Cidadeverde.com

"Piauí cresceu mesmo durante a crise", diz Wellignton Dias

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) proferiu palestra hoje pela manhã no evento Seminário Comércio Internacional. Com o tema "O Piauí no cenário internacional", o governador ressalta a importância dos contatos com o exterior.



Foto: Francisco Leal/CCom


"O mundo já se globalizou e temos que ter velocidade para alcançar essa integração. O presidente Lula defende a ampliação da relações internacionais, mas teríamos muitos problemas se acelerássemos o processo. Hoje, o Piauí está pronto para os investimentos internacionais, com regras seguras para o investidor e facilidades de financiamento", declarou.

Wellington Dias informou ainda que Piauí cresceu mesmo com a crise deste ano. "Em 2009, o ano da crise internacional, o Piauí registrou um crescimento de 40% nas exportações de produtos industrialiados. Segundo o relatório do Ministério de Desenvolvimento, todos os demais estados perderam alguma coisa em relação as exportações de 2008".

Segundo o governador Wellington Dias, o Piauí ultrapassou a barreira dos 100 milhões de dólares em exportações, registrando US$ 150 milhões em novembro e com estimativa de fechar o ano na casa de 170 milhões de dólares. Entre os produtos de exportação, destacaram-se o setor de grãos, a carnaúba, o mel, a pilorcapina e ceras de fontes diferentes do mel.



O governador também falou sobre o comércio atacadista e varejista piauiense que está entre os 5 primeiro do Brasil em termos de crescimento. Em seguida, ele falou dos investimentos em obras de infraestrutura que o Estado tem feito, e de como vem estimulando Parcerias Público Privadas para aproveitar o bom momento que o Brasil desfruta no cenário internacional.

Wellington Dias afirmou que o Estado tem apostado em um sistema de transporte intermodal, que inclua hidrovias, rodovias, ferrovias e aerovias. Inclui novas fontes de energia renovável, como usinas eólicas e hidroelétricas.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais