Cidadeverde.com

Polícia deflagra operação em Pedro II e apreende equipamento enterrado

  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil
  • Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (27) em Pedro II, 195 km de Teresina. A operação foi desencadeada para apurar uma denúncia de furto e roubo de caprinos e acabou flagrando equipamento de irrigação como motores e bombas enterrados no terreno da casa. De acordo com o delegado Geral de Polícia Civil Riedel Batista, até o momento uma pessoa foi presa na residência que fica na localidade de Buriti Grande dos Cafés, zona Rural de Pedro II. 

"O delegado Vilela apreendeu alguns equipamentos e muito material nesta residência onde realizaram a apreensão. Foi uma operação de sucesso", avaliou o delegado geral.

De acordo com o delegado Willame Moraes gerente de policiamento do interior, a operação encabeça uma série de medidas que serão tomadas no Piauí. Foram apreendidos cerca de 2kg de droga (maconha e cocaína), três veículos e munição.

"A Polícia Civil vai intensificar as operações no interior. Toda vez que você aperta em um local, a criminalidade aumenta em outro. Como estão havendo operações semanais em Teresina precisamos sufocar a criminalidade no interior", explicou o delegado.

Segundo o delegado as operações irão se concentrar na área das divisas como toda a região Norte. "Nas próximas semanas, novas operações serão deflagradas em todo o Estado", pontuou o delegado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Guarda Municipal poderá ser ativada até o Festival de Inverno

A prefeita Neuma Café tenta viabilizar recursos para a estruturação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pedro II até o Festival de Inverno, que acontece de 07 a 07 de junho, em Pedro II. A lei, de iniciativa do executivo, para a criação deste grupamento de segurança foi aprovada no fim do ano passado pela Câmara de Vereadores. 

"Estamos viabilizando recursos para estruturar a CGM e ativá-la até o Festival de Inverno. Neste ano, nos reunimos com o governador Wellington Dias e solicitamos melhorias na estrutura da segurança pública. Fizemos várias reivindicações ao governador, entre elas, o aumento do efetivo policial e a aquisição de uma nova viatura para a Polícia Militar. Ele nos garantiu que atenderá nosso pleito", declarou Neuma Café.

A prefeita ressaltou ainda o trabalho desenvolvido em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Ministério Público e o Poder Judiciário tem surtido efeito positivo. "As medidas socioeducativas aplicadas a jovens infratores e usuários de drogas estão contribuindo para a diminuição dos índices de violência em nosso município", disse

Guarda Municipal

A constituição de 1988 incumbe a Guarda Municipal à proteção de bens, serviços e instalações. A Guarda Civil de Pedro II (GCM) será um órgão civil municipal auxiliar de segurança pública que atuará de forma preventiva em espaços públicos ou em eventos de interesse público, e deverá atuar em colaboração com as instituições constitucionais de policiamento ostensivo e combate à criminalidade.

Promover a vigilância de logradouros públicos e colaborar com a fiscalização da prefeitura na aplicação da legislação relativa ao exercício do poder de polícia administrativa do município, entre outras, são algumas das atribuições da Guarda Municipal.

A GCM poderá ser composta por um comandante, um diretor de fiscalização e operações, um corregedor e os guardas patrimoniais e ostensivos, totalizando 15 guardas civis devidamente treinados e capacitados para o exercício de suas funções.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeita Neuma Café será homenageada em evento dos 192 anos da Batalha do Jenipapo

A prefeita Neuma Café será homenageada durante cerimônia pelos 192 anos da Batalha do Jenipapo, na cidade de Campo Maior, na região norte do Piauí. A honraria é entregue pelo Governo do Estado a personalidades e autoridades em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo estado.

Antes de tornar-se prefeita de Pedro II, Neuma Café foi diretora do Hospital Josefina Getirana Netta e do Hemopi.

O evento- que  ocorre às 15h30, desta sexta-feira (13), contará com missa Ação de Graças, na Igreja Matriz de Campo Maior; visita ao cemitério “Aos Heróis do Jenipapo”; solenidade cívico-militar alusiva aos 192º Aniversário da Batalha do Jenipapo; outorga de medalhas e diplomas; desfile da Guarda de Honra em continência a mais alta autoridade presente e apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sistema de abastecimento leva água potável a comunidades rurais do sertão

Famílias das comunidades Pilões e Porteiras II, na zona rural de Pedro II, comemoraram a perfuração de poços e água canalizada na região. Anteriormente à implantação do sistema de abastecimento, os moradores tinham que percorrer mais de dois quilômetros para conseguir água. 

"A gente sofria muito atrás de água e até nosso jumento que carregava água sofria demais com o peso das ancoretas. Agora tudo ficou mais fácil pra nós", desabafa Jurandi Ribeiro de Andrade, reiterando o discurso de outros moradores que relatam que faltava até água para cozinhar. 

Além das duas comunidades, outras da região semiárida do município deverão ser beneficiadas com abastecimento d'água ainda em 2015. A  prefeita Neuma Café cita o caso da Bananeira dos Cazuza, onde equipes técnicas concluem o serviço de instalação dos equipamentos e tubulações.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeita Neuma Café propõe pacto de união com vereadores

A prefeita Neuma Café propôs um pacto de união pelo desenvolvimento de Pedro II através de mensagem enviada aos vereadores durante a abertura do ano legislativo. Na sessão solene, que ocorreu nesta segunda-feira (23), o secretário de Governo Evandro Nogueira representou a gestora e destacou os avanços da administração municipal.

Fotos: Neto Santos

"Aproveitamos a oportunidade para conclamar a todos, indistintamente, para esquecermos as divergências ideológicas e questões menores e nos unirmos por uma cidade melhor para todos, com desenvolvimento econômico e justiça social. O município já conquistou patamar elevado de reconhecimento junto à sua população, muito embora se tenha conhecimento da necessidade de avanço e incremento dos indicadores em diversas políticas públicas", disse a mensagem enviada pela prefeita. 

Durante a sessão, o secretário de Governo ressaltou que, em quase dois anos, a gestão municipal priorizou a busca permanente por recursos externos que permitam a realização de ações eficazes e inovadoras, resultando no surgimento de um  novo modelo administrativo em Pedro II. "Um modelo de gestão participativa, que discute com a própria comunidade os problemas e suas possíveis soluções. Por conta disso, já temos alcançado resultados bastante positivos, reconhecidos pela própria população", enfatizou.

Avanços nos setores da Educação, Saúde, Social, Turismo, Esporte e Agricultura também foram elencados na mensagem. "Realizamos o maior concurso público da história do município, com mais de 250 vagas para diversos cargos em várias áreas da administração, abrindo novas oportunidades de trabalho e dotando o município com um quadro de profissionais capacitados, que ingressam no serviço público pela porta da frente, de forma democrática e legalizada", destacou Nogueira.

Para 2015, o executivo municipal propôs novas parcerias com os Governos Federal e Estadual, com apoio dos vereadores de Pedro II. 

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cerca de 5 mil pessoas por noite lotam o Corredor da Folia

Mais de 5 mil foliões por noite lotam o Corredor da Folia e o entorno da praça Manoel Nogueira Lima, centro do carnaval de rua de Pedro II, a 195 km de Teresina. Bandas do Piauí e Ceará animam os quatro dias de festa que só termina nesta terça-feira (16). 

A festa momesca tem aquecido o comércio na cidade, principalmente, bares e restaurantes. De acordo com informações das polícias Civil e Militar, o carnaval tem sido tranquilo, apenas com algumas ocorrências por excesso de ingestão de bebida alcoolica. 

Campanhas educativas alertando condutores de veículos sobre os riscos do uso de bebidas alcoólicas no trânsito e com foco no combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) estão sendo realizadas pela prefeitura durante a folia de momo, através da Superintendência de Trânsito (Strans) e secretaria de Saúde.

Nesta segunda e quarta-feira (18), a prefeita Neuma Café decretou feriado nas repartições municipais em virtude do Carnaval. 

As bandas Amor a Mil e Desejo Musical se apresentam na noite de hoje (16). Na terça-feira estão confirmadas iFarra, Vale Night e Levaxé.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Banco do Brasil é arrombado e bandidos desligam alarme e câmeras

Bandidos arrombaram a agência do Banco do Brasil de Pedro II na madrugada do último domingo (08). De acordo com o delegado Genival Vilela, os criminosos tiveram acesso às dependências internas pelo teto e conseguiram levar dinheiro, quantia não revelada. 

 

De acordo com informações repassadas pela gerência do banco, o alarme e as câmeras de segurança foram desligadas e um maçarico foi utilizado para abrir o cofre. Os caixas eletrônicos não teriam sido violados. 

"Policiais estão em campo para colher informações. A investigação está em pleno andamento", disse o delegado Vilela. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

O Banco do Brasil fica nas proximidades do antigo prédio do Clube Recreativo Operário de Pedro II, que está em reforma. Os clientes da agência estão sendo orientado a procurarem os Correios que funciona como correspondente bancário ou agência bancária de Piripiri.

                      Fotos: FMimperial

 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Fmimperial

Festival de Inverno tem data definida e pode entrar no calendário turístico nacional

O Festival de Inverno de Pedro II deverá ser inserido em um calendário turístico nacional. A proposta foi discutida no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizado em Brasília, com secretários de turismo de todos os estados da federação. 

"O ministro solicitou que cada estado apontasse as potencialidades turísticas que pudessem ser trabalhadas em um calendário turístico nacional. A proposta é que seja criado um calendário onde cada estado tenha oportunidade de destacar que eventos ou municípios têm potencial para receber turistas de outros estados e também internacional", disse o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira.

Entre os eventos e potenciais turísticos do Piauí foram elencados o Festival de Inverno de Pedro II- que ocorre em 2015 de 04 a 07 de junho-, as potencialidades arqueológicas da Serra da Capivara, o cânion do rio Poty e as praias do litoral, com destaque para Barra Grande e o festival de Kitesurf.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeita propõe criação de polo industrial e 'shopping do camelô'

  • Beto Barros e Sales Neto
  • Beto Barros e Sales Neto
  • Beto Barros e Sales Neto
  • Beto Barros e Sales Neto
  • Beto Barros e Sales Neto
  • Beto Barros e Sales Neto
  • Beto Barros e Sales Neto

Pedro II poderá ter um polo industrial e um espaço voltado para vendedores ambulantes, o 'Shopping do Camelô'. As propostas foram apresentadas pela prefeita Neuma Café ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Francisco das Chagas Sousa, que visitou a cidade nesta quarta-feira (04).

"A prefeita solicitou ao governador a construção de um polo industrial em Pedro II e viemos conhecer a estrutura existente. Vejo que é possível viabilizarmos a instalação do polo, porque o município já acena para a doação do terreno. Portanto, entraremos com a estrutura necessária para atender o pleito da prefeita", ressalta o secretário. 

Neuma Café pondera que a instalação de um polo industrial em Pedro II deverá alavancar o desenvolvimento econômico do município. "Será uma área destinada à instalação de indústrias e empresas que vão gerar emprego e renda em nossa cidade. Estamos otimistas com essa proposta", comentou.

Durante reunião, a gestora também propôs construção de um espaço reservado aos camelôs."Queremos que o governador nos ajude a construir esse espaço, para oferecermos um local digno para eles trabalharem", enfatiza.

Centro Tecnológico de Artefatos Minerais 

Outra reivindicação da prefeita foi a abertura do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam), inaugurado em junho de 2011, mas que nunca entrou em funcionamento. "Estamos verificando a estrutura existente no Cetam, vamos encaminhar uma equipe técnica para analisar os equipamentos e agilizar a sua abertura", disse Francisco das Chagas.

Sobre os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o secretário da Sedet garantiu que irá incentivar o setor."Já temos os Arranjos Produtivos Locais da Opala., mas a prefeita nos pediu um apoio para revigorar o setor, como também fortalecer o artesanato de um modo geral. Vamos levar a demanda ao governador", pontuou Francisco das Chagas Sousa.

A visita do secretário à Pedro II foi acompanhada também pelos secretários municipais de Comunicação, Sales Neto, e Indústria e Comércio, José Rodrigues, além do vereador Uchôa. A comitiva visitou as instalações do Cetam, o Mercado do Artesão e o local onde os camelôs comercializam seus produtos. 

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura convoca mais 20 aprovados em concurso público

A prefeita Neuma Café determinou à Secretaria de Administração a convocação de mais 20 candidatos aprovados no concurso público, realizado em 2014. Recentemente foram chamados aprovados para o Hospital Josefina Getirana e para a Educação. Nesta lista connstam candidatos aprovados para os cargos de assistente social, psicólogo, pedagogo, digitador, recepcionista e advogado. 

Segundo o edital de convocação Nº 008/2015- publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta quinta-feira (22)-, os candidatos convocados devem se apresentar no prazo máximo de 10 dias, munidos de todos os documentos exigidos em edital para o cargo. 

Consta ainda no edital, que o candidato que deixar de comparecer no prazo acima indicado será preterido da nomeação e posse, passando a constar da última vaga da lista de classificáveis.

"Como já havia dito, vamos convocando os candidatos gradativamente, de acordo com as possibilidades do município. Somente no mês janeiro, 100 candidatos aprovados no certame foram chamados", disse a prefeita Neuma Café.

Confira lista

 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores