Cidadeverde.com

Quadrilha rouba carro em Teresina e explode caixas eletrônicos na região de Picos

  • Bandidos usaram dinamite para explodir o caixa eletrônico
    Ivani Veloso/CN1
  • Ivani Veloso/CN1
  • Ivani Veloso/CN1
  • Região onde o carro foi abandonado pelos bandidos
    Antonio Rocha/Canabrava News
  • Antonio Rocha/Canabrava News
  • Antonio Rocha/Canabrava News

Policiais da região de Picos fazem buscas a bandidos que explodiram dois caixas eletrônicos na madrugada deste sábado (7). Em Bocaina, eles não conseguiram levar o dinheiro. Mas em São João da Canabrava, 341 quilômetros ao Sul de Teresina, o bando saiu com todo o valor depositado no dia anterior ao crime. 

Os crimes aconteceram por volta de 4h30 da manhã. Cinco homens encapuzados dinamitaram o posto do Bradesco em São João da Canabrava e levaram o dinheiro. Depois teriam seguido para Bocaina, onde não obtiveram o mesmo sucesso. Nenhum popular se feriu, segundo a polícia. 

O gerente do banco já prestou depoimento na Delegacia Regional de Picos, mas não soube informar o valor que pode ter sido levado do caixa eletrônico. 

O carro usado nos crimes é um Spin preto com placa de Teresina, roubado na capital na última terça-feira. O veículo foi abandonado sobre uma ponte no rio Guaribas, para atrapalhar a perseguição policial. Ninguém foi preso. 

O automóvel já foi rebocado para a Delegacia Regional de Picos, onde aguarda seu proprietário. No carro, a polícia achou duas bananas de dinamite e duas balas calibre 12. A quadrilha usou o extintor de incêncio em toda a lataria na tentativa de eliminar impressões digitais. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Ruas alagam e moradores ficam 'ilhados' após temporal

Vários pontos de alagamento foram registrados no município de Picos após a forte chuva que caiu neste fim de semana. O temporal durou pouco mais de uma hora, mas alguns bairros e ruas inteiras ficaram intrafegáveis.

A via lateral da avenida deputado Sá Urtiga, no bairro Bomba, é uma das mais atingidas. O trecho está interditado pelo acúmulo de água e um carro foi abandonado ilhado na avenida. As ruas Luís Nunes e Armínio Rocha também estão em situação delicada.

O bairro Canto da Várzea também possui alguns pontos de alagamento próximos à Central de Flagrantes, na Rua São Sebastião.

"A chuva desta madrugada foi a mais forte do ano até o momento, com duração de 1h20 e concentração de 27 milímetros. Nos meses de março e abril devem ser melhores a sequência e a intensidade do período chuvoso", disse o meteorologista Eugênio Lopes.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Grandepicos

Com suspeita de envenenamento, corpo de lavradora é trazido para IML

O corpo da lavradora Ozailda Sousa Coelho, 45 anos, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Teresina na manhã deste sábado(28). A lavradora foi encontrada morta na noite de ontem em sua casa, no povoado Gaturiano em Picos (a 304 km de Teresina). 

De acordo com a sobrinha da lavradora, Carla Oliveira, a suspeita é que sua tia tenha sido envenenada pelo próprio marido, que não teve o nome divulgado. 

“Ela foi para fora de casa dizendo que tinha sido envenenada por ele, mas ele não deixou ninguém ajudar e a levou de volta para dentro, trancando ela e saiu para o assentamento. Só voltou sete horas da noite e ela já estava morta”, conta a sobrinha a TV Cidade Verde. 

Ela disse ainda que a relação dos dois era muito difícil, porque o marido era um homem muito agressivo. “Era uma pessoa extremamente agressiva que até os vizinhos tinham medo”, destacou. 

O caso está sendo investigado pelo delegado regional de Picos, Gilberto Franklin, que chegou a ouvir o marido. Ele alegou que a mulher teria tido um ataque epilético e passou mal. O delegado informou à TV Cidade Verde que policiais foram até a casa do casal, mas não teriam encontrado evidências de assassinato, por isso solicitou o exame cadavérico.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

 

Senadora Regina Sousa vai a Picos e Oeiras debater reforma política

A senadora Regina Sousa (PT/PI) e presidente do Diretório Estadual do PT visita, no próximo sábado, dia 28, as cidades de Picos e Oeiras, na região sul do Estado. Ela vai participar  do Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores e debater com parlamentares e militantes o projeto de reforma política que começa a ser discutido no Congresso Nacional este semestre e votado este ano para que possa valer nas eleições de 2016.

Em Picos o Encontro será no auditório Galdêncio, no bairro Catavento. Em Oeiras, na Câmara Municipal. A senadora Regina Sousa já esteve em Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí, na região norte, falando sobre os principais pontos da reforma política e os itens defendidos pelo Partido dos Trabalhadores. Dentre eles, o financiamento público de campanha, como uma forma de igualar a campanha de todos os candidatos, maior participação das mulheres no parlamento e fim das coligações proporcionais.

A parlamentar está percorrendo o interior do Estado a pedido da direção nacional do PT que defende a realização de uma consulta popular para que a população se manifeste antes do referendo. E também conheça quais os pontos do projeto de lei. Sobre o plebiscito, a senadora explica que ainda falta definir quais os itens em que a população irá opinar. Regina Sousa informa que o Senado também vai promover debates nos Estados sobre a reforma que tem pontos sem consenso como o voto distrital, fim da reeleição, voto facultativo e coincidência de mandatos. Este ponto falta acordar em que ano começa a valer. “ O importante é que as eleições sejam em um ano só”,  comenta a senadora que tem como principais metas de trabalho no Senado Federal Direitos Humanos, Meio Ambiente e Educação.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Morre primeira e única mulher prefeita de Picos

A picoense Maria do Socorro Portela Marcílio, primeira e única mulher a governar Picos, morreu em decorrência de problemas gástricos nesta quarta-feira (25). Atualmente com 87 anos, ela residia em Fortaleza, no Ceará, e há pouco mais de um ano retornou ao Piauí, ao Palácio Coelho Rodrigues, atual sede da prefeitura, onde fez questão de relembrar a vida política e sentar na cadeira do  prefeito Kléber Eulálio, 65 anos após comandar o município. 

              Foto: Grandepicos

Socorro Portela assumiu a prefeitura após a morte de Abílio Coelho, em 1948, quando tinha apenas 22 anos de idade. 

O período em que passou à frente da prefeitura foi curto, apenas alguns meses. O fim da vida política ocorreu após o casamento, quando ela resolveu abandonar a vida pública. A picoense deixa seis filhos, treze netos e duas bisnetas.

A Câmara Municipal de Picos enviou nota de pesar à imprensa pela importância de Socorro Portela para a história política de Picos. 

Nota de pesar emitida pela Câmara Municipal

"A Câmara Municipal de Picos (PI), através do Excelentíssimo Senhor presidente, vereador Hugo Victor Saunders Martins, vem a publico apresentar votos de pesar pelo falecimento da senhora ex-prefeita de Picos, Maria do Socorro Portela Marcílio, de 87 anos, ocorrido neste dia 25 de fevereiro de 2015. 

Neste momento de comoção em que ausência de uma pessoa querida deixa lacunas impreenchíveis, a Câmara Municipal de Picos se solidariza com os familiares e amigos desta grande mulher que ajudou a escrever a história de Picos e contribuiu com a emancipação feminina, deixando o seu legado para o desenvolvimento do nosso município.

Picos (PI), 25 de fevereiro de 2015.

Ver. Hugo Victor Saunders Martins
Presidente da Câmara Municipal de Picos"

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Grandepicos

Vereador solicita apreensão de animais domésticos soltos em Picos

O vereador Iata Anderson (PSB) apresentou requerimento na sessão da última quinta-feira (19), que pede que o Centro de Controle de Zoonozes de Picos, faça a apreensão de animais domésticos nas ruas e promova uma campanha de doação. O vereador tomou por base a grande quantidade de gatos e cachorros nas ruas que tem incomodado moradores da região.

Atualmente os animais apreendidos são encaminhados ao Centro de Zoonoses onde ficam em celas separadas, aguardando uma adoção. Em alguns casos, os cães mais debilitados são sacrificados, uma vez que o CCZ sempre está recebendo novos animais. Às vezes os próprios donos dos bichos de estimação solicitam a apreensão dos mesmos que são encaminhados a eutanásia, invariavelmente.

Recentemente foi fundada a Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) que tem dentre os seus objetivos realizar campanhas de doação para animais abandonados, a principal motivação para tantos bichos de estimação soltos pela cidade.

Com informações de Folhaatual
cidades@cidadeverde.com

Mais de 18 mil foliões vão às ruas no último dia de carnaval

  • Romário Mendes/ Riacahonet
  • Romário Mendes/ Riacahonet
  • Romário Mendes/ Riacahonet
  • Romário Mendes/ Riacahonet
  • Romário Mendes/ Riacahonet
  • Romário Mendes/ Riacahonet

O último dia de Carnaval em Picos foi ao som da banda baiana Axecleteiros e do cantor picoense Claydson Rocha. Sucessos como 'Shineray', 'Muriçoca' e músicas de forró adaptadas ao ritmo carnavalesco animaram mais de 18 mil foliões na avenida Getúlio Vargas e praça Felix Pacheco, corredor da folia. 

“Apesar das criticas fizemos um grande carnaval, o público deu a resposta comparecendo todas as noites, e fazendo uma grande festa”, disse Julio Rodrigues, coordenador do carnaval na cidade. 

A festa teve início por volta das 22h30 desta terça-feira (17) e de acordo com o tenente-coronel Wagner Torres, comandante do 4º BPM,  a segurança foi reforçada com 100 policiais militares nos municípios de Picos e Bocaina, sem registro de nenhum incidente grave durante os quatro dias. 

 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Corso de Picos reúne centenas de foliões e 38 carros ornamentado

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

Cerca de 38 carros ornamentados e centenas de foliões participaram esse ano da 3ª edição do Corso de Picos. O desfile de carros alegóricos partiu da avenida Severo Eulálio às 20h00 dessa sexta-feira (13), percorrendo a avenida Nossa Senhora de Fátima, rua Coronel Francisco Santos, praça Matias Olímpio, praça João de Deus, rua Monsenhor Hipólito até a  praça de Alimentação.

Considerado o maior passeio de carros decorados da macrorregião de Picos, o Corso já é parte do calendário de eventos da cidade no período carnavalesco. 

Os caminhões vencedores foram avaliados por cinco integrantes de uma comissão julgadora da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Além da originalidade e espontaneidade, a criatividade foi considerada um item fundamental. 

A primeira colocação ficou para o caminhão Unidos da Resenha que   recebeu uma premiação de R$ 1.500,00 em dinheiro. O carro Las Vegas Cassino obteve a segunda colocação e recebeu R$ 1.000 reais.  Já o terceiro colocado, Os Piratas, levou R$ 500 reais em dinheiro.

O prefeito Kléber Eulálio fez uma avaliação positiva do evento ao anunciar outras atrações nas quatro noites do carnaval de rua.  " É uma festa boa, bonita. Trinta e oito carros na rua. O Corso de Picos é tão importante para a nossa cidade quanto o Corso de Teresina é importante para Teresina", destacou.

Para Júlio Rodrigues, membro da comissão organizadora, o Corso desse ano manteve o mesmo nível de organização dos eventos anteriores.

Após o desfile dos carros, o cantor Chaguinha Bala Elétrico animou a noite com músicas carnavalescas. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Júri condena réus por morte do vereador Titico Barbosa; soma das penas ultrapassa 70 anos

Os acusados de assassinar o vereador Titico Barbosa, morto em outubro de 2012 quando comemorava o resultado das eleições, foram condenados pelo Tribunal do Júri, em sessão presidida pela juíza da 5ª Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Araújo. O julgamento durou quase 24h, começou na manhã de ontem e terminou por volta das 6h20 desta sexta-feira (13).  José Gonçalves Nunes e Josimar Holanda Nunes são pai e filho. O somatório das penas ultrapassa 70 anos. 

                 Fotos: Romário Mendes/ Riachaonet

Os réus foram condenados pelo Tribunal do Júri, formado por sete pessoas. A sessão foi presidida pela juíza da 5ª Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Araújo. O filho, Josimar Holanda Nunes, o Mazinho, foi condenado a 27 anos e 11 meses de reclusão, dois meses e 27 dias de prisão simples e 190 dias de multas. Ele vai responder pelos crimes de homicídio, lesão corporal, posse de arma branca e de fogo; O pai, José Gonçalves Nunes, conhecido como Zé Neto, foi condenado a 42 anos, nove meses e 15 dias de reclusão, além de dois meses de prisão simples e 190 dias de multa. Ele foi condenado pelo assassinato do vereador, além de porte de arma branca e de fogo e tentativa de homicídio.

“Todas as testemunhas arroladas pela acusação, são testemunhas que viram quando o Mazinho (armado) juntamente com o seu pai Zé Neto assassinaram com 15 lesões a vítima. A tese apresentada pela defesa, de que Mazinho teria assassinado o vereador Titico Barbosa em legítima defesa, foi contestada, pois Mazinho saiu do bar, se deslocou até sua residência onde se armou, 'algo já pensado'. Já o Zé Neto chega a dizer que não possuía nenhuma arma, faca, quando mais de 10 testemunhas já deram seu depoimento que não viram somente ele armado de faca, de espingarda, e disseram que o primeiro tiro dado contra o vereador foi disparado por ele", disse o assistente de acusação, Herval Ribeiro.

Nazareno Thé, advogado de defesa dos condenados, anunciou que vai recorrer da decisão. Participaram ainda do julgamento os promotores Marcelo Monteiro e Carlos Rogério.

 

Relembre o caso

O vereador Francisco de Assis Pio da Silva, mais conhecido como Titico Barbosa, 41 anos de idade, foi assassinado na noite do dia 14 de outubro de 2012, por volta das 18h30, com disparos de arma de fogo e a facadas. Ele estava em um  bar no povoado Angical dos Domingos, distante cerca de 20 quilômetros da sede do município.

O crime teria sido motivado por uma discussão iniciada entre parentes do vereador e um dos acusados, cuja discussão terminou, provocando uma briga entre o primo do vereador Titico, Pedro Feitosa Pio (assessor de Titico) e o acusado identificado  por Mazinho que também estava no bar. Após o desentendimento entre Pedro e Mazinho, o acusado se retirou do local e minutos depois retornou em companhia do pai, Zé Neto, atirando contra o vereador que tentou correr, mas acabou sendo alvejado e morto. O primo de Titico,  Francisco das Chagas Pio da Costa (Chiquinho) foi  ferido com uma facada e encaminhado ao Hospital Regional de Picos onde se submeteu a cirurgia. Além dele, Pedro também ficou ferido.

 

Com informações Riachaonet
cidades@cidadeverde.com

Operação apreende cargas de cervejas camufladas com melões

  • Divulgação / Sefaz
  • Divulgação / Sefaz
  • Divulgação / Sefaz
  • Divulgação / Sefaz
  • Divulgação / Sefaz
  • Divulgação / Sefaz
  • Divulgação / Sefaz
  • Divulgação / Sefaz

Uma operação na região de Picos apreendeu duas cargas de cerveja camufladas entre melões, avaliadas em R$ 188.370,00, que, na verdade, escondiam 94.185 latas de cervejas. Com a apreensão dos dois veículos que transportavam a carga ilegalmente, o Estado deve recolher R$ 64.196,08, entre multas e impostos.

Esta operação conjunta foi realizada com a participação da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e Relações de Consumo (DECCOTERC), da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).  “Estamos com outra operação em andamento na região Norte do Estado. Enfim, toda equipe está trabalhando muito para aumentar a arrecadação do Estado, para que a mesma não saia pelo ralo da sonegação fiscal”, afirma o delegado da DECCOTERC, João José Pereira Filho, popularmente conhecido por JJ.

A mercadoria apreendia era oriunda do Estado da Bahia e tinha como destino à cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão, sendo que a mesma estava camuflada em uma carga de melões, por isso passou pelo Posto Fiscal de Pipocas, na divisa com o Pernambuco, quando, na ocasião, foram apresentadas as notas de frutas.  

Mas os veículos foram interceptados no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Picos. Depois foram recambiados para Teresina, no Posto fiscal da Tabuleta, pelas equipes da DECCORTEC e SEFAZ (COE/COFIT). Agora, será feita uma investigação para detectar se essa pessoa física já passou outras cargas camufladas de cerveja.   
 

Confira a apuração das multas e impostos
 
Mercadoria Irregular: 94.185 latas de cervejas
Valor da mercadoria R$ 188.370,00
ICMS 25%: 47.092,50
Multa de 32%: 15.069,60
Fecop: 2%, R$ 941,85
Multa Acessória: 400 UFR, cerca de R$ 1.084,00
Taxas R$ 8,13
Total a recolher R$ 64.196,08.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores