Cidadeverde.com

PF/PI tem 600 inquéritos contra prefeitos; Outros podem ser presos

Imprimir

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Janderlyer Gomes, confirmou hoje (20) que a Operação Geleira terá desdobramentos no Piauí. Comeãça agora a fase de oitiva dos presos e mais pessoas podem ser indiciadas.


Segundo o delegado, dos cerca de 1.200 inquéritos em aberto na PF, 52% são sobre desvio de verba pública e montagem de esquemas com empresas fantasmas. O número de prefeitos envolvidos pode crescer nos próximos meses, no decorrer das investigações.




Delegado Regional de Combate ao Crime Janderlyer Gomes de Lima


"Agora deveremos receber ainda mais documentos do interior e vamos intensificar os depoimentos dos envolvidos e possivelmente teremos mais indiciamentos. Posso adiantar que as buscas foram bastante proveitosas. É um número elevado de pessoas envolvidas que serão ouvidas nos próximos dias, nos próximos meses", explicou.


O início das investigações aconteceram ainda em 2008. Foram feitas escutas telefônicas e, no decorrer desse tempo, os agentes perceberam que as empresas se repetiam nos negócios com várias prefeituras.


A Operação Geleira resultou na prisão de sete prefeitos e dois ex-prefeitos, além de gestores, empresários, lobistas, e funcionários públicos.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais