Cidadeverde.com

Pilotos debatem sobre a segurança na aviação civil, após acidente

Imprimir
O comandante Gregório Mendes participou de entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (07) onde fez alerta para a fiscalização de aeronaves e aeródromos e comentou ainda as possíveis causas do acidente com o avião do ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Xavier Neto.

"Em 25 anos de vôo, tenho tido bom senso e cuidado de avaliar as situações, o que vale na hora de decolar é a segurança de todos. Não existe vôo que não possa ser adiado.", afirma o piloto.

O médico neurologista, Marcus Sabry que também pilota aeronaves, comenta que existe uma burocracia a ser cumprida para que se possa realizar um vôo dentro das condições de segurança determinadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

"O sistema hoje está todo informatizado. Para se fazer um vôo hoje, você tem que fazer um planejamento, pedir autorização dos aerógrafos envolvidos, todos tem que estar registrados na aeronáutica, homologados, além da checagem de piloto, exame de saúde, habilitação e isso tudo on-line.", comentou o médico.

Para os dois pilotos a homologação de novos aeródromos é importante para a aviação do estado, mas confirmaram ainda que a burocracia para este processo é muito complexa.

Durante participação ao vivo, por telefone durante a entrevista, o também comandante de aeronaves Raimundo Neiva, comentou de Brasília, sobre a questão da homologação de novos aeródromos.

"Existem aeródromos não homologados que chegam a ser mais seguros até que os outros", comentou Raimundo.

Acidente

O piloto Grecório Mendes, sobrevoou uma área próxima a do acidente desta terça-feira(06) e comentou durante a entrevista que as condições de tempo eram bem complicadas.

"Passei numa região ao lado de onde o avião caiu e posso afirmar que o tempo foi um fator primordial na queda do avião de Xavier.", conclui o comandante.


Rayldo Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais