Cidadeverde.com

Prefeito denuncia contratação irregular de profissionais do PSF

Imprimir
O prefeito de Cabeceiras, José Joaquim (PP) informou que o município está com dificuldades para adquirir profissionais de saúde para o Programa saúde da Família (PSF) devido a concorrência ilegal com municípios do sul do Estado. O gestor afirma que a principal preocupação é com a suspensão dos recursos do Ministério da Saúde, o que implicaria na falta de atendimento à população.


"Já fui a APPM e ao Conselho Regional de Medicina mas ainda não consegui resolver a situação. A Prefeitura entra em contato com os profissionais mas eles informam que no sul do Piauí tem prefeito que paga mais, por uma carga horária menor. Se eu puder contratar também por apenas dois dias na cidade não faltará médico ", reflete o gestor. 

José Joaquim diz ainda que são necessários quatro equipes de saúde para atuarem no PSF do município, cuja carga horária mínima exigida por lei é de 40h semanais.

"Os postos estão abandonados desde outubro e ainda falta a contratação de três médicos e um odontólogo. O salário líquido dos profissionais é de cerca de R$ 4.300", explica. 

Para o prefeito, a situação financeira da cidade é complicada e além da questão da saúde somam-se inúmeros problemas. "O município tem dívidas com a Eletrobras, Agespisa, INSS, causas trabalhistas e outros. Acredito que serão necessários cerca de 20 advogados para resolver a situação.Também estamos com últimos meses com a conta de energia atrasada e a qualquer momento podem interromper o fornecimento". 

José Joaquim, que resolveu abdicar do salário de prefeito de cerca de RS 11 mil, conta ainda que pretende propor Projeto de Lei para que estes recursos sejam destinados a atender a população mais carente da região, distante a 93 km de Teresina. 

"Tinha que optar entre o meu salário de médico e de prefeito. Mesmo o de médico sendo menor, cerca de R$ 7 mil, resolvi optar por ele, uma vez que já trabalhei de 'graça' pelo município há mais de 20 anos", finaliza José Joaquim. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais