Cidadeverde.com

Piauí irá intensificar buscas por crianças desaparecidas

Imprimir
Os Conselhos Tutelares do Piauí irão intensificar campanha em busca de crianças desaparecidas. A ação tem como base a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida.


O conselheiro Itapuam Cavalcante disse que hoje o cadastro de crianças e adolescentes desaparecidos é simplificado e qualquer pessoa pode realizar a notificação. Antes o cadastro era feito somente através das delegacias.

Outra mudança para facilitar o encontro de jovens desparecidos é que agora a lei determina que não é necessário aguardar 48 horas para iniciar a procura. A busca é imediata e o cadastro pode ser feito da própria residência, através do site www.desparecidos.gov.br

No Piauí haverá um moderador para checar os dados e evitar trotes e informações incorretas. Quem quiser mais informações basta ligar para o número 0800 2805 101 (ligação gratuita).

A Semana de Mobilização Nacional, que vai até 31 de março, visa também colaborar na formulação de políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência, bem como implementar e articular serviços e ações de proteção social, de natureza especial, no âmbito da média e alta complexidade, essencialmente voltados para crianças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados e ou ameaçados.

A ação é considerada fundamental para investir no atendimento e prevenção dos casos de violência doméstica e sexual com ações de promoção da família. Em média, 78% dos casos de desaparecidos envolvem fugas dos lares motivadas pela violência doméstica.

Jordana Cury e Yala Sena

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais