Cidadeverde.com

Polícia garante que não usará gás ou balas de borracha em protesto

Imprimir
O secretário estadual de Segurança do Piauí, Robert Rios Magalhães, garantiu que a polícia não irá usar bombas de gás lacrimogênio ou balas de borracha no protesto programado para a próxima quinta-feira (20) em Teresina (PI). Depois de ser uma das primeiras cidades do Brasil a organizar grandes manifestações populares pela internet, a capital piauiense resolveu aderir ao movimento nacional contra reajustes de tarifas dos transportes, a corrupção e os gastos excessivos da Copa do Mundo de futebol. 

Yala Sena/Cidadeverde.com


O anúncio foi feito durante reunião no final da tarde desta terça-feira (18). No auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, representantes do movimento estudantil, OAB, Ministério Público, Secretaria de Segurança e Polícia Militar definiram estratégias para a passeata, que tem público esperado de 15 mil pessoas pelos organizadores.

Durante o encontro, Robert Rios explicou que ao invés da força, a polícia irá usar as câmeras de monitoramento do Centro de Teresina para identificar os autores de eventuais abusos. 


Robert Rios ainda sugeriu que a manifestação fosse transferida da avenida Frei Serafim, coração do trânsito de Teresina, para a avenida Raul Lopes, zona Leste. Porém, a proposta não foi aceita. Os manifestantes, no entanto, deverão ocupar apenas uma das faixas da Frei Serafim, com concentração no final da tarde, no cruzamento com a rua Coelho de Rezende. 

Apesar disso, outra sugestão do secretário foi aceita: a criação de um gabinete de gestão de crise para apurar qualquer tipo de abuso. Um colegiado com as entidades participantes da reunião será formado para avaliar cada caso. 

Thiago Amaral/Arquivo Cidadeverde.com

Para evitar 2012
Os estudantes reclamaram de truculência da Polícia Militar nos protestos anteriores, em especial no de janeiro de 2012, quando a Frei Serafim foi fechada por duas semanas contra o aumento da passagem de ônibus. A manifestação resultou na implantação do sistema de integração das linhas. Manifestantes levaram tiros de balas de borracha e foram atingidos com spray de pimenta. Dois ônibus foram incendiados.



Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro protestam contra o reajuste da tarifa, jovens de Teresina se organizam contra isso há dois anos. A primeira mobilização ocorreu em setembro de 2011 e conseguiu suspender o aumento de R$ 1,90 para R$ 2,10. Quando o reajuste voltou em janeiro de 2012, a juventude voltou para as ruas na tentativa de impedi-lo. 

Apesar do prefeito Firmino Filho (PSDB) já ter anunciado que não haverá majoração da tarifa, mesmo com empresas de ônibus afirmando que o valor atual não supre os custos da passagem, os manifestantes decidiram aderir aos atos que se espalharam por todo o País, dessa vez cobrando a licitação das linhas de ônibus, concurso público e nomeações da Polícia Militar e Polícia Civil, entre outras pautas.



Paz
Francesco Nogueira, estudante do ensino médio, declarou durante a reunião que não existe partido político no protesto e convidou a população para participar da manifestação de forma livre, como bem entender. Pediu apenas que a sociedade não pratique atos de vandalismo. 

Luana Monte, estudante de Letras, e Fábio Barroso, acadêmico de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), também participam da reunião, que conta com a presença do presidente da OAB/PI, Willian Guimarães, da promotora de Justiça Miriam Lago e de representantes de diversos setores da Polícia Militar, que anunciou que irá para as ruas com espírito desarmado. 



O advogado Thiago Tardelli, afirmou que não serão admitidos atos de vandalismo, bandeiras partidárias e carro de som. Outra advogada sugeriu que a policia seja identificada.

A promotora Mirian Lago afirmou que o Ministério Público dá apoio integral ao movimento e pediu que não existam excessos. Ela discordou de Robert Rios sobre o local da avenida. "Se na Frei Serafim pode ter Carnaval, também pode haver atos de protesto", afirmou.

David Castro, 15 anos, junto com quatro estudantes produziram o cartaz que circula na rede social convocando o piauiense para ocupar as ruas nesta quinta-feira (20), a partir das 16h. 

“Ressaltamos que o movimento é pacífico e reivindicando melhorias na saúde, educação, transportes e segurança. O movimento também é de conscientização política que haja mudanças na hora do voto”, disse David Castro. 


Yala Sena (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais