Cidadeverde.com

Corpo de mulher é encontrado no Horto Florestal de Piripiri

O corpo de uma mulher ainda não identificada foi encontrado no fim da manhã desta terça-feira (25) no Horto Florestal de Piripiri, a 160 quilômetros de Teresina.

O corpo da mulher não identificada foi encontrado já em avançado estágio de putrefação. Antes de morrer, ela vestia uma blusa preta e um short jeans. Ao lado dele, policiais acharam uma pela de cascavel.

Em Piripiri, especula-se que o corpo seja de Maria do Rosário da Conceição, de 48 anos, que fazia tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e sumiu de casa há cerca de 15 dias.

O Instituto de Medicina Legal (IML) e a Perícia Criminal da Polícia Civil foram acionados para examinar o corpo. O caso está sob responsabilidade da Delegacia da Mulher de Piripiri.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Prefeito de Piripiri, esposa e filho são multados em R$ 50 mil pelo TRE-PI

O prefeito de Piripiri-PI (PSB), Odival José de Andrade, sua esposa, Maria Clarinda de Sousa Andrade, Secretária Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social de Piripiri-PI e seu filho, Brenno de Sousa Andrade, suplente de deputado estadual nas eleições de 2014 (PSB) foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, ao pagamento de multa no valor de R$ 50 mil reais cada um. Também foi cassado o registro de candidatura de deputado estadual do filho do prefeito. O processo foi ajuizado pelo deputado estadual, Marden Meneses (PSDB).

Prefeito Odival Andrade

Eles foram acusados de compra de voto, conduta vedada a agente público, distribuição de dinheiro, bens, Carteira Nacional de Habilitação a eleitores em troca de voto bem como demissão de servidores da prefeitura de Piripiri em período vedado e uso indevido de transporte escolar em carreata nas eleições de 2012.

Em sessão realizada na manhã dessa terça-feira (18), foi julgada parcialmente procedente a Representação nº 1223-90.2014.6.18.0000. Na mesma decisão, além da multa, o TRE-PI, também, cassou o Registro de Candidatura de deputado estadual do filho do prefeito. A decisão foi unânime, nos termos do voto do relator, juiz, José Wilson Ferreira de Araújo Júnior e em harmonia com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Kelston Pinheiro Lages.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Inaugurada Sala dos Advogados na Delegacia Regional de Piripiri

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, entregou, na manhã desta sexta-feira (14), mais uma Sala dos Advogados no Piauí. Instalado na 4ª Delegacia Regional de Piripiri, o espaço é climatizado e conta com computador, impressora, scanner e internet, disponíveis para que o advogado utilize durante o seu trabalho na delegacia. Advogados militantes do Direito Criminal prestigiaram a inauguração.

“Além de fóruns, juizados e tribunais, buscamos instalar Salas também nas delegacias, pois conhecemos a quantidade de profissionais que passam por estas unidades e as necessidades que possuem. Com o espaço, o profissional poderá exercer sua profissão com dignidade e oferecer maior comodidade a seu constituinte”, esclareceu o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, presente na solenidade.

O presidente da Subseção da OAB de Piripiri, Mauro Benício Júnior, destacou o crescimento jurídico da cidade com a presença de cursos e faculdades de Direito. Para ele, a OAB tem dado a devida importância aos profissionais piripirienses com a instalação de Salas e lutas no judiciário por melhorias, a exemplo da instalação da 3ª Vara Cível do município.

A Sala homenageia o advogado José Ribamar Freitas. Familiares prestigiaram e agradeceram à homenagem.

Em sua fala, a diretora financeira da OAB-PI, Geórgia Nunes, destacou a importância da instalação de Salas dos Advogados. “É sempre uma honra, pois permite o livre exercício do profissional de maneira digna. Na verdade, é um benefício entregue à sociedade. São obras que OAB e a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí têm entregado com a preocupação de oferecer estruturas dignas com os advogados e a função que desempenham”.

O delegado regional, Jorge Silva, reconheceu a contribuição do espaço para a Justiça. Segundo ele, parcerias entre polícia judiciária e OAB proporcionam mais eficiência ao trabalho desempenhado. “Meu relacionamento com os advogados é muito bom, até porque já advoguei e conheço as dificuldades do dia a dia. É necessário que a polícia judiciária se una com as demais instituições e órgãos da justiça, a fim de se aproximar cada vez mais da sociedade”.

Os conselheiros seccionais Luiz Evangelista, Justina Soares, Luiz Cordeiro, Gilberto Escórsio e Daíse Moraes participaram da inauguração. Além destes, o secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados, Joaquim Santana Neto; o vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Igor Cavalcanti, e os advogados Rodrigo Lustosa, da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, e Bruno Lages, da Comissão de Trânsito da OAB-PI.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Advogados de Piripiri receberão Caravana da Jovem Advocacia nesta sexta

Nesta sexta-feira (14), a Caravana da Jovem Advocacia, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, chegará à Subseção de Piripiri. O evento será realizado na Câmara Municipal de Piripiri, a partir das 15h, com palestras sobre atualidades jurídicas, que serão ministradas por representantes da Instituição.

Durante a qualificação, serão abordados temas como Processo Judicial eletrônico (PJe), o jovem advogado no mercado de trabalho, contratos advocatícios, o Novo Código de Processo Civil (CPC) e os reflexos no processo eleitoral, entre outras.

Além disso, o conselheiro federal da OAB Norberto Campelo, aprovado recentemente pelo Senado Federal para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), participará de uma audiência pública com os advogados de cada município a fim de colher os reclames e sugestões dos profissionais da advocacia.

Segundo o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, o objetivo da ação é levar qualificação jurídica aos profissionais de todo o Estado, além de oportunizar um diálogo franco e aberto com Norberto Campelo, que brevemente representará a advocacia piauiense no CNJ. “Essa é uma oportunidade para que os profissionais piauienses apresentem suas sugestões para a melhoria do Poder Judiciário, com as especificidades de cada região, ao conselheiro Norberto Campelo”, completou.

As inscrições poderão ser feitas no dia e local do evento mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue a instituições filantrópicas que atuam na cidade. Os participantes receberão certificado de 5 horas/aula, emitido pela Escola Superior de Advocacia do Piauí. Informações: (86) 2107-5846 – Teresina; (86) 99974-0801 - Piripiri.

Programação:

14 de agosto de 2015

Local: Câmara Municipal de Piripiri


15h – 16h: Processo Judicial eletrônico (PJe) – Vinicius Cabral – Presidente da Comissão de Informática
16h – 16h40: O Jovem Advogado no Mercado de Trabalho - Sigifroi Moreno Filho - Conselheiro Federal da OAB
16h40 – 17h50: Contratos Advocatícios – Alex Noronha - Presidente da Comissão de Direito Empresarial OAB-PI
17h20 – 18h: O Novo CPC e os reflexos no processo eleitoral – Geórgia Nunes – Diretora Tesoureira da OAB-PI
18h – 18h40: Audiência Pública com Norberto Campelo - Conselheiro Federal da OAB e aprovado para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tema: Dificuldades da Advocacia no Judiciário Piauiense
18h40 – 19h20: Advocacia e Honorários - Sebastião Rodrigues Junior - Secretário Geral da OAB-PI
19h20 - 20h:  O Advogado e o Novo CPC – Willian Guimarães – Presidente da OAB-PI

De Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Secult anuncia reforma do Museu de Perypery

O Museu de Perypery, que abriga parte importante da história do Piauí e da cidade de Piripiri, será reformado em breve. A restauração do prédio, que atualmente se encontra fechado, já foi autorizada pelo governador Wellington Dias e confirmada pelo secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, em visita à cidade na última semana.

O prédio foi construído na década de 1930 e possui um rico acervo de objetos de personalidades da cidade de Piripiri e políticos que também ajudaram a construir o Estado. No local já funcionou o Cine Éden, o Clube Elite, a primeira agência do Banco do Brasil na cidade, o Banco do Estado do Piauí, a Escola do Comércio e, desde 1987, abriga o Museu de Perypery.

“O governador Wellington Dias já autorizou e será feito no museu um levantamento do que será necessário porque o prédio está em estado precário. Nós vamos reformar toda a estrutura do museu, restaurar umas cadeiras da década de 1920 e fazer uma sala de cinema retrô”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Em reunião com o prefeito da cidade, Odival Andrade, e com o secretário de Cultura, Menandro Brito, Fábio Novo tratou da reforma do museu que é gerido pelo município. O prefeito Odival entregou ao secretário estadual de Cultura o levantamento feito pela prefeitura sobre o prédio.

Reforma do Memorial Espedito Rezende

A cidade de Piripiri também será beneficiada com a reforma do Memorial Espedito Rezende, onde serão feitos reparos elétricos, hidráulicos e no telhado, assim como a aquisição de novos livros para o acervo da biblioteca.

O prédio foi erguido em 1985 e é mantido pelo Governo do Estado. Possui peças em exposição do Embaixador Espedito Rezende, um auditório com capacidade para 200 pessoas e ainda uma biblioteca com cerca de 2 mil obras.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Piripiri entrega abastecimento d'água e inaugura escola na região da Formosa

A Prefeitura de Piripiri entregará no sábado (8) uma série de obras na região da Formosa, zona rural da cidade, contemplando a população local com a entrega do sistema de abastecimento d’água da localidade Pega-Bem, além da inauguração da estrada que liga Caraúbas a Olho D'Água de Dentro e a inauguração do Colégio da Formosa. A entrega de calçamento no povoado Formosa também está prevista para a solenidade de inaugurações.

"No último mês, inauguramos importantes obras em diferentes localidades do município, melhorando a assistência em saúde ofertada à população, bem como as condições de infraestrutura das escolas locais. A mobilidade urbana também tem sido outra área bastante priorizada durante a nossa gestão, que busca viabilizar um melhor deslocamento dos moradores e visitantes que passam por nossa cidade", ressalta o prefeito Odival Andrade.

Antes das inaugurações, o prefeito de Piripiri e sua comitiva participam de atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesam), através da Coordenação da Academia de Saúde de Piripiri, na AABB, a partir das 7h. Na oportunidade, serão realizadas diversas atividades, tais como aula de dança, terapia comunitária, hidroginástica, medição da glicose e da pressão arterial disponibilizadas de forma gratuita à população.

As inaugurações e realização de demais atividades ainda fazem parte dos benefícios anunciados para festejar o aniversário de 105 anos de Piripiri.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Alunos retornam às aulas em Piripiri com escola totalmente reformada

O segundo semestre letivo teve início na segunda-feira (3) nas escolas públicas de Piripiri com o retorno de milhares de alunos às salas de aula. No caso da Escola Roda Viva, os estudantes receberam uma escola completamente reformada, pronta para atender às demandas da comunidade escolar.
 
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade (PSB), o secretário municipal de Educação, Rodrigo Amaral, a coordenadora de Ensino Infantil do município, Rita Escórcio, pais, alunos e comunidade participaram da solenidade de abertura do segundo semestre letivo, bem como da entrega da reforma realizada na escola.
 
"Esta é mais uma das obras de reforma que entregamos à comunidade. Hoje, temos o prazer de entregar aos alunos do Roda Viva uma nova estrutura. Há muito tempo mereciam e, hoje, temos o prazer de proporcionar esse benefício a eles", comenta Odival Andrade.  

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Piripiri

Piripiri foi contemplado como um dos municípios convidados a receber a Tocha das Olimpíadas 2016, que ocorrerá no Rio de Janeiro. Outras cinco cidades do Piauí também foram escolhidas.

A passagem da tocha por Piripiri deve ocorrer dia 10 de Junho de 2016. As cidades de Parnaíba, Piracuruca, Altos, Campo Maior e Teresina também irão receber a Tocha.

Nessa segunda-feira (3), uma equipe do Comitê Olímpico este na cidade e explicou os detalhes da programação da passagem da tocha e da parceira com o município para o evento.

Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Odival Andrade, o secretário de Juventude, Cultura e Esporte (SEJUCE), Menandro Brito, o presidente da Câmara Municipal, Genival Sales, o secretário de Educação do município, Rodrigo Amaral, a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Meirian Castro, a vereadora e presidente do STTR de Piripiri, Eunice Barros, entre outras autoridades convidadas. 

As informações e dúvidas foram esclarecidas por Amanda Cerqueira e Jeniffer Oliveira, gerentes regionais do revezamento da tocha, além de Regina Ramos, gerente macrorregional NE da subchefia de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

 

Da Editoria de Cidades
redacao@cidadeverde.com

Operação Suíno: polícia prende um dos maiores contrabandistas do Piauí

  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Celso Alcântara informou que José Amaro de Arújo Meneses, preso na Operação Suíno nesta quarta-feira (29), é um dos maiores contrabandistas do Piauí. Em uma de suas propriedades foi encontrado uma fábrica de falsificação de bebidas e cigarros e mais de R$ 200 mil em dinheiro e cheque foram apreendidos.

A operação foi desencadeada após investigação de quase dois meses da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccortec). Além da PRF, a Polícia Militar e a Secretaria de Fazenda também participaram da ação.

O inspetor Celso Alcântara, da PRF, informou que a polícia cumpriu os quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela comarca de Piripiri, em um sítio e várias residências de propriedade do suspeito. 

Bebidas como uísque e vodkas falsificadas foram encontradas, além de cerca de 70 mil caixas de cigarros, uma espingarda municiada, dinheiro e cheque que somam mais de R$ 200 mil e mercadorias contrabandeadas do Paraguai, principalmente cigarros e fumo para falsificação.

O inspetor da PRF Almir Bílio destacou que o material pode ter usado rotas terrestres alternativas para escapar à fiscalização da PRF, mas que a operação garantiu a retirada de circulação de uma grande quantidade de material falso e contrabandeado.

"Não existe fiscalização perfeita, mas com o apoio de diversas instâncias, demos cumprimento aos mandados e fizemos uma prisão em flagrante", disse.

Além disso, 21 animais silvestres foram resgatados em gaiolas e uma moto roubada foi apreendida. De acordo com a Sefaz, o material apreendido equivale em impostos e multas aplicadas cerca de R$ 10 mil. 

Suíno

A operação foi batizada de “Suíno” em razão do apelido de um dos investigados, o "Porquinho".

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Suspeito de contrabando é preso e R$ 200 mil são apreendidos em operação em Piripiri

  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação
  • PRF/PI Divulgação

O delegado geral Riedel Batista informou que foi deflagrada nesta quarta-feira (29), no município de Piripiri, a Operação Suíno, de combate à sonegação. A polícia localizou um depósito de bebidas e cigarros falsos e prendeu um homem considerado um dos maiores contrabandistas da região.

Na operação, a polícia apreendeu R$ 200 mil em dinheiro e cheque, além de cerca de 70 mil caixas de cigarros roubados vindos do Paraguai. O inspetor Celso Alcântara, da PRF, informou que o suspeito preso na Operação Suíno é um dos contrabandistas mais procurados da região e já vinha sendo monitorado há vários meses pela Deccortec.

A polícia cumpriu os quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela comarca de Piripiri, em um sítio e várias residências de propriedade do suspeito. 

De acordo com a PRF, bebidas e cigarros de origem paraguaia foram encontrados nos fundos de uma das residências. A PRF acredita que o local servia como fábrica clandestina de bebidas falsas. Diversas embalagens vazias de uísque foram encontradas. O material, segundo a polícia, armazena o líquido adulterado. 

Uma pessoa foi presa, segundo o delegado Riedel, e a policia está cumprindo quatro mandados de busca na cidade. Segundo o delegado, foi apreendida também uma moto roubada. Uma espingarda calibre 28 e mais nove cartuchos foram recuperados. 

"A operação está sendo comandada pelo delegado João José, o JJ, da Deccortec e estão sendo cumpridos mandados de busca, coibindo a sonegação fiscal", declarou.

A operação acontece entre a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccortec) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Suíno

A operação foi batizada de “Suíno” em razão do apelido de um dos investigados, o "Porquinho".

 

Yala Sena Flash
Maria Romero Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores