Cidadeverde.com

Piauí tem dez Casas da Juventude instaladas em diversos municípios

Imprimir
Com o intuito de renovar a atenção especial ao jovem piauiense de forma específica, organizada e aprofundada, garantindo mais políticas públicas e consequentemente melhor condições de vida a esses jovens, a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), desde 30 de dezembro de 2010, tem trabalhado para assegurar e efetivar direitos aos jovens do Piauí, tanto no meio urbano como no âmbito rural.

Para isso, a Cojuv, juntamente com outras secretarias, tem desenvolvido projetos que visam à promoção da emancipação juvenil, focando no bem-estar e incentivando a formação cidadã e organização dos jovens, valorizando a criatividade e potencialidade dos jovens piauienses. Baseado nisso, surge a proposta da Casa da Juventude, um espaço plural para o público juvenil, com visão nas políticas públicas para este público.

Hoje, em todo o Estado, 10 municípios contam com uma unidade da Casa da Juventude, são eles: Santo Inácio, Santa Cruz, José de Freitas, Cajazeiras, Pio IX, Landri Sales, Castelo do Piauí, Monsenhor Gil, Picos e Parnaíba. Até o fim deste ano, mais duas casas serão inauguradas e outras cinco cidades estão em processo de instalação, dependendo apenas de ajustes como locação do espaço.

As casas possuem estrutura semelhante, em cada uma é investido R$60 mil para sua criação e estruturação, elas contam com salas de informática, espaço para reuniões, área para prática de esportes, entre outros. Sobre as atividades desenvolvidas nas casas, citam-se o projeto Falando Sobre Mim, Ações dos Conselhos Municipais de Juventude, Dança Juventude e prática de esportes em geral.

Segundo o coordenador da Cojuv, Plínio Dumont, cada casa atende por mês cerca de mil jovens de faixa etária bem variada. “Nossa intenção é promover um espaço em que os jovens possam interagir, desenvolver atividades e projetos construtivos para seu município, não podemos ignorar a força jovem de cada cidade”, pontua.

Investir em projetos voltados para a juventude é uma das prioridades do governo de Wilson Martins. Dar voz aos jovens de cada município é de extrema importância, pois eles conduzirão o futuro de seus municípios. “Nós ficamos muito felizes em ver que os jovens utilizam esse espaço para desenvolver projetos sérios e que beneficiarão toda a população de sua cidade, essa é a nossa intenção, utilizar a sagacidade propícia desta idade e canalizar para a implantação de ações perenes”, finaliza Wilson Martins.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais