Cidadeverde.com

Servidores da Agespisa presos por poluição são liberados sob fiança

Imprimir
Os dois servidores da Agespisa que foram presos em flagrante na tarde de ontem (30) na Operação Rio Verde já foram liberados. A informação é do delegado de repressão ao crime organizado da Polícia Federal, Carlos Alberto Nascimento.


O diretor de operações da Agespisa, José Dias, e o engenheiro civil e sanitarista Kleto Barata foram presos sob acusação de poluição ambiental. Segundo o delegado, os agentes que estiveram na empresa apresentaram laudos que indicam e atestam o crime.

"Foi flagrante. Não havia pedido de prisão, porque isso é uma medida extrema. Além disso, trata-se de um crime afiançável e ontem mesmo a fiança cabível foi arbitrada e eles foram liberados", explicou Carlos Alberto, acrescentando que os servidores foram presos porque a PF entendeu que eles tinham domínio do fato, dada a função que exercem no órgão.

Arquivo/Cidadeverde.com
José Dias, diretor de operações da Agespisa

Foto: Evelin Santos/Cidadeverde.com
Engenheiro sanitarista Kleton Barata

O delegado afirmou ainda que foram feitas coletas simultâneas que deverão identificar quais os poluentes que são despejados nos rios e quem são os responsáveis. Ele disse ainda que os documentos coletados na Agespisa poderão comprovar também outros delitos. "O tipo base de poluição traz uma série de delitos. O órgão é obrigado a manter em seus arquivos relatórios que comprovem o tratamento de afluentes", esclareceu.


Mais de 80 policiais federais lotados em cinco estados diferentes participam da investigação. "É necessário um conhecimento técnico bastante apurado", finalizou o delegado, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (31).

Divulgação/PF


Matérias relacionadas:

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais