Cidadeverde.com

PI tem 240mil mulheres com hipertensão; são 22% do total

Imprimir
Apesar de apresentar uma redução significativa nos últimos anos, as doenças cardiovasculares (DCV) têm sido a principal causa de mortes no Brasil. Entre os anos de 1996 a 2007, a mortalidade por doença cardíaca isquêmica e cerebrovascular diminuiu 26% e 32%, respectivamente.

Embora o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais venham trabalhando na implementação de estratégias e prevenções da hipertensão, algumas regiões do Brasil ainda possuem milhares de vítimas da doença. No Piauí, por exemplo, 22,9% das mulheres são hipertensas. Em números reais chega a uma média de 240 mil mulheres, com idade a partir de 18 anos, vítimas de hipertensão.

Este ano, o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, tem como foco a mulher. A intenção do Ministério da Saúde é sensibilizar a população e a sociedade em geral sobre a importância de manter a pressão arterial estável.

Por conta do Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através da coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, preparou uma semana de atividades para conscientização e cuidados com a pressão arterial.

“Todos os anos, a Sesapi faz questão de buscar parcerias importantes para que, além de informações e palestras, possamos oferecer também serviços importantes gratuitos para a população. Este ano, a campanha foca a mulher e por isso preparamos em pontos diferentes de Teresina estrutura com profissionais de nutrição, enfermeiros a fim de levar a importância da prevenção desta doença”, disse Gisela Brito, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.

A programação teve início nesta quarta-feira (23), onde dezenas de mulheres estiveram no memorial Zumbi dos Palmares, para um bate-papo com uma médica cardiologista sobre os cuidados com a pressão arterial, seguido de um bate-papo sobre alimentação saudável com a nutricionista Norma Suely, acompanhado de avaliação antropométrica e orientação nutricional.

“A hipertensão é uma doença muito agressiva e silenciosa. É preciso que nós mulheres, redobramos os cuidados na hora da nossa alimentação. Então durante esta semana estaremos dando dicas de peso, altura e como montar refeições mais saudáveis”, disse a nutricionista Norma Suely.

Já nesta quinta-feira (24), o bate-papo acontecerá na Defensoria Pública do Estado e na sexta-feira (25), as atividades serão encerradas no Centro de Convivência Antonio Carneiro, localizada no bairro Vermelha. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais