Cidadeverde.com

Prefeitura disponibiliza pontos de coleta seletiva de lixo em Teresina

Imprimir
Foi iniciada na quarta-feira (1) a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a coleta seletiva de lixo em Teresina. Em entrevista ao Jornal do Piauí de hoje (2), a secretária Graça Amorim, da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), explicou como será realizado o processo na capital.

Fotos: Thiago Amaral / Cidadeverde.com
 
A proposta é que os resíduos colocados nos PEVs sejam recolhidos por carros de coleta específicos, que destinarão todo o material para um galpão da cooperativa de catadores no aterro sanitário. Para que esse trabalho seja realizado de maneira correta, durante o período de um ano, foram qualificadas 218 famílias do local.
 
“Temos que começar de uma maneira que dê certo, que evolua. Esta ação é o primeiro passo para a implantação definitiva da coleta seletiva na capital. Precisamos que a sociedade se mobilize, que entregue o lixo nos pontos disponibilizados”, enfatizou a secretária.
 
Localização dos Pontos de Coleta

Zona Leste
Ponte Estaiada, na avenida Raul Lopes;
Em frente à igreja da avenida Nossa Senhora de Fátima;
Praça Carlos Castelo Branco, na avenida Dom Severino;
 
Zona Sul
Praça das Palmeiras, na avenida principal do Sacy;  
Praça da igreja da Vermelha, da avenida Barão de Gurguéia;
Mercado do Parque Piauí (em breve);
 
Zona Sudeste 
Praça dos Correios (avenida principal do Dirceu);
Praça do Renascença II;
 
Zona Norte
Praça do Aeroporto (em breve);
Praça da Bandeira (em frente à Prefeitura - em breve);
Praça da Telemar (bairro Mocambinho - em breve);
Encontro dos Rios (em breve);

 
Graça Amorim afirmou que nos primeiros meses o carro de coleta passará diariamente nos pontos citados acima. Com o aumento da demanda, a freqüência de coleta também será maior.
 
A secretária disse ainda que com o projeto a Prefeitura investirá menos recursos na limpeza da cidade e garantirá fonte de renda fixa, além de mais saúde e segurança e melhor qualidade de vida para as famílias catadoras de lixo.

 
“Essas famílias catavam lá de dentro do aterro. Era uma cena horrível, as pessoas lá em baixo e o caminhão despejando lixo. Com a coleta seletiva, elas vão ter equipamentos de proteção e ficarão mais protegidas contra doenças. Também será importante porque garantirá uma fonte de renda fixa”, contou Graça Amorim.

Workshop da coleta seletiva
A gestora informou que no próximo dia 21, na sede da SEMTCAS, haverá um workshop sobre o projeto, onde a questão será discutida com empresas e sindicatos de condomínios. “Vamos conversar com os grandes geradores de lixo, ouvir o que eles têm a dizer, as possibilidades que eles oferecem. Temos que unir sociedade e poder público”, finalizou Graça Amorim.

Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais