município de Pedro II, distante 195 Km de Teresina. A obra está em fase de conclusão.

Segundo o presidente Henrique Pires, a estimativa é fazer a entrega do sistema no segundo semestre. "A obra já está em fase adiantada e deverá ser entregue muito em breve. Isso representa um ganho para a população do município, já que os investimentos em esgoto proporcionam mais saúde e qualidade de vida para a população", afirma.

A construção da estação de tratamento será retomada em breve, segundo o presidente. Há também uma parceria sendo firmada com a prefeitura municipal para a elaboração do projeto, construção do aterro sanitário e destinação adequada do lixo produzido na cidade.

Além de Pedro II, a Funasa tem um conjunto de obras semelhantes sendo executadas em vários municípios do interior do Piauí, como Batalha, Piracuruca, Altos e Demerval Lobão. "Todos esses municípios possuem investimentos da Funasa e as obras estão em andamento. O que pretendemos é levar esse benefício para todo o Estado até universalizar o atendimento", destaca Henrique Pires.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Donos de hotéis e pousadas passaram por capacitação em Pedro II

O município de Pedro II, distante 195 quilômetros ao norte de Teresina, proporciona aos visitantes diversas atrações turísticas. Exuberantes cachoeiras, paredões rochosos gigantescos, museus, trilhas e sítios fazem parte dos atrativos da cidade.

Atento a isso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizou diversas capacitações para donos de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e artesanato, preparando os empresários para o Festival de Inverno.
“Os cursos e consultorias tinham como objetivo preparar a cidade para o evento. 

Profissionalizando a mão de obra, com certeza o atendimento aos turistas terá mais qualidade. Dessa forma, fortaleceremos o turismo regional”, avalia o gerente do escritório regional do Sebrae em Piripiri, Helder Freitas.

Entre as consultorias realizadas antes do evento destacam-se: Pousadas Domiciliares; Desenvolvimento de Souvenires a partir da Tecelagem; Orientação para Embalagens, Layout e Ambientação do Mercado do Artesão; Gastronomia; Meio de Hospedagem; Turismo e Educação Ambiental.

O empresário Áureo Martins, da Pousada Rústica, participou dos cursos e consultorias ofertados pelo Sebrae. Ele destaca os cursos nas áreas de atendimento e manipulação de alimentos.

“Nessas consultorias aprendemos bastante sobre o melhor armazenamento dos alimentos, a refrigeração mais adequada e todo o passo a passo de boas práticas de manipulação”, comenta Áureo.

De acordo com o empresário, durante o Festival de Inverno, o número de visitantes aumenta em 80%. “Com essa procura é fundamental oferecermos um serviço de qualidade. Por isso é importante a capacitação para conhecermos técnicas e estratégias que possamos aplicar na empresa”, acrescenta Áureo.

A empresária Francisca Maria, do restaurante Estação Vila, também participou de cursos do Sebrae. Ela destaca que as capacitações são uma forma de aprender cada vez mais e aplicar o conhecimento no dia a dia da empresa.

Turismo

O Museu da Roça é um casarão do final do século XIX. Trata-se de um encontro particular com a natureza e a tradição. No local há um grande acervo cultural, objetos e utensílios históricos que proporcionam sensações singulares.

O Mirante do Gritador é um imponente paredão rochoso com 720 metros de altura, no alto da Serra dos Matões. A vista é ampla e indescritível.

Pedro II também conta com a cachoeira do Urubu-rei e a cachoeira do Salto Liso. Além disso, no entorno do município existem minas de opala e sítios com engenho e sítios arqueológicos.

 

 

 

Organização comemora sucesso de público e Frejat será atração na segunda noite

A organização do Festival de Inverno de Pedro II comemora o resultado da primeira noite de evento que reúne cerca de 15 mil pessoas na Praça da Bonelle, centro de Pedro II. De acordo com Juratan Moura, coordenador geral do evento, há cinco anos não se via tantas pessoas para prestigiar os shows. Nesta sexta (5), a atração nacional será o cantor Frejat.

 

"Desde o ano da Maria Rita que eu não via um congestionamento para entrar em Pedro II. estamos muito felizes com o trabalho realizado. A ideia é manter o novo padrão o festival", afirmou Juratan.

A coordenador acrescenta ainda que nos próximos anos atrações ainda maiores devem se apresentar no palco do festival de inverno. "Trazer uma cantora como Ana Carolina credencia o festival para outras atrações. Para se ter uma ideia, ela consultou com Milton Nascimento, Maria Rita e outros artistas que já se apresentaram no evento, referências sobre a produção", explicou. 

A programação dessa sexta-feira (5) do Palco Opala começa às 21h, com o show de Felipe Cazaux, de Fortaleza. Em seguida, a banda Jet Set Live, de Teresina, abre o show de Frejat, atração nacional desta noite. A Cruviana Pop a partir da 1h30, será com Cojobas, que encerra a programação do palco principal. 

Na praça Domingos Mourão, se apresentam a partir das 17h, as bandas locais Os Blacks e Llare Me Cante e as bandas regionais Isaque do Acordeon e Cláudio Jekef e Banda. 

Rayldo Pereira (Flash)
Maria Romero (Redação)
redacao@cidadeverde.com

“É um Festival para o Brasil”, diz governador sobre Pedro II

  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com
  • Rayldo Pereira \ Cidadeverde.com

Ao chegar ao município de Pedro II para abertura do Festival de Inverno, o governador Wellington Dias (PT) afirmou, na noite desta quinta-feira (4),  que o evento está no calendário nacional do País. 

“Não é um festival só para Pedro II, para o Nordeste, mas para o Brasil, devido a sua formatação. O festival já é um evento do calendário do Brasil pela beleza, pela qualidade da programação e dos artistas participantes”, disse o governador.

Segundo ele, o festival também contribui para o crescimento econômico da cidade. 

“Essa semana estivemos com os governadores do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Tocantins tratando exatamente de regiões como essa para que tenhamos uma agenda voltada para o incentivo ao crescimento de regiões e ao projeto Serras do Nordeste”.

Wellington Dias chegou em Pedro II por volta das 18h30 e visitou a feira ao lado da prefeita Neuma Café e de deputados. A feira do Sebrae acontece na praça Domingos Mourão com expositores de artesanatos roupas e joias produzidas por opala. 

Durante a visita, o governador respondeu ao questionário produzido pelo Ifpi para identificar a demanda turística do festival de inverno. O objetivo é ter a percepção dos turistas do evento e as expectativas para as próximas edições. 

No ano de 2014, o Sebrae em parceria com o Ifpi realizou o mesmo questionário que constatou que 70% dos participantes do festival retornam ao evento.
Após a solenidade de abertura, aconteceu o show com a cantora Ana Carolina.

 

Flash Rayldo Pereira
Direto de Pedro II
rayldopereira@cidadeverde.com 

Posts anteriores