Cidadeverde.com

Piauí pode perder nascente do Rio Parnaíba para o Estado do Tocantins

Imprimir
O Piauí pode perder o território da nascente do rio Parnaíba para o Estado do Tocantins. A decisão está nas mãos do ministro Luiz Fux, que é relator do processo movido por fazendeiros da região, acusados de grilagem de terra, que apresentaram documentos que comprovariam que as nascentes pertencem aos territórios particulares de Tocantins.

Fazendeiro denuncia situação na divisa entre os dois estados

O agricultor João Carlos Rodrigues, é proprietário de uma fazenda em Barreiras, com um extenso dossiê sobre a crise, ele mostra um mapa elaborado pelo exército em 2005 que até hoje não foi reconhecido pelo IBGE. "O exército foi lá, fez um mapa conferindo, achamos que isso é um divisor de águas, porque foi feito em campo.", acrescentou o fazendeiro.

João Rodrigues fala sobre as principais perdas para o Estado e alerta para a necessidade de uma atitude urgente para que o território não seja acrescentado ao do Estado vizinho. "Temos que agir senão vamos perder a nascente. Temos que tomar uma atitude", acrescentou o agricultor.

A Procuradoria Geral do Estado afirmou que a decisão deve ser expedida pelo Supremo Tribunal Federal e em junho deve haver a última audiência que encerrará esse processo. "Eles insistem em ficar com a carta antiga que está errada. Os fazendeiros não tiveram recursos para ir a campo e fizeram uma aproximação que está errada.", afirmou o procurador João Batista.

O relator, ministro Luiz Fux, agora determinará a quem as terras pertencem.



Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais