Cidadeverde.com

Piauí implanta terceira fase do Teste do Pezinho

Imprimir

O Laboratório Central do Estado (LACEN) já está realizando a terceira fase do Teste do Pezinho, exame realizado em recém-nascidos como medida de prevenção de doenças como o hipertireoidismo. A iniciativa faz parte da proposta da Rede Cegonha, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde. 

Com a fase 3, o Piauí passará a diagnosticar precocemente a fibrose cística, doença que provoca uma desordem genética (autossômica recessiva) caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas e que leva ao desenvolvimento de insuficiência pancreática e disfunções intestinais, além de anormalidades das glândulas sudoríparas. Quando não diagnosticada, a doença pode evoluir o quadro do paciente para complicações e infecções graves. 

Segundo a diretora do Lacen, Symonara Karina, os resultados dos exames saem no perído de três a cinco dias. “O teste para detecção precoce da fibrose cística era realizado unicamente na rede particular. Como a maioria das pessoas não tem condições financeiras para arcar com os custos, estão privadas da possibilidade de uma melhor qualidade de vida, considerando que o diagnóstico precoce possibilita o início de terapias em tempo de evitar maiores complicações, bem como propiciar uma vida adulta com melhor qualidade de vida e integração social plena”, explica. 

Ainda segundo a diretora, a meta é que até o final de 2014 o Estado passe para a última fase. “O Estado encontra-se habilitado para 4ª Fase e processo licitatório já está sendo realizado”, afirmou. 

O teste contempla quatro fases: na primeira, é feita a triagem da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito; na segunda, a triagem das hemoglobinopatias como anemia falciforme e outras; na terceira, o diagnóstico da fibrose cística e na quarta fase a triagem para a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência da biotinidase. 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais