Cidadeverde.com

Piauiense vai doar medula a paciente dos Estados Unidos, revela Hemopi

Imprimir
Um piauiense será doador de medula para o paciente dos Estados Unidos. Nesta sexta-feira(25), foram feitos os exames que constataram a compatibilidade. O diretor geral do Hemopi, Antônio Lages, disse que o doador foi localizado e se tudo der certo, ele viaja com tudo pago para os Estados Unidos. 

Fotos: Evelin Santos

O sangue foi enviado para Universidade Federal do Piauí (UFPI), que coloca no cadastro internacional. Ainda faltam alguns testes, mas a probabilidade é que a doação possa acontecer. 

Nesta sexta-feira(25), é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A média de doação é de 150 bolsas por dia. 

Segundo o diretor, o estoque possui 500 bolsas que dão para suprir a demanda dos hospitais, porém para conseguir esse número é preciso sempre realizar coletas externas através de campanha. 


Desde o dia 21, o Hemopi realiza uma série de atividades para a Semana do Doador, que segue até este sábado (26), quando será lançado o Clube 25, um projeto do Ministério da Saúde que tem o objetivo de educar e captar jovens com idade entre 18 e 21 anos, para fazerem, no mínimo, três doações ao ano.

Nesta semana, houve um aumento de 10% nas coletas de sangue. 

Novo perfil

O novo perfil do doador de sangue dos hemocentros brasileiros é formado por jovem, com idade entre 25 e 30 anos. O público feminino e jovem aparece em maior número, já que, antes, a predominância era masculina, oriunda do serviço militar e com idade entre 35 e 40 anos. Das últimas 600 doações, 75% delas foram feitas por voluntários.

Quem pode doar

- Estar em boas condições de saúde.
-Ter entre 18 e 60 anos
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial 



Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais