Cidadeverde.com

Operação: Beth Cuscuz e outros sete são presos por crime sexual

Imprimir

Atualizada às 11h

A delegada Andrea Magalhães, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), acaba de chegar à Academia de Polícia Civil para a coletiva com a imprensa e informou que foram fechadas três casas: Rancho, Beth Cuscuz, Copacabana Drink’s. 



A investigação da DPCA apura crimes de prostituição infantil. Todo o material dos escritórios das três casas foi apreendido. A delegada Andrea Magalhães, chegou acompanhada da delegada Daniela Barros e do chefe de investigação Joattan Gonçalves e aguardam o delegado geral e membros da Cico para iniciar a coletiva.




Atualizada às 10h17


A polícia confirmou a prisão de oito pessoas (dois homens e seis mulheres) na Operação Aspásia. Porém, as equipes estão ainda em diligências para prender mais pessoas. 


Foram apreendidos documentos comprovando transações bancárias.


Atualizada às 08h30

A Operação Aspásia, que prendeu a empresária Beth Cuscuz, localizou materiais como comprovantes de pagamentos, material publicitário de eventos que fazem alusão à prostituição. Um proprietário de site onde mulheres nuas são anunciadas está preso e sendo interrogado. Cerca de 30 presos foram detidas. 


A delegada Daniela Barros confirmou que uma adolescente foi conduzida coercitivamente, conforme mandado judicial expedido para tal fim. Segundo a polícia, a menor de 15 anos estava sendo explorada sexualmente por uma mulher, que não possui estabelecimento comercial.


Evelin Santos/Cidadeverde.com




O advogado José Pedro Sobreira Filho vai defender um dos presos, Carlos Alberto da Silva Fat, que seria secretário do Copacabana Drink’s. Ele disse que seu cliente está sendo acusado de crime sexual e vai orientá-lo para falar somente em juízo. O advogado não soube informar se o a prisão era preventiva ou em flagrante. “Mas me leva a crer que como foi realizada nas primeiras horas do dia foi uma medida cautelar que é prisão preventiva”.


Divulgação


Atualizada às 07h50


Cerca de 50 policiais da Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) deflagraram a Operação Aspásia, que prendeu os donos das boates Beth Cuscuz e Copacabana. Mais de 30 pessoas já foram ouvidas.


Aviso fixado na boate Beth Cuscuz com regras para as garotas


As investigações começaram há 15 meses e, segundo o secretário de Segurança, Robert Rios, a polícia fez escutas telefônicas de ligações entre "figurões" e mulheres. Foram tirados do ar cinco sites que intermediavam o comércio sexual.


A Operação Aspásia tem por objetivo investigar crimes de prostituição, tráfico de pessoas e exploração sexual de menores.

As investigações foram concentradas na Cico. O delegado geral James Guerra concederá uma entrevista coletiva às 11h para explicar o desenrolar da investigação e as prisões.




Vídeo do salão de festas da Beth Cuscuz

Estão sendo dados cumprimento a 12 mandados de prisão, 15 mandados de condução coercitiva e três mandados de busca  apreensão.

Três estabelecimentos estão sendo investigados. Segundo o delegado James Guerra, a polícia conseguiu coletar vasto material nos estabelecimentos, além de dados coletados por perícias e depoimentos testemunhais.



O veículo com Beth Cuscuz chegou por volta das 07h20. Ela foi conduzida pela delegada da DPCA, Andréa Magalhães. As portas da Comissão estão fechadas e os jornalistas não estão tendo acesso ao local. Beth Cuscuz declarou que não sabia porque estava sendo presa.

 

Nota Oficial


A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou, às 06 horas desta terça-feira (14), a Operação “Aspásia”, resultado de investigações iniciadas há 15 meses para combater crimes de favorecimento à prostituição e tráfico interno de pessoas praticados na cidade de Teresina.

A Operação Aspásia visa desarticular organizações criminosas responsáveis  pela cooptação de mulheres à prostituição e exploração sexual  destas, valendo-se, inclusive do uso da Internet para divulgar anúncios comerciais com esse fim. A Polícia Civil do Piauí identificou três organizações que mantinham sob fachada de estabelecimentos comerciais lícitos locais destinados à exploração da prostituição e tráfico interno de pessoas.

Diante das provas coletadas foram solicitados pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) e deferidos pela autoridade judiciária competente após parecer favorável do Ministério Público do Estado,  mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão; além de outras medidas cautelares, bem como o fechamento de cinco sítios de internet relacionados aos crimes em tela. Todos esses mandados serão cumpridos por 50 policiais civis.

Dentre os alvos dos mandados de busca estão os conhecidos estabelecimentos comerciais Boate Beth Cuscuz e Boate Copacabana, localizados nos bairro Cristo Rei e Dirceu Arcoverde, respectivamente.

A Operação Aspásia foi assim denominada em alusão à mulher da Grécia Antiga que foi uma das amantes de Péricles e encontrava-se no mais alto patamar das prostitutas da Grécia, personalidade detentora de poder, que teve sob a sua rédea os homens gregos.

Haverá entrevista coletiva às 11 horas desta terça-feira, na Academia de Polícia Civil do Piauí.

 

Veja mais:

Robert Rios: "Empresários poderosos" alimentavam a rede de prostituição 
"Clientes" gastavam fortunas com garotas, revelam dados da Polícia 


Leilane Nunes e Caroline Oliveira

Flash de Yala Sena

redacao@cidadeverde.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais