Cidadeverde.com

Reposição de vacinas contra a covid-19 chegam em Pedro II

A prefeitura de Pedro II, através Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenação Municipal de Imunização, anuncia a chegada das vacinas contra a Covid-19 no município. As doses serão destinadas tanto para a rotina de vacinação como para complementar o reforço do esquema vacinal.

Neste momento, foram recebidas 1500 doses da vacina Pfizer baby (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), 1000 doses da vacina bivalente de reforço e 50 doses da vacina pediátrica (para crianças de 5 a 11 anos).

Saara Markia Morais, coordenadora municipal de imunização, destaca que as vacinas já estão disponíveis em todo o município. "A vacina está indo para todos os postos de saúde ESF da zona urbana e rural. Os documentos necessários para vacinação são cartão de vacina e CPF. Para mais informações, procure os postos ESF ou os agentes comunitários de saúde", ratifica.

"Interessante reforçar também ao público em geral que as vacinações não são mais feitas no Centro de Saúde Hortência Campelo, mas cada indivíduo deve procurar o posto Estratégia Saúde da Família da sua área. Cada um deles será responsável por essa vacinação. No Centro de Saúde Hortência Campelo, no setor da Coordenação Municipal de Imunização, agora são feitos os testes de detecção de covid-19 e exames", complementou a coordenadora Saara Markia Morais.

Ascom

Queima de equipamentos deixa cidade de Pedro II três dias sem abastecimento d'água

Por Graciane Araújo

Moradores de cidade de Pedro II, no interior do Piauí, enfrentam o desbastecimento de água há três dias, incluindo a virada de ano. O problema foi ocasionado devido à queima de equipamentos. 

Por meio de nota, nas redes sociais, a Agespisa, responsável pelo abastecimento de água, informou que, primeiramente, houve a queima de uma bomba do sistema de captação no açude Joana. Já no domingo (31), após a substituição do equipamento, um transformador queimou após forte chuva e raios e, por isso, a suspensão no fornecimento. 

A Agespisa informa ainda que está providenciando a troca do transformador para a regularização do abastecimento. 


Confira a nota íntegra

A Agespisa informa que, após forte chuva e raios neste domingo (31), foi constatada a queima de um transformador de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água de Pedro II, o que tem provocado desabastecimento.

No mesmo dia, havia sido substituída a bomba queimada do sistema de captação de água no Açude Joana, mas o novo ocorrido na ETA prejudicou a normalização do fornecimento.

A empresa está providenciando a troca do transformador para retomar a distribuição de água o mais breve possível.

Vídeo: moradores registram chuva com granizo em Pedro II

 

Por Marina Sérvio 

Moradores de Pedro II (a 206 km de Teresina) registraram uma chuva com granizo que atingiu a área urbana do município. Nos vídeos, é possível ver a intensidade com a qual as pedras de gelo atingem veículos e o chão. Nas filmagens um morador relata a surpresa com a precipitação ao filmar o granizo em sua mão, mostrando que as pedras tinham cerca de um centímetro.

A chuva na noite desta terça-feira (26) atingiu diversos municípios no Piauí, segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, na cidade de Caxingó (a 284 km de Teresina) foram 60,6 milímetros nas ultimas 24h. A capital acumulou 22,2 milímetros no mesmo período. Veja os dados no mapa abaixo. 

Além disso, os ventos também chamaram atenção. Em Paulistana (a 467 km de Teresina), por exemplo, a ventania atingiu 61 km por hora. Em Pedro II, onde foi registrado a chuva com granizo, os ventos atingiram 40km por hora, que causaram queda de árvores e rompimento de fios de energia.

“Estávamos sob alerta amarelo na poção norte do estado, então havia um bloco de umidade bem considerável com potencial para chuvas e esse bloco de umidade ele foi empurrado por conta dessa rotação desse vórtice para dentro do Piauí. Como nós estávamos também com altas temperaturas, observamos a ocorrência de chuvas convectivas” explica a climatologista da Semarh, Sara Cardoso. 

Em Paulista a intensidade das chuvas causou destruição como telhados arrancados, murros e postes derrubados, além de deixar feridos. 

E o granizo? 

Segundo a climatologista Sara Cardoso, o fenômeno que atingiu o município de Pedro II está diretamente relacionado as temperaturas elevadas comuns ao Piauí.

“Tínhamos temperaturas bem elevadas, essa temperatura fez com que subisse a umidade e aí essa umidade que subiu de uma vez atingiu a camada mais alta da troposfera, uma camada mais fria. Quando essa água, chega na parte mais superior da troposfera, de maneira rápida, ela resfria rápido e essa umidade se transforma em gelo. E às vezes esse gelo não derrete na queda, na precipitação” descreve a especialista.

Pai de bebê que engoliu prego e parafuso é preso novamente após estupro ter sido descartado

Foto: Reprodução

Por Graciane Araújo

Mesmo após descartado o estupro, o pai do bebê de um ano idade foi preso novamente na tarde desta quarta-feira (20). Desta vez, a Polícia Civil do Piauí cumpriu mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva contra a mãe da criança. Na semana passada, ele foi indiciado por lesão corporal contra a mulher que foi encontrada desacordada em um terreno na zona Rural de Pedro II, cidade onde residem no interior do Piauí. 

O caso da criança que estava com um prego e parafuso no corpo, conforme mostravam um raio-x, tiveram grande repercussão. A menina deu entrada em uma unidade de saúde após uma infecção em decorrência da ingestão dos objetos. A primeira versão apontava que o bebê tinha sinais de estupro e o pai era suspeito. Contudo, exames confirmaram que não houve abuso sexual e o pai foi solto na noite desta terça-feira (19). Menos de 24 horas, já nesta quarta-feira (20), ele foi preso com base na Lei Maria da Penha. 

"A gente trabalha com laudos. O laudo de lesão corporal de estupro e o relatório médico do HUT, em Teresina, informam tecnicamente que a região genital e perianal está íntegra e não há qualquer sinal de estupro. O pai foi solto, pois não havia materialidade para estupro. Na semana passada, ele havia sido preso em flagrante pela lesão corporal à mãe da criança e descumpriu a medida protetiva. Já representamos pela prisão preventiva pelo descumprimento dessa medida protetiva [não podia se aproximar da vítima] e não por estupro. Agora, a gente deu cumprimento à prisão", esclarece o delegado. 

LEIA TAMBÉM

 

PERDA DA GUARDA

Sobre a guarda do bebê, o delegado Júlio Carvalho disse que acionou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) indicando a necessidade da criança ser retirada do convívio dos pais. A mãe, o bebê e o pai moram em um terreno baldio.

"Na semana passada, a gente entrou em contato com o Creas, com as assistentes sociais e psicólogas que fazem o acompanhamento dessa família e renovamos o pedido para perda da guarda, do poder familiar. Agora temos que aguardar o promotor e o juiz. Eles vivem em um terreno baldio, uma área da zona Rural, próximo à mata, terra e é um local um insalubre. É compreensível que ela tenha engolido o prego e parafuso nesse ambiente", esclarece Carvalho. 

PAI E FAMÍLIA AMEAÇADOS

Uma irmã do investigado, identificado apenas como Adriana, disse que a família passou a sofrer ameaças após a denúncia de estupro. Ela confirmou brigas entre o casal, mas reforça que o irmão não cometeu estupro. 

"Nossa família ficou abalada. Nossa mãe é cadeirante, estava desesperada. Ninguém da nossa família acreditou que ele fez uma barbaridade dessa. Ele está sendo ameaçado de morte. Por isso, eu vim aqui para esclarecer tudo para todo mundo ficar sabendo que não foi ele. A convivência deles não é boa! Só de bebedeira, de bagaceira. Mas ele não ia fazer uma coisa dessa, como não fez! Não deixa faltar nada para os filhos. Peço que para o pessoal que está ameaçando ele, que tire isso da cabeça. A família inteira está ameaçada. Quando eu saio na rua, eu tenho medo. Olha a irmã do bandido! É a primeira coisa que falam é isso aí", lamenta Adriana. 

Laudo médico aponta que bebê de 1 ano não sofreu estupro, diz polícia

Foto: Reprodução

Por Adriana Magalhães

O laudo médico da bebê de 1 ano, que estava com um prego e um parafuso no corpo, aponta que não houve abuso sexual. A informação foi repassada pelo delegado de Pedro II, Júlio de Carvalho, que investiga o caso. Nesta segunda-feira (18), a Polícia Militar foi acionada no hospital de Pedro II, depois que a equipe médica nformou que a criança estava com lesões nas partes íntimas e seu estado era grave. 

Segundo o delegado Júlio, o pai suspeito de ter agredido a mãe foi ouvido na tarde de nesta terça-feira (19) e negou ter abusado da bebê. A mãe da vítima também negou, em depoimento, que o pai tenha "tocado" na filha.

A polícia disse ainda que os laudos apontaram que a criança teria engolido os objetos, que foram expelidos naturalmente, sem necessidade de intervenção cirúrgica.

A mãe, a bebê e o suposto agressor moram em um lixão. O que, segundo a investigação, aumenta a probabilidade da criança ter engolido os objetos, encontrados em seu corpo durante exame de Raio-X.

O delegado Júlio de Carvalho disse que a família vive em condições de insegurança alimentar e "passa fome".

A mãe da criança está bastante lesionada, da agressão sofrida no dia 12 de dezembro.

"Nesse dia a neném veio à delegacia, também. Mas sem lesões", afirmou o delegado.

Por causa dessa agressão, o pai da bebê estava sendo investigado pela polícia.

"Ele já estava sendo investigado por essa agressão e agora, também, por descumprimento de medida protetiva de urgência", explica.

A medida protetiva foi decretada no dia 13 de dezembro, quando o pai foi encaminhado para audiência de custódia. Nesta audiência, o juiz concedeu liberdade provisória ao suspeito e concedeu a medida protetiva à mãe.

Segundo a investigação, a bebê teria sido levada ao hospital porque os objetos que engoliu causaram infecção no seu corpo.

"Estava com infecção devido aos objetos que engoliu. Porém, como já expeliu e está tomando antibiótico, ela passa bem. Além de agora está se alimentando", finalizou.

Bebê de Pedro II, internada no HUT, expele prego e parafuso que estavam no seu corpo

Por Adriana Magalhães

A bebê de 1 ano, que está com prego e parafuso no corpo, expeliu os objetos sem intervenção cirúrgica. Ela segue internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), e está bem. Natural de Pedro II, no interior do Piauí, a suspeita é que a criança tenha sido vítima de estupro. O pai foi preso na segunda-feira (18), uma semana após ser solto em audiência de custódia, pela acusação de lesão corporal contra mãe e filha.

O delegado Júlio Carvalho, que investiga o caso, disse ao Cidadeverde.com que a bebê está bem e que expeliu os objetos naturalmente. A Polícia Civil segue investigando o caso.

A criança, de 1 ano, e sua mãe foram encontradas desacordadas em um terreno na zona rural do município na última segunda-feira (18). O suspeito de ter cometido o crime é o pai da criança. Ele foi preso em flagrante.

O caso foi denunciado pelo hospital para onde as vítimas foram encaminhadas. De acordo com a Polícia Militar, a equipe médica informou que a criança estava com lesões nas partes íntimas. Mãe e filha foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina porque um raio X apontou que havia um prego e um parafuso no corpo da criança.

Antes da prisão ocorrida na última segunda-feira (18), o pai já havia sido preso no último dia 13, suspeito de lesão corporal contra a mãe e a criança, que foram encontrados desacordadas em um terreno na zona Rural.

"No dia 13, elas foram encontradas desacordadas com lesões. Neste mesmo dia, a gente conduziu ele, o prendemos em flagrante, foi realizado todo o procedimento e o encaminhamos para o Judiciário, onde ele participou da audiência de custódia e foi liberado", disse o delegado Júlio Carvalho. 

Pai de criança com prego e parafuso no corpo havia sido solto há cerca de uma semana

Por Graciane Araújo

A menina de um ano de idade, que está com prego e parafuso no corpo, conforme mostrou o exame de raio-x, segue internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Natural de Pedro II, no interior do Piauí, a suspeita é que a criança tenha sido vítima de estupro pelo próprio pai, que foi preso nesta segunda-feira (18), uma semana após ser solto em audiência de custódia, pela acusação de lesão corporal contra a mãe. 

O delegado Júlio Carvalho, que investiga o caso, disse ao Cidadeverde.com que quase dez pessoas já foram ouvidas para elucidar o caso. O pai ainda não prestou depoimento. Ainda não há informações como os objetos foram parar dentro do corpo da criança. 

"Estamos adotando todos os procedimentos, já fiz a requisição dos exames periciais, estamos fazendo a oitiva das testemunhas e ele será o último a ser ouvido. Até agora, ouvimos oito pessoas, entre vizinhos, assistentes sociais, conselho tutelar, médicos que a atenderam, policiais militares que conduziram à delegacia", informou o delegado. 

Júlio Carvalho reforça que aguarda o resultado dos exames para confirmar o estupro. De acordo com a Polícia Militar da cidade, a criança tinha lesões nas partes íntimas e o estado de saúde era grave.

Antes da prisão na segunda-feira (18), o pai já havia sido preso no último dia 12, suspeito de lesão corporal contra a mãe, que foi encontrada desacordada em um terreno na zona Rural. 

"No dia 12, elas foram encontradas desacordadas com lesões. Neste mesmo dia, a gente conduziu ele, o prendemos em flagrante, foi realizado todo o procedimento e o encaminhamos para o Judiciário, onde ele participou da audiência de custódia e foi liberado", esclarece Carvalho. 

Da soltura do pai até à nova prisão, o delegado disse que ainda está em fase de investigação. 

Natal Família na Suíça Piauiense: caravana leva espírito natalino à Pedro II

A noite desta segunda-feira (18) ficou ainda mais iluminada em Pedro II. Dando sequência à programação do Natal Família na Suíça Piauiense, o Papai Noel percorreu as ruas, avenidas e praças do município, em um momento de celebração e encantamento para adultos e crianças que celebram a chegada do Natal.

 A programação iniciou às 17h, com o percurso do Papai Noel por Pedro II. Já às 18h, houve a apresentação da Banda Mestre Alessandro, com repertório especial natalino para recepcionar o público na Praça Deputado Manoel Nogueira Lima, a Praça da Bonelle.

 Por volta das 18h30, aconteceu a tão aguardada chegada da comitiva do Papai Noel na Praça da Bonelle, onde a decoração natalina foi oficialmente inaugurada. Pouco depois, sob o espetáculo dos fogos de artifício, a prefeita Betinha Brandão e Papai Noel acenderam as luzes da Árvore de Natal confeccionada com redes de diversos tamanhos, enaltecendo a cultura artesanal da tecelagem, patrimônio municipal de Pedro II.

 “É um momento de agradecer a Deus por mais um ano dedicado ao lado do povo, trabalhando por nossa cidade e progredindo pelo futuro de nossa gente. Aproveito para desejar um feliz natal a toda a população pedrossegundense”, disse a prefeita Betinha Brandão.

 Por volta das 19h30, a comitiva do Papai Noel e o público seguiram para a Praça do Recanto, onde foi erguida a Casa do Papai Noel, no Coreto da Praça Deputado Milton Brandão. A festa seguiu com a distribuição de doces para as crianças e o tradicional momento da entrega da chave simbólica da cidade para o Papai Noel.

 As apresentações artísticas ficaram por conta do coral natalino nas janelas do Memorial Tertuliano Brandão Filho - MTBF, com alunos da Escola Municipal Inês Passos Galvão; do Coral da ASOP; de Música em LIBRAS nas janelas do MTBF com a interpretação da música Renova-me da artista gospel Aline Barros; e, por fim, do saxofonista Magela Cordeiro, que encantou a todos no coreto em frente a casa do Papai Noel. 

A programação do Natal Família na Suíça Piauiense segue hoje (19) com a seguinte programação:

 19/12 - TERÇA

18h - Praça da Matriz

Feira Cultural – Tema: Natal Família na Suíça Piauiense com premiação a projetos e apresentações artísticas e culturais

Apresentação do Balé da Casa de Compadre

Visita ao presépio Natal Família na Suíça Piauiense

 19h - Apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina com o Show “Emoções”

 21h - Apresentação de bandas locais na Feira Cultural

Ascom

Raio-x mostra pregos dentro de criança de 1 ano suspeita de ter sido estuprada pelo pai em Pedro II

Foto: Reprodução/PM-PI

Rebeca Lima (com informações da TV Cidade Verde)

Um raio-x mostrou pregos e parafusos dentro do corpo de uma criança de 1 ano, suspeita de ter sido estuprada pelo próprio pai na cidade de Pedro II (a 195 km de Teresina). A criança e sua mãe foram encontradas desacordadas em um terreno na zona rural do município nesta segunda-feira (18). O suspeito foi preso. 

O caso foi denunciado pelo hospital para onde as vítimas foram encaminhadas. De acordo com a Polícia Militar, a equipe médica informou que a criança estava com lesões nas partes íntimas e seu estado era grave.

 

 

 

“Nós recebemos à tarde a informação do hospital local, através da equipe médica, que teriam recebido pacientes bastante lesionados, e o que chamou atenção da médica foi a situação da criança de um ano de idade, onde ela estava lesionada e preocupada com a situação ela realizou vários exames. No raio-x foi constatado que dentro da criança tinha alguns objetos, no caso parafusos, pregos, e de imediato ela acionou a guarnição informando da situação, visto que o estado da criança era muito grave”, disse a capitã Sharlene.

Devido à gravidade da situação, a criança foi transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para passar por uma cirurgia para a retirada dos objetos.

Já o pai, suspeito do crime, fugiu e foi capturado horas depois na localidade Cajueiro, no município de Milton Brandão. Ainda de acordo com a PM, ele possui histórico de violência doméstica e já foi preso quatro vezes pelo crime. Testemunhas relataram que, em uma das agressões, ele chegou a espancar sua esposa.

“Nós acionamos a guarnição de serviço do dia à procura desse monstro, digamos assim, e após a gente ter informações que ele se encontrava na região de localidades no município de Milton Brandão, de imediato a guarnição de lá incorporou à força-tarefa e só descansou quando capturou e trouxe o indivíduo até a delegacia”, acrescentou a capitã Sharlene.

A Polícia Civil de Pedro II  investiga o caso.

 

Prefeitura de Pedro II apresenta projeto de Parceria Público-Privada para iluminação

A Prefeitura de Pedro II promoveu, nesta sexta-feira (24), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentar detalhes da Parceria Público-Privada (PPP) que visa substituir cerca de 6 mil pontos de luz no município. O projeto, desenvolvido em conjunto com as empresas V.SET e ELISYS, tem como objetivo modernizar a iluminação pública, tornando-a mais eficiente e sustentável.

Na sessão, a prefeita Betinha Brandão destacou a importância do projeto para o município. "Estamos dando um passo significativo rumo a uma cidade mais moderna e sustentável. A iluminação é fundamental para a segurança, valorização do patrimônio histórico e qualidade de vida da população. Com essa PPP, estamos investindo em tecnologia de ponta sem onerar os cidadãos", considera Betinha Brandão.

A gestora ainda ressaltou a necessidade de modernização das luminárias, destacando que as atuais consomem muita energia e não oferecem uma iluminação adequada. “A introdução de luminárias LED trará maior eficiência energética, reduzindo o consumo em mais de 50%, o que representa uma economia de mais de 1 milhão de reais por ano”, disse.

Alex Novais, representante das empresas envolvidas, explanou os benefícios do projeto para o município. "Hoje, no Brasil, esse é o seguimento que mais tem projetos de PPPs, principalmente pelos benefícios para a população, como por exemplo o aumento da sensação de segurança pública. Isso vai permitir que o cidadão vivencie as ruas da cidade a noite de forma mais presente, apreciar monumentos históricos com iluminação de destaque, agilidade no atendimento de solicitações, tudo isso irá contribuir com a qualidade de vida na cidade”, afirmou Alex.

O projeto abrange a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED, a implantação de um sistema de telegestão para detecção de falhas, a instalação de câmeras de videomonitoramento e a iluminação de prédios históricos da cidade.

Com investimentos previstos de aproximadamente 10 milhões de reais, a iniciativa terá abrangência em todo o território do município, incluindo a zona rural. A parceria tem uma previsão contratual de 25 anos para o retorno do investimento. Foi assegurado também que não haverá aumento na contribuição de iluminação pública paga pelos cidadãos.

Em relação aos benefícios ambientais, infraestruturais e administrativos, a implementação das luminárias LED contribuirá para o aumento da iluminação na cidade, melhoria da qualidade da luz, redução significativa do consumo de energia, diminuição da emissão de gases de efeito estufa e ausência de poluição ambiental, uma vez que essas novas luminárias não possuem gases perigosos em sua composição.

O processo seguirá as Leis de Concessões e de Licitações, com a autorização para o desenvolvimento do projeto, realização da audiência e consulta pública, seguida pela publicação da licitação. A expectativa é que o leilão seja realizado em até 60 dias, e a empresa escolhida execute o projeto em até 12 meses. Ao final da execução, Pedro II será reconhecida como uma Cidade Inteligente do Brasil, incorporando tecnologias de ponta para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Ascom

Posts anteriores