Cidadeverde.com

Presos fazem greve de fome e pedem volta de visitas na Casa de Custódia

Imprimir
Os presos da Casa de Custódia estão fazendo greve de fome deste às 12 h desta segunda-feira (28). Eles estão se recusando a comer o almoço fornecido pela direção do presídio e se alimentando apenas com as frutas e biscoitos deixados pela família.

O diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, Kleiton Holanda, informou que os 118 presos do pavilhão “F” estão se negando a comer.




“A direção da Custódia autorizou a entrada dos alimentos deixados pelos familiares, mas as visitas continuam suspensas”, disse Kleiton.

Ele destacou que a ação dos agentes foi fundamental para evitar nova rebelião com quebra-quebra. Hoje pela manhã, os presos tentaram novo motim, mas foi contido.  

O diretor de presídios da Secretaria de Justiça, Wellington Rodrigues, informou que o princípio de motim ocorrido na Casa de Custódia está controlado. Ele explica que a suspensão das visitas é um procedimento normal, previsto no Código de Execuções Penais, após motim ou rebelião, como a ocorrida na quinta-feira (24) da semana passada. 

Segundo Wellington, houve uma "inquietação" por parte de visitantes e alguns presos. "Eles já sabiam que a suspensão ocorreria. É um procedimento normal. A presença da viatura do Choque é coisa normal porque todo dia a gente faz vistoria em todo o presídio com apoio do Choque", afirmou.

A direção do presídio resolveu liberar apenas a entrada de alimentos levados pelos visitantes.

Presos dos pavilhões "F" iniciaram um protesto dentro da Casa de Custódia por conta da suspensão das visitas a partir desta segunda-feira (28). O diretor do presídio, capitão Dênio Marinho, afirmou que a medida disciplinar foi autorizada pela secretária de Justiça, Ana Paula Moraes Souza, por conta da última rebelião, realizada na quinta-feira (24).



"As visitas estão suspensas a princípio até a próxima segunda-feira (5), quando iremos avaliar se há condições de que sejam retomadas. Será levado em conta o comportamento dos detentos", declarou o diretor.

Segundo o presidente da Associação Geral dos Penitenciários do Piauí, Jacinto Teles Coutinho, apenas os presos do pavilhão "F" ficaram sem visitas, o que os deixou insatisfeitos. 


"Estão fazendo muita bagunça, muita zoada. A Polícia Militar foi acionada porque estão ameaçando quebrar tudo", informou Jacinto Teles.



Reprodução/TV Cidade Verde

O diretor Dênio Marinho acrescentou que não houve feridos e que o movimento foi controlado quase que imediatamente. 

A Associação defende que sejam criados no Piauí dois presídios de segurança máxima, com regime disciplinar diferenciado, para evitar crimes dentro do sistema prisional e garantir a segurança dos presos e dos próprios agentes.



Jordana Cury, Yala Sena e Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais