Versão para Impressão - Matéria publicada em 28/01/14, 18:50
PM prende acusados de aplicar "golpe do lacre" em Teresina
Grupo é acusado de quebrar lacres de contadores de energia para depois cobrarem multa do morador da casa.

Quatro pessoas foram presas na tarde desta terça-feira (27) acusadas de aplicarem o "golpe do lacre". Os bandidos chegavam nas casas que possuem contador de energia elétrica do lado externo, quebravam o lacre e anunciava ao morador uma multa, que seria esquecida se um valor em dinheiro fosse dado.

Fotos: Helder Sousa/Cidadeverde.com

De acordo com o tenente Miguel Luz, do 1º Batalhão da Polícia Militar, a contagem preliminar de boletos encontrados com os suspeitos indicam que o golpe pode ter rendido até R$ 3 mil por dia. 

Hudson Delfino Santana, 31 anos, foi preso em flagrante e denunciou os comparsas: Francisco Wellington de Sousa Andrade, 29 e Rawrison Bezerra Ribeiro, 34 anos. Os dois últimos estavam trabalhando no momento das prisões, respectivamente nos bairros São João e Ininga, zona Leste de Teresina (PI). 

O quatro preso emprestava a moto Honda Fan vermelha de placa OUD-1037 usada pelos outros três, que eram funcionários de empresas terceirizadas que prestavam serviços para a Eletrobras Piauí. Hudson saiu do emprego há aproximadamente um ano.


O azar da quadrilha foi ter aplicado o golpe em um policial militar. Segundo o sargento Paulo Roberto, um suspeito chegou na sua casa informando quando o lacre estava rompido e ele teria de pagar uma multa "altíssima", que seria esquecida caso o proprietário da casa desse R$ 40. Outro fato que levantou suspeita foi o dos suspeitos de estelionato estarem sem identificação. 

No esquema, uma pessoa rompia o lacre do contador de energia. Depois, outro aparecia para alertar o problema e falar da multa. Na bolsa de Rawrison, foram achados lacres supostamente rompidos dentro do esquema. 

Francisco Wellington falou para o Cidadeverde.com que trabalha na inspeção de alta tensão e não de baixa tensão - consumo residencial. Com isso, ele alega não fazer parte do esquema. 


Cida Cardoso (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com