Cidadeverde.com

Pesquisa Idec mostra que cadastro positivo não garante juros menores

Imprimir
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) avaliou o serviço oferecido pelas três principais empresas brasileiras de proteção de crédito, gestoras do cadastro positivo – Boa Vista Serviços, Serasa Experian e SPC Brasil - e concluiu que, embora esteja em vigor desde agosto de 2013, o funcionamento e os benefícios deste cadastro não são apresentados de maneira clara ao consumidor.


Além de as gestoras não garantirem a redução dos juros, porque ressaltam que não são responsáveis pelos critérios de classificação de risco, elas não se responsabilizam pelos dados fornecidos para o banco de dados.

O objetivo da pesquisa era investigar o processo de adesão ao cadastro positivo, descobrir quais informações são fornecidas aos consumidores, como estes poderão acompanhar o seu cadastro e quais são os benefícios que o serviço proporciona, já que enquete do Idec apontou que dos 472 internautas que participaram, 43% disseram não saber do que se trata. Apenas 5% afirmaram conhecer e ter aderido.

Com a participação de voluntários para aderir ao cadastro e um questionário formal do Idec enviado às empresas, a principal constatação é que “as gestoras se apresentam como meras intermediárias: não se responsabilizam nem pelos dados fornecidos a elas, nem pela concessão ou negativa de crédito”, explica Ione Amorim, economista do Idec, responsável pela pesquisa.

A orientação do Idec é que o consumidor não tenha pressa em aderir ao cadastro positivo até que as empresas expliquem de forma mais transparente como ele funciona. “Se há pontos positivos para o consumidor, eles ainda não estão claros”, afirma Ione.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais