Cidadeverde.com

No Piauí, presidente de Câmara é preso sob acusação de furtar água

Imprimir
O vereador Francisco de Assis Brito, o De Assis (PSD), presidente da Câmara Municipal de São Julião, foi preso na última sexta-feira (9). Ele é acusado de furto de água da adutora de Piaus, construída para abastecer municípios do Sul do Piauí. 

Foto: Prefeitura de São Julião/2010

De Assis, 41 anos, está em um alojamento do batalhão da 4ª Companhia da Polícia Militar de Fronteiras, 400 quilômetros a Sudeste de Teresina. Em entrevista para a TV Cidade Verde, o vereador admitiu ter feito uma ligação da tubulação da adutora para a sua propriedade, mas alegou que funcionários responsáveis pela indenização da obra teriam permitido. 

O vereador ainda contou que chegou a perguntar se teria de pagar algo pela ligação, que na verdade é clandestina, e a resposta foi negativa. 

De Assis reclama que a tubulação da adutora passa pelo seu terreno, mas o parlamentar não foi indenizado por isso. Ele já contratou advogado para recorrer e conseguir sua liberdade. 

O parlamentar foi a quinta pessoa presa pela operação policial, deflagrada no dia 26 de julho e comandada pelo delegado regional de Floriano (PI), Assis Carvalho Neto. Outros três foram presos em São Julião e um em Vila Nova do Piauí. 

Cerca de 25 policiais, com o apoio de técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), percorreram os 111 quilômetros da adutora em busca de "gatos", ligações irregulares como as de energia elétrica.  

Semar
Tubulação da adutora no sul do Piauí

Entenda o caso
A adutora foi construída para levar água da barragem de Piaus e enviada para São Julião, Pio IX, Fronteiras, Campo Grande e Vila Nova do Piauí, atendendo 25 mil pessoas. A obra chegou a ser visitada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no mês de janeiro.  
 
A previsão de inauguração era o mês de julho. No entanto, segundo o secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, quando foram iniciados os testes, a água que levaria meia hora para chegar a um ponto, demorou sete horas. A descoberta deve adiar a inauguração da obra, que deveria ter ocorrido em julho.

Com informações de J Pereira (correspondente da TV Cidade Verde em Picos)
Fábio Lima (da Redação, em Teresina)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais