Cidadeverde.com

Piauí registra 1.700 casos de dengue; 920 apenas em Teresina

Imprimir
Teresina já registrou 920 casos de dengue somente em 2014. Em todo o Piauí, o número chega da 1.700. Até o momento, seis casos foram considerados graves, mas nenhum óbito foi notificado.


Em entrevista ao Notícia da Manhã desta terça-feira (20), o superintendente da Secretaria de Saúde e médico infectologista, Pedro Leopoldino, orientou a população a intensificar os cuidados de prevenção neste período de pós-chuva, quando é registrado maior número de casos da doença.

"As pessoas têm que tomar mais cuidado para evitar a proliferação. Essa é uma doença muito comum, tanto que é confundida facilmente com gripes e resfriados em 80% das vezes. Apenas 20% dos pacientes com dengue são diagnosticados", alertou o especialista.

Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje, Leopoldino acrescentou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que entre 50 e 100 milhões de pessoas no mundo contraem a doença por ano. 

Segundo o médico, os sintomas da dengue comum são: febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor atrás do olho e calafrios fortes. "A pessoa com esses sintomas deve se hidratar bem para evitar que a doença evolua para a fase hemorrágica, que pode levar à síndrome do choque. Essa síndrome faz a pressão do paciente baixar e pode até zerar, levando à morte", destacou Pedro Leopoldino.

O infectologista disse ainda que tanto a dipirona quanto o paracetamol podem ser usados no tratamento, mas com as devidas orientações médicas. "Eu, pessoalmente, prefiro receitar a dipirona porque o paracetamol apresenta alguma toxidade ao fígado", finalizou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais