Cidadeverde.com

Diarista rói 14 pequis em 5 minutos e vence competição em Piripiri

Por Roberto Araujo

"Maior roedora de pequi de Piripiri": esse título inusitado foi conquistado pela diarista Gerviz Viana em uma competição que aconteceu no Festival do Pequi, um evento anual que ocorreu no último fim de semana. 

O vencedor da competição é quem rói mais pequis no tempo de cinco minutos, estabelecido pela organização do evento. Gerviz conseguiu comer 14 pequis no tempo e se tornou a campeã, vencendo outras sete pessoas que também disputavam. Com a marca alcançada, Gerviz faturou o prêmio de R$ 500 reais.

Gerviz se tornou, na verdade, bicampeã: ela também venceu a disputa em 2023. A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, entregou o prêmio de campeã para a diarista, que também é ciclista e participou da corrida que também fez parte da programação do evento.

O Festival do Pequi, que é uma iniciativa da Associação das Mulheres Organizadas de Piripiri, e tem o apoio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo de Piripiri, contou com uma programação no sábado (2) e no domingo (3). Além do concurso de "Maior roedor de pequi", teve também a competição da rainha do pequi, onde se escolhe quem faz a melhor prato a base de pequi, e também uma corrida em que disputam corredores e ciclistas.

Paixão por pequi desde criança

Geviz falou ao Cidadeverde.com sobre o seu bicampeonato. Ela contou que desde criança é apaixonada por pequi e que participou do concurso de roedora de pequi pela primeira vez no ano passado sem intenção de disputar. Em 2023, a competição dava um prazo de 8 minutos, e Gerviz roeu 16 pequis neste tempo.

"No ano passado mesmo que eu participei desse concurso que, na realidade, eu nem sabia porque há muitos anos tem essa festa lá, e eu sou de Piripiri, é perto de onde eu moro, e sempre eu falava com minha cunhada, porque lá tem a rapadura, o suco, o din din de pequi e eu falava que tava com vontade de ir, mas nunca dava certo. E aí tem essa minha cunhada que nos duas gostamos e no ano passado eu fui de última hora, sou ciclista, pedalo muito, e eu tinha ido em um pedal nesse dia no caminho de onde ia ter essa festa do pequi. Cheguei, almocei, comi pequi antes do concurso, e quando terminei de almoçar, o pessoal anunciou que eia ter o concurso do roedor, ai eu fui me inscrever de ultima hora, comendo com maior calma, eu quando pensa que não, anunciaram que eu tinha sido ganhadora", relatou.

Já na segunda participação neste ano, se preparou melhor. No entanto, ela disse que a preocupação em não vencer foi a maior inimiga.

"Dessa vez foi diferente, porque já estava na minha mente que eu ia participar do concurso e eu pensei 'aqui tá difícil', antes não estava, e agora tava o pensamento de que poderia perder, mas deu certo porque quando você vê as reportagens, o povo agoniado achando que é só lamber, jogar no prato, não é assim, o rapaz rói o pequi e tem que ficar bem roidinho, o importante é roer e comer bem roído", declarou.

Gerviz disse que é roedora de pequi 'raiz'. Que nos pedais que fazia pela zona rural de Piripiri, parava em matas para colher o fruto e fazer no almoço. Ela conta que desde criança, que morava na zona rural, gosta de pequi.

Semarh entrega 30 mil mudas nativas e frutíferas em ação para Piripiri

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta sexta-feira (1º), a entrega de 30 mil mudas nativas e frutíferas no município de Piripiri, região Norte do Estado. A ação faz parte do programa PRO Verde Piauí, coordenado pela Semarh, que tem o objetivo de distribuir 1 milhão de mudas anualmente em todo o estado.

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, destaca a importância da ação. “Somente hoje estão sendo distribuídas mais de 30 mil mudas. A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, está fazendo algo inédito no Piauí, unindo a distribuição de mudas com o projeto Quintais Produtivos, gerando, assim, emprego e renda. Serão contempladas 53 escolas municipais”, afirma.

“É um momento histórico e que serve de exemplo para todos os governantes, pois aqui é uma das obras mais importantes para preservar o nosso planeta terra, algo que parte dessa experiência com líderes, câmara e secretários, além da grande população, que vem na prefeitura receber suas mudas”, destaca a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira.

O PRO Verde Piauí tem o propósito de recuperar áreas atingidas por desmatamento ilegal, incêndio florestais, visando ao reflorestamento, além de garantir a sensibilização da população para esta causa ambiental.

Da Redação

Piripiri registra dois homicídios em menos de 3h; adolescente foi apreendido pela PM

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

A cidade de Piripiri, a 165 km de Teresina, registrou dois homicídios em menos de 3h na noite de quinta-feira (29). Um adolescente foi apreendido como suspeito de participação em um dos crimes.

Um dos assassinatos ocorreu por volta das 20h30, na praça do Pacífico, no Centro de Piripiri. Segundo a Polícia Militar, o adolescente Luís Alerrandro Silva Costa, de 16 anos, foi esfaqueado por outro adolescente de 16 anos.

Uma equipe do Samu foi acionada, mas no local constatou o óbito. O suspeito pelo crime fugiu, mas logo a PM conseguiu realizar a apreensão do adolescente, que foi encaminhado para a delegacia do município.

O segundo assassinato ocorreu por volta das 23h no bairro Petecas, nas proximidades de trecho da BR-343. A Polícia Militar disse que foi acionada sobre disparo de arma de fogo, e que no local encontrou um homem identificado apenas como Denilson, que informou que estava com outra pessoa em um carro, quando ocorreram disparos de arma de fogo. Ele acabou sendo baleado e socorrido por uma equipe do Samu.

A PM localizou então o carro e encontrou Samuel dos Santos Ribeiro, que já estava morto dentro do veículo.

Os dois casos vão ser investigados pela Polícia Civil.

 

Caminhoneiro de 33 anos fica preso às ferragens após bater em árvore na BR-343

  • WhatsApp_Image_2024-03-01_at_07_59_36.jpeg Corpo de Bombeiros
  • WhatsApp_Image_2024-03-01_at_07_59_38.jpeg Corpo de Bombeiros
  • WhatsApp_Image_2024-03-01_at_07_59_40.jpeg Corpo de Bombeiros
  • WhatsApp_Image_2024-03-01_at_07_59_42.jpeg Corpo de Bombeiros
  • WhatsApp_Image_2024-03-01_at_08_00_20.jpeg Corpo de Bombeiros
  • WhatsApp_Image_2024-03-01_at_08_00_20_(1).jpeg Corpo de Bombeiros
  • WhatsApp_Image_2024-03-01_at_08_00_21.jpeg Corpo de Bombeiros

Por Bárbara Rodrigues

Um caminhoneiro de 33 anos, identificado como Danilo Emanuel Nascimento Costa, ficou preso às ferragens após perder o controle do veículo e bater em uma árvore na BR-343 na madrugada dessa sexta-feira (1) no município de Piripiri, a 165 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) informou que o acidente ocorreu por volta das 5h, no trecho do KM 170,9, quando o condutor perdeu o controle do caminhão e saiu da pista, ficando preso às ferragens.

A PRF informou que o acidente ocorreu provavelmente em virtude de sono do motorista. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para retirar a vítima do caminhão.

“A vítima ficou presa nas ferragens entre Piripiri e Brasileira. Chegando ao local a vítima estava presa nas ferragens, consciente e toda a nossa equipe conseguiu tirar ele”, informou o tenente Pimentel, do Corpo de Bombeiros.

O caminhoneiro ficou com as duas pernas presas. “Ele foi tirado graças ao material de desencarceramento. Ele ficou prensado nas ferragens e entre uma árvore, pois ele bateu em uma árvore e saiu arrastando, então ele ficou com as duas pernas presas, mas conseguimos tirar ele”, explicou.

A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, na cidade de Piripiri.

 

Jovem sofre descarga elétrica ao cortar árvore e fica preso pela perna em Piripiri

 

Por Rebeca Lima 

Um jovem, que ainda não teve a identidade revelada, sofreu descargas elétricas enquanto fazia a poda de uma árvore e ficou preso pela perna na manhã desta terça-feira (27), na Avenida Dr. João Bandeira Monte, no bairro Caixa D’água, na cidade de Piripiri.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, um dos galhos que ele cortava atingiu o fio de alta tensão e, com o choque, ele se desequilibrou e ficou preso pela perna no tronco que estava se apoiando, levando sucessivas descargas elétricas à medida que a ventania balançava a árvore.

“Ele ficou preso pela perna, o galho estava em uma espécie de forquilha, ele ficou de cabeça para baixo preso pela perna e começou a levar os choques, mas não contínuos, o vento balança o galho e ele levava o choque”, explicou o sargento Mickael Nascimento.

Ainda de acordo com os bombeiros, a vítima ficou cerca de 10 minutos sofrendo as descargas elétricas até a chegada das equipes de socorro e o corte da rede elétrica para o resgate. 

Após ser resgatado, o jovem foi atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao hospital. Ele sofreu queimaduras na região dos pés e abdômen.

Pajé e caciques Tabajaras vão ao Karnak e pedem 1ª escola para ensinar língua tupi e cultura indígena

Fotos: Yala Sena 


Por Yala Sena

Integrantes da comunidade Tabajaras, no município de Piripiri, estiveram na manhã desta sexta-feira (23), no Palácio de Karnak, reivindicando a construção da primeira escola para ensinar a língua tupi e a cultura indígena.

O grupo de indigena esteve presente no lançamento da OPA (Orçamento Participativo do Piauí) e pede a inclusão da obra.

“Estamos solicitando uma escola indígena, típico dos antepassados. Uma escola modelo para resgatar a nossa cultura, para não acabar como vem acabando”, disse o pajé Francisco Gomes Sobrinho, da comunidade Tabajaras.

Segundo ele, a escola ficaria na residência do cacique Zé Guilherme da Silva, no bairro Flor dos Campos, uma das mais antigas áreas indígenas.  

Segundo o pajé Francisco, a escola ensinaria a língua tupi, que é mais clássica e resiste desde os séculos XVI e XVII. 

“Não estudei, não sei nem assinar meu nome, e está chegando as coisas e quero resgatar, já que estamos de idade. Eu e o cacique, quer deixar para os novos para que a nossa cultura não se acabe. Queremos essa cultura levantada, eu creio que  tudo há de voltar e o governo vai dar o direito de resgatar nossa medicina e a língua. Tem professor para ensinar, tem apoio da Funai e de órgãos do governo federal”, disse o pajé. 

Segundo o IBGE, a cidade de Piripiri concentra a maior comunidade do estado com 1.370 indigenas. 

A prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, disse que a prefeitura quer firmar parceria com a Secretaria Estadual de Educação para a criação da escola indígena.

A Seduc já anunciou que a Unidade Escolar João Emílio Falcão, no bairro Planalto Bela Vista, passava por reforma para funcionar a  primeira escola indígena em Teresina.  

 

 

 

 

Homem é morto ao ser alvejado com tiros em Piripiri; namorada também foi baleada

Foto: PM

Por Roberto Araujo
Um casal que estava lanchando em um trailler foi baleado na noite deste sábado (17) em Piripiri, no Norte do Piauí. Ambos foram socorridos e levados para o Hospital Regional de Piripiri, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu. A namorada passou por cirurgia e se encontra fora de perigo.

De acordo com informações da Polícia Militar, quatro indivíduos se aproximaram em uma moto e efetuaram os disparos. Não há informações sobre a quantidade de tiros. A Polícia Civil deverá investigar a motivação do crime e identificar os autores.

Suspeitos de tráfico são conduzidos à delegacia; polícia apreende drogas e armas

Foto: Polícia Militar 

Três homens foram conduzidos à delegacia suspeitos de tráfico de drogas na noite dessa terça-feira (30), no bairro Estação, na cidade de Piripiri (a 157 km de Teresina). Na ação, foram apreendidos entorpecentes, duas armas de fogo, uma balança de precisão e dinheiro.

Segundo informações do 12º BPM, por volta das 20h, a guarnição policial observou um dos suspeitos comprando drogas.

Após a tentativa de abordagem, o homem fugiu para dentro de uma residência abandonada, apontada como ponto de venda de entorpecentes. No local, os outros dois homens foram encontrados e abordados.

Com eles, foram apreendidas duas armas de fogo calibre .38, 12 munições não deflagradas, uma grande quantidade de substâncias análogas a entorpecentes (similares a maconha, cocaína e crack), uma balança de precisão, R$ 336,20 em dinheiro, dois aparelhos celulares e um relógio smartwatch.

Os homens foram conduzidos à delegacia de polícia local para realização dos procedimentos cabíveis.

 

Da Redação 

Adolescente de 16 anos morre atropelado por ônibus ao andar a cavalo na BR-343

Foto: Ney Silva/ Rádio Cidade Verde

Por Graciane Araújo, com informações Ney Silva (Rádio Cidade Verde)

Um adolescente identificado como Edson Ruan Santos da Silva, 16 anos, morreu atropelado enquanto andava a cavalo na BR-343, no trecho da cidade de Piripiri, no interior do Piauí. O veículo envolvido no acidente era um ônibus e o motorista saiu ileso. 

A colisão ocorreu durante a madrugada deste domingo (21), por volta de 3h30. A Rádio Cidade Verde apurou que o adolescente retornava de uma vaquejada e estava em direção de casa, no povoado São Luiz, no interior da cidade de Piripiri. O acidente ocorreu a menos de 1 km da residência da vítima. 

O cavalo ficou preso embaixo do ônibus e também morreu. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), a vítima e o ônibus seguiam na mesma direção. O motorista do ônibus foi submetido ao teste de alcoolemia que deu resultado negativo. 

A perícia da Polícia Civil do Piauí foi acionada. A causa do acidente está sendo apurada. 

Ministério Público do Piauí apura situação de bebê resgatado em matagal em Piripiri

Foto: Ascom/PM-PI 

A 2ª Promotoria de Justiça de Piripiri instaurou procedimento administrativo para apurar a suposta situação de vulnerabilidade e risco do bebê de quatro meses resgatado pela Polícia Militar na quarta-feira (17) em uma área de mata no município.

Segundo o Ministério Público do Piauí (MPPI), a intenção é coletar informações que possam subsidiar a possível adoção das medidas judiciais cabíveis. O documento é assinado pelo promotor de Justiça Márcio Carcará.

Entre as medidas iniciais, o representante do Ministério Público determinou o envio da portaria de instauração do procedimento e do relatório do Conselho Tutelar ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ao órgão, o MPPI solicita, no prazo de 10 dias, um relatório psicossocial acerca do caso, bem como informações sobre se, no local onde a criança convive com a mãe, há eventual situação de risco pessoal, familiar ou social.

Por último, o promotor requer a adoção imediata de medidas próprias ao caso pela Rede de Proteção Psicossocial, especialmente a expedição de registro de nascimento e carteira de vacinação da criança.

O MP, após receber a documentação, pode adotar, entre outras medidas, o ingresso de ação de destituição de poder familiar e o encaminhamento para adoção.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a criança está acolhida no abrigo institucional de Piripiri.

Veja também: 

 

Da Redação 

Posts anteriores