Cidadeverde.com

Prefeitos definem em audiência melhorias para a Grande Teresina

Imprimir
Prefeitos, secretários e técnicos do Poder Executivo dos 15 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento – Ride Grande Teresina - participaram, nesta segunda-feira (24), de audiência pública para discutirem melhorias para região.


Na reunião, foi apresentado o diagnóstico situacional participativo da Ride. O documento foi elaborado por uma empresa de consultoria especializada sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O estudo servirá como método de atuação em quatro frentes de desenvolvimento dos municípios que integram a Ride. Serão realizadas ações na dimensão político-institucional (capacitação de gestores para elaboração e execução de projetos); dimensão social (melhorias na distribuição de renda); dimensão econômica (agricultura familiar e piscicultura); e dimensão geoambiental (aproveitamento de recursos hídricos).

De acordo com Samuel Silveira, vereador proponente da audiência pública, a reunião foi importante porque, após a apresentação e aprovação do diagnóstico, as prefeituras vão incorporar um plano de ação que visa melhorar a vida da população.


“É preciso não só planejar, mas também implementar ações concretas de desenvolvimento para os municípios que compõem a grande Teresina, sobretudo porque os interesses principais, como mobilidade urbana, saneamento básico e economia, são comuns a todos”, destaca Silveira.

Para o consultor técnico da empresa responsável pelo diagnóstico da Ride, Thiago de Lima Sales, o estudo envolveu gestores e técnicos de todos os municípios participantes. “A construção do projeto foi integrada. Em breve, vamos apresentar o plano de ações a ser implementado por cada prefeitura”, afirma.

A ação foi elogiada pelos prefeitos, secretários e técnicos presentes na audiência. “Quero parabenizar esta iniciativa e agradecer, também, ao prefeito Firmino Filho por retomar e dar impulso aos trabalhos da Ride”, ressalta o prefeito de Beneditinos, Aarão Cruz.

Sobre a Ride

Instituída pelo Decreto Federal nº 4.367, de 9 de setembro de 2002, a Ride abriga mais de um milhão de habitantes, o que representa 37% da população total do Piauí.

Atualmente, 15 municípios compõem a Ride: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazáraia, Pau D’Arco, Teresina, União e Timon.

A atuação da Ride se dá nos principais vetores para o desenvolvimento das cidades, como infra-estrutura, geração de emprego e capacitação profissional, saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e serviço de limpeza pública), uso e ocupação do solo.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais