Versão para Impressão - Matéria publicada em 28/05/12, 15:48
Fundação piauiense Maria Carvalho Santos vence o prêmio Dr. Pinotti
A solenidade de entrega do prêmio será nesta terça-feira(29) no DF

A Fundação Maria Carvalho Santos, de Teresina, foi uma das vencedoras do Prêmio Dr. Pinotti 2012 - Hospital Amigo da Mulher. O Prêmio é concedido anualmente a, no máximo, três entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecerem destaque na promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O prêmio surgiu após indicação da deputada federal Iracema Portella (PP-PI). 

Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação.

Cada um dos membros do Congresso Nacional pode indicar uma entidade, e o Conselho formado por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados fará a seleção dos premiados. Dentre as entidades vencedoras está o Hospital Maternidade Fernando Magalhães (RJ), indicado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e PIO Sodalício das damas de caridade de Caxias do Sul - Hospital Nossa Senhora de Pompéia (RS), indicado pelo deputado José Otávio Germano (PP/RS). 

Na indicação, Iracema Portella apresentou o trabalho que a Fundação Maria Carvalho Santos oferece no desenvolvimento e  execução de projetos na área da saúde com enfoque assistencial, educativo e cultural, visando a conscientização da população, aumentando, assim, o nível de conhecimento das comunidades relacionado aos meios de acesso à saúde física, mental e social.

Insistindo no auxílio da melhoria e formação de profissionais promotores de saúde, a Fundação produz, edita e distribui gratuitamente material educacional de estímulo à melhoria da qualidade de vida da população, bem como manuais de orientação quanto à prevenção e controle do câncer. Atualmente, a Instituição é responsável pelo desenvolvimento de 28 projetos de educação em saúde, voltados para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e na adaptação social da pessoa com câncer.

A premiação será entregue durante solenidade no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (29). "Esse prêmio nos deixa muito honrado. É um dos mais importantes da área. É um reconhecimento para o trabalho desenvolvido", disse Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação Maria Carvalho.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com