Cidadeverde.com

PI:Deputados discutem denúncia de propina em balanças em rodovias

Imprimir
O deputado Gustavo Neiva (PSB) rebateu críticas do deputado Flávio Júnior (PDT), de que as balanças colocadas nas estradas do Piauí prejudicam o Polo Cerâmico da capital. Ele criticou igualmente nota da Associação Industrial, no mesmo sentido. 


Segundo Gustavo Neiva, as balanças são colocadas para preservar as rodovias do excesso de peso dos caminhões e, ao mesmo tempo, evitar danos nos veículos e acidentes. "A aferição das balanças é feita legalmente e a instalação é feita gradualmente", salientou.

O parlamentar discordou dos argumentos de Flávio Júnior, de que as balanças afugentam investidores, pois nos estados mais avançados industrialmente elas existem para o bem do desenvolvimento. Em aparte, Flávio Júnior explicou que na estrada que liga o Maranhão ao sul do Piauí não existem balanças. Ele considera legítima a preocupação dos ceramistas, pois a primeira balança foi instalada no município de Palmeirais, onde fica o maior polo cerâmico.

Propina

O deputado Mauro Tepety (PMDB) disse concordar com a instalação das balanças, mas advertiu que as mesmas estão servindo para a cobrança de propinas. Ele disse também que a cerâmica do Ceará entra no Piauí sem passar por balanças. 


Para o deputado Fábio Novo (PT), as balanças são importantes para a preservação das estradas, lembrando que teve oportunidade de viajar por estradas do Ceará, exatamente para observar a instalação das balanças naquele estado.

O deputado João de Deus (PT) também se solidarizou com o orador, observando que uma estrada que tenha se deteriorado antes de terminar o prazo que a construtora tem para reformá-la, no caso de ter sido mal feita, não pode mais receber esse benefício, se o dano tiver sido causado por excesso de peso.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais