Cidadeverde.com

Piauí receberá, em Paris, certificação de área livre da aftosa

Imprimir
O Piauí está prestes a receber o reconhecimento internacional de área livre de aftosa. O evento de certificação acontece de 25 a 30 de maio, em Paris, e reunirá todos os estados do Nordeste que avançaram no combate à aftosa.

Este ano, o resultado do Piauí foi recorde, apenas na primeira etapa de vacinação, 98,75% do gado do estado foi vacinado, o que significa que 1.656,487 do rebanho total de bovídeos estão protegidos da aftosa. Os resultados comprovam que a cobertura vacinal só cresce a cada etapa realizada. Em todo o estado, 79 municípios atingiram a meta de 100% da cobertura vacinal.

De acordo com o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antonio Filho, o reconhecimento internacional do estado, possibilitará a exportação do rebanho para todos os países.

“Essa certificação é o resultado de um trabalho árduo executado desde 2003. A cada ano fomos avançando e subindo cada degrau. O primeiro grande reconhecimento aconteceu no ano passado, com o certificado nacional. Agora, avançamos mais, e teremos a certificação internacional, o que possibilitará o comércio do rebanho para todo o mundo”, disse.

O diretor José Antonio Filho afirmou, ainda, que a certificação internacional representa crescimento na área econômica do estado.

“A partir da certificação, o nosso produto poderá circular no mundo e assim poderemos conquistar novos mercados. Além disso, com o reconhecimento internacional, várias empresas também vão se interessar em investir em nossa região. Até porque, somos o 2º maior produtor de caprino e o 3º de ovino do país”, afirmou.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais