Cidadeverde.com

Após 28 anos, Kléber Eulálio deixa Assembléia para assumir prefeitura

O deputado estadual Kléber Eulálio, deixa a Assembléia Legislativa após 28 anos de sucessivos mandatos, para assumir a prefeitura do município de Picos (306 km de Teresina), a qual foi diplomado prefeito no último sábado (15). Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (18) o ex-deputado comentou sobre sua atuação e sobre sua expectativa nessa nova fase de sua carreira política.

Foto: Alepi

"O sentimento é de saudade e também de alegria. Quero assumir essa noma missão a qual me propus e me coloquei a disposição. O povo confia em mim. Eu com com muito entusiasmo cumprir todos os meus objetivos", declarou o deputado.

Kléber Eulálio, que já foi governador do Estado interino, por 10 dias e comentou que esta foi uma das lembranças mais marcantes que teve em seu período na Assembleia. O parlamentar já foi presidente da Assembleia Estadual Constituinte e também falou acerca de momentos críticos que viveu na assembléia, como greve dos servidores.

Partido

O deputado também comentou sobre a possibilidade do PMDB chegar ao governo do Estado em 2014, caso haja uma renúncia de Wilson Martins, para se candidatar. Segundo ele essa é uma das preocupações do partido. "Vamos realizar a convenção no próximo dia 21 e com essa expectativa que a partir de março com uma eventual renúncia do governador, o PMDB volta ao governo com as mãos do vice Zé Filho", concluiu o deputado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Advogados de Picos recebem nova sede da subseção

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, entregará, nesta quarta-feira (19), as novas instalações da sede da Subseção de Picos. A solenidade será realizada a partir das 19h, na Praça Raimundo Leandro, no Centro da cidade.
 
De acordo com o presidente da Subseção, Agrimar Rodrigues, o prédio foi totalmente reformado para oferecer condições mais dignas e funcionais aos advogados de Picos e região. “A nova sede contará com máquinas modernas e estrutura adequada para atender às necessidades de advogados que, em trânsito, necessitem de suporte para criar e imprimir suas petições e realizar atividades relacionadas à profissão”, ressalta o advogado.
 
Segundo Rodrigues, a novidade será a instalação de um espaço para a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (Caapi), que disponibilizará diversos serviços aos profissionais, a exemplo de atendimento médico e odontológico, além de um Centro de Integração Digital e de uma sala para a realização de cursos telepresenciais.
 
Na ocasião, jovens advogados prestarão compromisso e receberão a carteira profissional da OAB, documento obrigatório para o exercício da profissão e inscrição nos quadros da Ordem como advogado.
 
Estarão presentes na solenidade o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, Sigifroi Moreno Filho; o presidente da OAB-PI, Subsecção de Picos, Agrimar Rodrigues; bem como a diretoria da Ordem e os conselheiros federais e seccionais.
 
Inauguração de Sala dos Advogados

Ainda na quarta-feira (19), o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno, entregará mais uma Sala dos Advogados no interior do Estado. Desta vez, os profissionais do município de Francisco Santos serão contemplados com um local equipado com computadores, impressora multifuncional e softwares antivírus, além de armários e ar condicionado. A nova Sala dos Advogados ficará sediada no Fórum da Comarca do Município.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Kléber Eulálio anuncia a lista completa do seu secretariado

O prefeito eleito Kléber Eulálio, fez o anúncio oficial da lista completa dos novos secretários de Picos. Na ocasião, ele falou sobre as primeira ações após a vitória do dia 07 de outubro, ressaltando suas viagens a Brasília-DF e as conversações com senadores em busca de recursos para as obras que serão realizadas em Picos.

 Foto: Marta Soares

O prefeito ressaltou que já deu os primeiros passos em busca das melhorias. “Já trouxe a Picos amigos profissionais para analisar o nosso transito e oferecer uma solução. O saneamento, a saúde e o lixão são ações que trabalharemos com prioridade.”

Veja lista:

Secretário de Governo: Tiago Martins
Secretária de Saúde: Ana Maria Menezes Neiva Eulálio
Secretário de Educação: Walmir Lima
Secretário de Finanças: Francisco Carmélio Bezerra
Secretária de Planejamento: Profª. Oneide Rocha
Secretário de Administração: Portelinha
Secretária de Assistência Social: Cecília Lavor Néri
Secretário de Obras e Habitação: José Ribamar Macêdo Júnior
Secretário de Cultura e Turismo: Júlio Rodrigues
Secretário de Meio Ambiente: Gláuber Silva
Secretário de Desenvolvimento Econômico: Carlos Luís Nunes de Barros
Secretário de Agricultura: Manoel Vieira
Secretário de Serviços Públicos: Luís Coelho
Secretário de Comunicação: João Paulo Leal
Secretaria de Juventude e Direitos Humanos: A definir
Secretaria de Esporte e Lazer: A definir

O prefeito explicou que as duas últimas secretarias ainda não estão definidas por conta de ajustes que serão feitos.

Rayldo Pereira
Com informações de Marta Soares/Folha Atual
rayldopereira@cidadeverde.com

Candidatos eleitos são diplomados pela justiça eleitoral em Picos

Presidido pelo juiz da 10ª zona eleitoral Adelmar de Sousa Martins, o ato solene foi realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e reuniu autoridades políticas e empresariais, além de um expressivo número de populares que lotaram o auditório “Severo Eulálio”.


Juiz Adelmar Martins presidiu a solenidade

Dos quinze vereadores eleitos no último dia 7 de outubro não compareceu à solenidade de posse o presidente da Câmara Municipal de Picos, Iata Anderson Rodrigues de Alencar (PSB). Também estava ausente o suplente Antonio José de Saouda, o Bigode Branco (PSB).

Ao receber o diploma o vice-prefeito eleito e próximo secretário municipal da Educação Padre Walmir (PT), disse que aquele documento representa a vontade soberana do povo picoense. “Ele expressa o desejo de mudança do povo manifestado nas urnas de forma livre e consciente”, destacou.

Em um pronunciamento de pouco mais de 15 minutos, o prefeito Kléber Eulálio (PMDB reafirmou os  compromissos assumidos em campanha e, garantiu  trabalhar em prol dodesenvolvimento do município de Picos e da melhoria das condições de vida do seu povo.


“Esse diploma representa a vontade soberana do povo e é, através dele, que a justiça eleitoral habilita aqueles que foram eleitos pelo voto, a tomarem posse a partir de 1º de janeiro e começar a trabalhor em favor do município e do seu povo”, resaltou.

Em entrevista logo após ser diplomado, o prefeito Kléber falou da emoção vivida naquele momento, quando garantiu concluir uma missão iniciada pelo seu pai, o prefeito Severo Maria Eulálio, vítima de acidente automobilístico em novembro  de 1979.

“Sempre estabeleci durante a campanha eleitoral de que a saúde e o saneamento básico seriam as prioridades. Então, vamos começar por aí, embora saibamos que existe muita coisa a ser feita”, ponderou o prefeito Kléber Eulálio, aproveitando para enaltecer o trabalho da justiça eleitoral de Picos, que agiu com transparência e imparcialidade.

Diplomados

Foram diplomados o prefeito eleito Kléber Dantas Eulálio (PMDB), o vice-prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), os vereadores Simão Carvalho Filho (PMDB), José Luís de Carvalho (PSB), Raimundo Nunes Ibiapinio, o Renato (PSB), HugoVictor Saunders Martins (PMDB), Filomeno Portela Richard (PMDB) e José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB).

Ainda foram diplomadnos os vereadores eleitos Antonio Evandro Reis Antão (PTB), Antonio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PMDB); Maria de Fátima Lacerda de Sá Barros (PSDB), Antonio Afonso Santos Guimarães (PP), Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB), Francisco Wellington Gonçalves Dantas (PT), José de Arimatéia Luz, o Maté (PSL); Diogenes Nunes Medeiros (PPS) e Valdívia Santos Martins Silva (PSB).

A justiça eleitoral também diplomou os suplentes Valdenor Saturnino de Oliveira, Ivonaldo Alves da Silva Santos, Adnaid de Moura Rufino, Raimundo Nonato de Carvalho (Raimundinho da Boa Vista), Francisco de Assi Batista Portela, o Sisin (PP), Anotnio de Moura Martins, Severino de Araújo Luz, José Joaquim de Carvalho, Antonio José de Siusa (Bigode Branco), Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PSB); Manoel Vieira de Barros Lima (PT), Francisco das Chagas de Sousa, Chyqguinha (PT) e Edilson Alves de Carvalho (PTB)

Fonte: Apura notícia

Carreta bate em carro e deixa duas vítimas gravemente feridas em Picos

Um acidente grave envolvendo uma carreta volvo de placa MTO-8895- Ibiraçu/ES, e um Fiat Uno de placa FFI 1384 Araripina-PE, aconteceu por volta das 5h da manhã deste sábado (15), na BR 316 no município de Francisco Macedo.


Segundo informações do motorista da carreta, o condutor do Uno invadiu a pista contraria e colidiu violentamente na lateral da carreta. Com o impacto o uno foi arremessado fora da pista ficando totalmente destruído.


A carreta fazia o transporte de farelo de trigo e seguia com destino a Recife Pernambuco, o motorista identificado por Adalto Oliveira saiu ileso do acidente.


Os dois ocupantes do Fiat Uno identificados por Cassiano e Leonardo ambos residentes em Alegrete-PI, ficaram gravemente feridos e foram socorridos para o hospital Regional Justino Luz em Picos. Mas segundo informações da família não correm risco de vida.

Fonte: Riachaonet

Kléber Eulálio confirma titulares da Educação e Saúde

O prefeito eleito de Picos, deputado Kléber Eulálio (PMDB), confirmou no início da semana os dois primeiros nomes de sua equipe de governo. O vice-prefeito eleito Padre José Walmir de Lima (PT) ocupará a secretaria municipal da Educação e a psicóloga Ana Maria Menezes Neiva Eulálio Amorim vai para a Saúde.

 
Companheiro de chapa do novo prefeito, o padre Walmir Lima comandará a pasta da Educação por indicação do PT. Já a psicóloga e mestre em políticas públicas Ana Eulálio é uma escolha pessoal do gestor, que pretendia preencher o cargo com perfil técnico. De acordo com informações de um site local, o  anúncio oficial deverá ocorrer neste final de semana.


Com informações Jornaldepicos
cidades@cidadeverde.com

Incêndio destrói pizzaria de Picos durante a madrugada

A Pizzaria Chão de Estrela pegou fogo por volta das 18h30 da noite desta quarta-feira. Ela fica localizada na BR 316, em frente à Rodoviária do município de Picos.


O incêndio em poucos minutos tomou conta de todo o estabelecimento. Segundo o proprietário, Odimar Pereira Leite, as chamas começaram no fogão e se alastraram rapidamente. Odimar ainda tentou usar o extintor que havia no estabelecimento, mas o mesmo não funcionou.

Os bombeiros foram acionados, mas quando chegaram as chamas já haviam tomado conta de todos os pertences que estavam no local.

Prejuízo

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Picos, o trailer ficou parcialmente queimado, porém os pertences que estava no interior do estabelecimento ficaram todos destruídos, dentre eles uma TV 20 polegadas, um receptor, um liquidificador, três botijões de gás, um fogão, um aparelho de som e outros pertences, além de documentos de funcionários da Pizzaria.

Fonte: Riachaonet

Incêndio destrói completamente pizzaria em Picos

A Pizzaria Chão de Estrela pegou fogo por volta das 18h30 da noite desta quarta-feira. Ela fica localizada na BR 316, em frente à Rodoviária do município de Picos.


O incêndio em poucos minutos tomou conta de todo o estabelecimento. Segundo o proprietário, Odimar Pereira Leite, as chamas começaram no fogão e se alastraram rapidamente. Odimar ainda tentou usar o extintor que havia no estabelecimento, mas o mesmo não funcionou.

Os bombeiros foram acionados, mas quando chegaram as chamas já haviam tomado conta de todos os pertences que estavam no local.

Prejuízo

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Picos, o trailer ficou parcialmente queimado, porém os pertences que estava no interior do estabelecimento ficaram todos destruídos, dentre eles uma TV 20 polegadas, um receptor, um liquidificador, três botijões de gás, um fogão, um aparelho de som e outros pertences, além de documentos de funcionários da Pizzaria.

Fonte: Riachaonet

Família acusa médico de negligência em parto no Hospital Justino Luz

A família de Rosilene Maria dos Santos, 31 anos, acusa o Hospital Regional Justino Luz de suposta negligência médica. De acordo com Vanderlei Oliveira, sua esposa deu entrada no hospital no último domingo (09) e depois de um parto mal sucedido a criança veio a óbito após ser quebrada ao meio durante o nascimento.

De acordo com familiares, a gestação de Rosilene Maria transcorria sem alterações e uma ultrassom revelou que o bebê estava sentado e portanto, a paciente não poderia ter parto normal. 


"Ela foi internada no domingo com muitas dores e ficou em observação. Na segunda-feira deram uma injeção de força e levaram ela para a sala de parto. A partir de então, o médico começou a forçar e puxar a criança pelo bumbum, ainda usou um ferro, o menino tava atravessado e quando a criança nasceu ela já estava quebrada e morta", revelou a família. 


O pai da criança disse ainda que ao procurar o médico Gilberto Leal de Barros, responsável pelo parto, foi mal atendido e que o mesmo não deu maiores explicações. "No outro dia falamos com o dr. Josinaldo Cortez Barros, que acompanhava a paciente, mas como ele era primo do outro médico também não quis se comprometer", disse a tia da criança Vanderleia Oliveira.  

Vanderlei Oliveira

Hospital

Ao Cidadeverde.com, o diretor do Hospital Justino Luz, José Airton Bezerra, informou que segundo o médico, quando a paciente deu entrada no hospital ainda não estava em trabalho de parto e que o médico detectou, logo em primeiro contato com a paciente, que o feto já estava morto. 

"O que o médico me repassou era que ao bebê já estava morto pois não conseguiu ouvir os batimentos cardíacos quando a paciente deu entrada. Ele disse também que aguardou até de manhã para fazer uma ultrassom o que não deu tempo porque ela entrou em trabalho de parto, revelou.

José Airton Bezerra disse também que a família ainda não procurou oficialmente a direção do hospital e assim que for provocado poderá acionar o Conselho Regional de Medicina, através de procedimento administrativo investigatório.

A família está inconsolada e informou que entrará na Justiça contra a suposta negligência médica. "No laudo informaram que o bebê morreu de insuficiência placentária, tinha algum problema na placenta, e que minha esposa estava sangrando e o bebê não estava mexendo, mas isso não aconteceu", finaliza Vanderlei Oliveira.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Picos completa 122 anos de emancipação política nesta terça

Os picoenses acordaram nesta quarta-feira(12) com uma bonita queima de fogos anunciando o aniversário de 122 anos da cidade de Picos, município do Estado do Piauí, conhecido como “ Cidade Modelo” e “Capital do Mel”. Cidade jovem, tem como principal característica social a mistura étnica pois sua população é formada por indivíduos das mais diversas partes do país. Geograficamente é cortada pelo rio Guaribas, que apesar de ser um rio temporário, alivia o famoso calor das tardes picoenses.


Situa-se na região centro-sul do Piauí. É a cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Denominada de “cidade modelo”, por causa do grande desenvolvimento econômico, social e cultural que atingiu, principalmente na área do comércio. Sua região de influência atinge cerca de 50 munícipios, inclusive em outros estados. A versão mais correta para a alcunha de cidade modelo deve-se ao tamanho das propriedades rurais que são de pequeno porte e serviu para definir o módulo rural – o INCRA.

Picos é considerado  o principal entroncamento rodoviário do Nordeste por ser  cortada pela BR-316 (ou Rodovia Transamazônica), BR-407, BR-230 e fica muito próxima a BR-020 que  ligam o Piauí ao Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. É uma dos maiores produtoras de mel do país e destaca-se também por sediar uma unidade do Exército Brasileiro (3º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção).

Picos tem-se notabilizado pelo crescimento do comécio, na oferta de serviços de saúde com os Hospitais: Regional Justino Luz, Casa de Saúde São José, Hospital Geral, Clínica de Urgência, Hospital Memorial do Carmo, Hospital de Oscar , além das clínicas  MedeCenter, Clínica Santa Luzia dentre outros estabelecimentos que oferecem os mais diversos serviços de saúde atraindo uma quantidade muito grande pessoas da região  que buscam esses serviços de saúde na cidade de PIcos . Na educação destaca-se como importante pólo sediando um campus da UFPI, da UESPI , do IFPI, da  Faculdade R. Sá – URSA,  Fatev, Faculdade Cristo Rei, além de outras instituições com cursos  Via Satélite, dentre outros já estabelecidos ou em fase de implantação.

Fonte: Riachão Net

Posts anteriores