Cidadeverde.com

Piauí alcança recorde de transplantes de córneas e rins

Imprimir
O Estado do Piauí registrou em 2013 o maior número de doações de órgãos e tecidos para transplantes. Foram 124 doações de tecidos corneanos  e 19 doações de múltiplos órgãos, com 18 doações multiorgânicas efetivadas. Como resultado, o Estado alcançou 240 transplantes, sendo 199 de córneas e 41 de rins.

Para atender a demanda de urgência nacional e para encaminhar órgãos para transplantes ainda não realizados no Piauí, foi disponibilizado do Estado para a Central Nacional de Transplantes (CNT), Sistema Nacional de Transplantes (SNT) , do Ministério da Saúde,  25 órgãos e um  tecido em 2013, possibilitando a realização de 25 transplantes em outros estados brasileiros.

“Ficamos em 14º nacional no ranking de transplantes de rim, dentre doadores vivos e falecidos. Com relação ao transplante de córnea ficamos em 11º lugar. Resultados considerados bons, mas podemos melhorar ainda mais”, disse Maria de Lourdes de Freitas Veras, da Gerência  Estadual de Transplantes.

A Central de Transplantes do Estado é o órgão executor das atividades do Sistema Nacional de Transplantes a nível estadual, seguindo a política nacional de captação e transplantes de órgãos e tecidos.

Sua missão é coordenar, fiscalizar e regular  todas as atividades de do processo doação- transplante no Estado do Piauí, baseado nos critérios técnicos, éticos e legais estabelecidos por lei.

Da Redação 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais